Lugar da Verdade
E quando a sua mix do PA... é transmitida para o rádio?
Pois outro dia cheguei num teatro pra mixar um show do cantor Jorge Vercillo e somente ali, momentos antes do show, fiquei sabendo que a minha mix do PA seria transmitida para uma estação de rádio. Parece simples... mas não é exatamente assim, e o motivo você confere a seguir.
Quando mixamos um show, procuramos ouvir exatamente o que o público vai ouvir, para assim tomarmos as decisões corretas de forma que que nossa mix soe bem ao público. Ou seja, se o teatro tem um pouco mais de reflexões em frequências graves, tendemos a tirar estas da mix. Se o local é pequeno e a caixa e pratos da bateria chegam ao público sem muita necessidade de amplificação, tendemos a diminuir estes canais na mix.
E, se enviamos esta mix para a rádio, temos uma verdadeira tragédia: uma mix sem graves, sem caixa e nem pratos! E acredite em mim: por mais que você explique ao artista e banda que lá no show tudo soava lindo, enquanto eles escutam uma mix toda capenga, eles nunca acreditarão em você. Fora o óbvio fato de que o público da rádio também merece ouvir uma mix perfeita e musical.
Numa situação como esta, o ideal seria mixar a transmissão da rádio de outro local, fora daquele ambiente, com monitores de estúdio. Mas a vida nem sempre é tão perfeita assim, e este não era o caso. A segunda melhor opção, então, é um par de headphones, mas desta forma ficamos com um novo problema: os headphones não vedam todo o som ambiente do local, e então não conseguimos mixar ouvindo somente os fones, mas, sim, também o vazamento do PA entrando nos nossos phones.
Então, quando finalmente vamos ouvir a mix da rádio, não temos mais o som acústico do local do show, que, sem querer, usamos também como referência durante a mix... Foi quando me ocorreu experimentar algo que eu ainda não tinha feito neste caso: usar headphones com cancelamento de ruído! Por que não? Fiz a experiência. Vesti os phones e... voilà! Me senti quase fora dali, podendo mixar o áudio da rádio de forma praticamente desconectada da acústica do local.
Tratei a mix de forma que qualquer mudança que eu precisasse fazer para o show soar bem na casa fosse corrigida nos equalizadores do PA, que não afetavam a mix indo pra rádio. Sim, eu poderia ter feitos duas mixes, uma pra rádio, outra para o PA, porém, não só esta decisão aconteceu de última hora, como o show tem muitas pilotagens, e eu precisava que estas "automações" valessem tanto para o PA quanto para a rádio. Sendo assim, problema resolvido com apenas uma mix naquela noite.
Mas, ainda assim, vale lembrar uma breve questão: por mais que os fones com cancelamento de ruído vedem os ruídos externos a eles, os elementos subgraves reproduzidos na mix e no PA são escutados não apenas por nossos ouvidos, mas também por nossos corpos. As frequências subgraves são extremamente grandes, e literalmente nos movimentam os corpos, além dos nossos ouvidos. Portanto, é importante levar em consideração que a mix transmitida não causará as mesmas sensções subgraves, a menos que ela esteja sendo ouvida num sistema com as mesmas características sônicas de reprodução.
Pra vocês desejo boas mixes, bons desafios e ótimas soluções.
Enrico De Paoli é engenheiro de música premiado com Grammys e membro da National Academy of Recording Arts and Sciences. Algumas de suas mixes e masters podem ser ouvidas em seu site, www.EnricoDePaoli.com. Neste mesmo site, conheça o Mix Secrets, seus treinamentos personalizados em engenharia de música