RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Waves MAXX BCL
Quando software vira hardware
Thiago Fernandes
Publicado em 01/06/2005 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Questionados sobre o novo equipamento da Waves, provavelmente muitos profissionais responderiam algo como "o novo equipamento não, o novo plug-in". Mas como se não bastasse ser líder de vendas e dona da patente de vários dos melhores plug-ins do mercado,
a firma resolveu se dedicar também à fabricação de hardware. Diversos algoritmos da Waves já eram aplicados a hardware por empresas como Samsung, Motorola e Yamaha, mas somente com o Waves MAXX BCL eles lançaram seu primeiro produto próprio de hardware.

O MAXX BCL é a versão hardware tipo rack 19", dos plug-ins Renaissance Compressor, L2 Ultramaximizer e MaxxBass segunda geração, todos figuras carimbadas quando falamos em masterização em DAWs. Ele foi desenvolvido com o intuito de servir a profissionais de segmentos do mercado como PA e broadcasting, que normalmente são menos familiarizados com plug-ins. O hardware possui construção robusta, que promete garantir uma boa resistência para o uso na estrada.

Como possui apenas dois canais, o uso do MAXX BCL fica restrito a aplicações 2.0, que ainda são padrão na maioria dos casos. Assim, ele pode ser utilizado em diversas aplicações. No PA, o hardware pode ser usado no mix L/R do console ou como efeito individual nos canais do bumbo e do contrabaixo. No estúdio, ele pode realizar conversão de 24/96 para 16/44.1 com a máxima resolução e sem ruídos de quantização, sendo muito útil quando o DAT é usado como master. Estes são apenas alguns exemplos.

O objetivo

O Waves MAXX BCL possui processamento interno de 48 bits e suporta taxas de amostragem de até 96kHz com conversores de 24 bits. O hardware conta com uma boa variedade de conexões digitais e analógicas. As entradas analógicas são compostas por conectores combo (XLR/TRS 1/4"), com opção de calibragem de sensibilidade (+ 9, 12, 15, 18, 20, 24 dBu) para melhor interação com diferentes equipamentos. As saídas analógicas são compostas por conectores XLR e TRS 1/4" comuns, que também contam com controle de sensibilidade.
As conexões digitais ficam por conta dos protocolos S/PDIF (RCA e ótico), e AES/EBU (XLR).

Seu painel frontal possui um aspecto rústico, que lembra o analógico, com barras de LEDs e grandes botões, no lugar de menus escondidos em displays digitais. Todos os parâmetros são editados diretamente.

Conheça um pouco dos recursos

Renaissance Compressor

Emula o comportamento de compressores vintage. Possui em sua estrutura o algoritmo de controle de release automático (ARC) e o limiter utilizado pelo famoso L1. Pode ser operado em dois modos, Opto ou Electro. Indicado para uso em tracks de baixo e bumbo, ou para aumentar o nível médio na saída L/R de consoles ou DAWs. Pode atuar pré ou pós o MaxxBass.

L2 Ultramaximizer

É basicamente composto por um compressor multibanda com limiter integrado. Além de proporcionar um ganho extra ao programa musical, ele é muito usado como Dither.

MaxxBass

Adiciona harmônicos nas baixas freqüências, resultando num grave mais encorpado. Indicado para ser usado tanto no L/R quanto em canais individuais, e também para otimizar o desempenho dos alto-falantes de sistemas de PA.

Especificações Técnicas

   Nível máximo de entrada analógica: 24dBu
Impedância: 32 kΩ @ 1kHz (balanceada)

 Conversão AD (@44.1kHz):
    Resposta de freqüência: 10Hz - 24 kHz / -0.1dB @ 10Hz ÷ 0,01 @ 24k 
  THD + Ruído: 0,0006 % @ 1kHz @ -1dBFS
   THD terceiro Harmônico: -126 dBFS @1kHz, -10dBFS

Conversão DA (@44.1kHz):
     Resposta de freqüência: 20Hz a 21kHz 0/-0,4dB
   Ruído: -108 dB (unweighted)
   THD + Ruído: 0,003% @1kHz, -1dBFS
   Nível máximo de saída: +24dBu
   Impedância de saída 600??@ 1kHz
   Crosstalk: -102 dB (1kHz, 0 dBFS)
   THD + N: 0,003% @ 1kHz (unweighted)

 Saída Analógica:
   Nível máximo: +24dBu
   Impedância 600

Latência:
     Digital para digital: 3ms ou menos
   Analógico para digital: 4ms ou menos
   Digital para analógico: 4ms ou menos
     Analógico para analógico: 5ms ou menos

www.waves.com

por Thiago Fernandes
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.