RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Em foco
Em Foco
Redação
Publicado em 03/12/2014 - 00h00
SET REVELA DESAFIOS DO BROADCAST SUL-AMERICANO NA INTER BEE


A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) participou, de 19 a 21 de novembro passados, da International Broadcast Equipment Exhibition - Inter BEE 2014, realizada em Chiba City, no Japão. Destinada a profissionais de broadcasting, áudio, vídeo, iluminação e negócios de mídia, o evento comemorou o seu 50º aniversário no dia 20 de novembro com a programação especial do Inter BEE Experience, um dos seus vários eventos paralelos.

Conhecida como uma das maiores mostras globais de broadcast e mídia, ao lado da NABShow, na América do Norte, IBC, na Europa, e BIRTV, na China, a Inter BEE reuniu mais de 900 empresas e mais de 30 mil participantes de 35 países e regiões nos seus 47 mil m² de área. O SET Expo, evento anual da SET, é o único latino-americano que se encontra entre os parceiros globais da Inter BEE. A entidade brasileira contou com um estande na feira e foi responsável por uma sessão de seu congresso, a Invited Session 6, sobre os desafios atuais dos radiodifusores sul-americanos. Intitulada "South American Broadcaster - What are the current challenges?", a sessão foi coordenada por Olímpio José Franco, presidente da SET. A situação atual do ISDB-T e da transmissão da TV digital na América do Sul, bem como a sua penetração em cada um de seus países, estiveram entre os temas desenvolvidos pelo presidente. Os planos para o switch off, o grande debate sobre a realocação do espectro e suas consequências também fizeram parte da apresentação.

Promovida pela Japan Electronics and Information Technology Industries e a Association Japan Electronics Show Association, a Inter BEE conta com o patrocínio da NHK, dos ministérios das Comunicações e da Economia do Japão, The Japan Commercial Broadcast Association (JBA) e da Association of Radio Industries and Businesses.

AVID APRESENTA EM EVENTOS VISÃO AVID EVERYWHERE E SOLUÇÕES APLICADAS NA COPA

Realizados entre os dias 24 e 25 de Setembro e 21 e 22 de outubro, respectivamente, os eventos regionais Nordeste e Centro-Oeste da SET contaram com a participação da Avid apresentando novos fluxos de trabalho para o jornalismo televisivo. Ministrada por Felipe Andrade, diretor de desenvolvimento de negócios da marca, a palestra apresentou também o case prático realizado para a FOX Sports para a cobertura da Copa do Mundo 2014. Durante a apresentação, Andrade abordou os desafios do jornalismo moderno, como a necessidade de ter o conteúdo bruto disponível em qualquer lugar para o trabalho dos jornalistas e a distribuição para diferentes plataformas.

"Hoje a demanda é por mais conteúdos em mais telas. A indústria tem centenas de fornecedores de tecnologia, uma situação que deverá mudar no futuro com menos players fornecendo soluções mais completas", afirmou Andrade. Como solução para o acesso ao conteúdo em qualquer lugar, gerenciamento de ativos de mídia e modernização do fluxo de trabalho, Andrade apresentou a visão Avid Everywhere. "Não se trata de um produto final exatamente, mas sim de um conceito de trabalho baseado no MediaCentral Platform, um sistema que abriga todo o fluxo de produção, seja da Avid ou de terceiros, pra modernizar e agilizar o trabalho das emissoras", explicou.

Para exemplificar os conceitos apresentados em sua palestra, Felipe Andrade demonstrou o case prático realizado pela Avid junto com seu distribuidor no Brasil, a CIS Group, para a FOX Sports durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Nos meses que antecederam a competição, a emissora realizou um grande trabalho de otimização de fluxos de trabalho, armazenamento e gerenciamento de mídia por meio dos sistemas ISIS e MediaCentral | UX da Avid.


PROGRAMA BRASIL DE TODAS AS TELAS INVESTE R$ 41 MILHÕES EM PROJETOS DE TV E CINEMA

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE), em coletiva realizada no dia 18 de novembro, anunciou que 88 projetos de filmes e séries de TV serão beneficiados com R$ 41 milhões. A operação faz parte do programa do Governo Federal Brasil de Todas as Telas, que utiliza recursos do Fundo Seto-rial do Audiovisual (FSA) para incentivar o desenvolvimento de toda a cadeia do audiovisual brasi-leiro. Por meio da linha de Laboratórios de Desenvolvimento (Chamada Pública PRODAV 04/2013), 44 projetos de produtoras de seis estados e do Distrito Federal receberão recursos para aplicação na etapa de desenvolvimento, etapa essencial para o aprimoramento do roteiro e da estru-turação técnica e financeira do projeto. Essa linha é voltada para a qualificação de projetos em fase inicial.

Além do apoio financeiro, que totaliza R$ 4,01 milhões nesta operação, os projetos terão o suporte de laboratórios de desenvolvimento a serem oferecidos a partir do início de 2015. O edital para o credenciamento de empresas aptas a oferecer os laboratórios está aberto a inscrições no site da An-cine desde 13 de novembro. Outra novidade, a linha de Proposta de Programação (Chamada Pública PRODAV 02/2013) contemplou com R$ 18 milhões duas propostas de programação apresentadas pelas programadoras de TV Globosat e Synapse Programadora de Canais de TV. A proposta da Glo-bosat prevê aporte de R$ 8 milhões em três obras audiovisuais a serem exibidas no GNT. A proposta da Synapse para o canal Curta! beneficiará 12 produções com um total de R$ 10 milhões. Os con-tratos de investimento serão firmados diretamente com as produtoras independentes brasileiras.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.