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Revista Luz & Cena
Lugar da Verdade
Como a política atrapalha o áudio
Enrico De Paoli
Publicado em 03/12/2014 - 00h00
Nunca fui muito de me meter a falar de política. Mas, nos últimos tempos, o assunto se tornou mais frequente do que falar de futebol em Copa do Mundo. Se tornou um dever. Já estou numa idade em que posso começar frases que começam com "na minha época...". Pois bem, na minha época, comprar uma revista de áudio e música importada custava tão caro, que meu pai me dava uma de presente, e eu passava o ano inteiro pra baixo e pra cima com ela, não apenas lendo as matérias, mas sonhando com os equipamentos ali anunciados. Sim, sonhando. Pois se comprar a revista já era caríssimo, comprar os equipamentos era perto do impossível.

E o que isso tem a ver com política? Sim, o Brasil era então um país fechado. Era proibido importar qualquer coisa. Com o tempo, os mercados foram se abrindo e começou a tornar-se possível o acesso à tecnologia de outros países. Mas, claro, tudo isso com preços altíssimos e a logística de compra complicadíssima, pois não existiam lojas em que era fácil se chegar de carro e voltar pra casa com lindos equipamentos novos. E não só isso: a tecnologia era diferente, e mesmo quem tinha o privilégio de ter alguns equipamentos em casa, como um venerado porta-estúdio, não conseguiria jamais chegar perto dos resultados dos equipamentos profissionais de um estúdio grande.

Pois bem, com a estabilização da moeda no Plano Real, o país cresceu e se tornou um mercado interessante para muitas empresas internacionais que se instalaram no Brasil, e,com isso, muitas lojas de equipamentos passaram a existir. E também as revistas, e a internet, e as redes sociais e todo o grande sucesso do áudio e música no Brasil em consequência de um país com economia estabilizada e aquecida. Não somente os equipamentos existiam no Brasil, mas também o acesso à informação, os vídeos no YouTube e os cursos e treinamentos. Porém, tenho duas notícias: uma ruim e uma boa... Qual vocês querem primeiro?

A ruim é que não anda tão fácil comprar equipamentos. O dólar sobe, os equipamentos se tornam mais caros. O mercado menos aquecido, circula menos dinheiro, as pessoas têm menos acesso. Ok, chega de coisa ruim. Sendo um otimista nato, eu sempre prefiro focar nas coisas positivas do que nas ruins. Sendo assim, a boa notícia é que ninguém mais precisa de milhares de dólares pra produzir um hit. E por que não? Porque simplesmente com um computador e uma interface de áudio (ou placa de som) você hoje tem uma gama de ferramentas muito maior do que qualquer grande estúdio que já tenha existido. Nossa!

É mesmo? Trabalhando in the box (somente dentro do computador)? Sim. Claro que esse tópico sozinho já renderia um novo artigo (e pode ainda render!). É legal ter equalizadores clássicos e compressores valvulados? Sim! Mas eu garanto que não é isso que vai fazer sua música ser um hit. Quando você puder, invista sim no que quiser, mas, no momento, foque na música. Mixe pra ela. Lembre-se de que mesmo com a política não ajudando tanto no momento, a tecnologia está ao seu lado. Empresas que só fabricavam mesas multimilionárias hoje produzem pequenos (e ótimos) equipamentos pra home studios.

Outras empresas extremamente populares e "barateiras" compraram marcas fortíssimas e suas tecnologias. E várias destas empresas clássicas estão também representadas em forma de plug-ins. Com a vasta evolução da tecnologia de dos métodos de fabricação, os equipamentos que antes custavam caríssimo hoje são accessíveis.

Na Formula 1 investe-se milhões de dólares para se ganhar mais alguns milisegundos nas voltas. Se vocês não comprarem equipamentos milionários, não se preocupem: vocês ainda darão voltas muito rápidas!

Enrico De Paoli é engenheiro de música. Trabalha com equipamentos clássicos e também com sistemas virtuais dentro de seu computador, onde quer que esteja. Conheça sua discografia e métodos de treinamentos visitando www.EnricoDePaoli.com.
 
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