RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Reportagens
Staner reúne técnicos durante workshop no Rio
Console Pallas é avaliado por profissionais de PA e monitor
Natalie Lima
Publicado em 31/05/2005 - 00h00
Sólon do Valle
Francisco Carlos, da Staner, durante workshop, no Rio (Sólon do Valle)
Francisco Carlos, da Staner, durante workshop, no Rio
Finalmente a menina dos olhos da Staner foi testada no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril, em workshop no Centro Cultural Suassuna. O evento foi organizado pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC) e teve como palestrante Francisco Carlos, o Fran, técnico de produtos da empresa.

Antes do workshop aberto ao público, a Pallas foi demonstrada em sessão fechada para técnicos. Essa foi a maneira encontrada pela Staner para obter feedback dos profissionais sobre o console. "Queremos ouvi-los para aprender com quem usa", diz Fran.

Novas versões a caminho
A Pallas de 48 canais, demonstrada no workshop, é indicada para operações de show ao vivo (PA e monitor). Tanto seu pré quanto seu equalizdor devem ser reproduzidos na nova linha que a Staner vem desenvolvendo. Com adequações de recursos e funções, os consoles dessa série vão atender a diferentes gamas de usuários.

Opiniões convergentes
Marcelo Melo, técnico de PA de Nana Caymmi, disse que a Pallas pode ser uma boa opção
para os shows com a cantora, ainda que não possua parâmetros surpreendentes. "O que a gente precisa está nesse console. Para mim, é a melhor mesa nacional", elogia.

"Gostei do insert de auxiliares, a maioria das mesas não oferece isso", disse o técnico de
monitor Marcio Reis. Ele diz que a Pallas realmente pode ser considerada híbrida justamente pela presença do insert em todos os auxiliares. Já o técnico de PA Carlos Martau disse que usou com a Pallas durante um show de Pepeu Gomes, mas como não participou do alinhamento do PA, não pôde, na época, avaliar realmente o desempenho do console. Para o evento da Staner realizado no Rio, fez questão de trazer caixas NS10 Yamaha, "para realmente obter uma impressão verídica", salientou o técnico, que aprovou a mesa, mas fez ressalvas às ausências tanto de VCA quanto de inserts prés e pós para auxiliares.

A falta desses elementos também foi notada pela maioria dos presentes. Muitos ponderaram, no entanto, que este fator é que possibilita uma boa relação custo/benefício na compra da Pallas.

Já o técnico de monitor Alexandre Rabaço trouxe uma gravação para ouvi-la através da Pallas. A idéia era avaliar a qualidade do áudio reproduzido pelo console. "Gostei. Achei o som transparente", avaliou.
Tags: workshop
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.