Amigos, voltamos de mais uma edição [a 14ª] da Expomusic, a maior feira de negócios nos segmentos de áudio, instrumentos musicais e iluminação profissional do nosso país, realizada, neste ano, entre os dias 17 e 19 de setembro, no mesmo "batlocal" - o Expo Center Norte, em São Paulo.
E, como de costume, nossa equipe trouxe "na bagagem" muitas novidades. De consoles a microfones, passando por sistemas de sonorização, descobrimos uma enxurrada de produtos interessantes, fabricados e/ou distribuídos pelos mais de 200 expositores presentes no evento.
VARIEDADE EM MICROFONES PELOS CORREDORES
No estande da Equipo, Everton Waldmann apresentou, além dos sistemas de microfone MicFly, FreeLink 16, UC 101 FX e UC 116 PL, itens como os misturadores Krystal Pod 12 4UFX, que contam com compressores em seus próprios canais, e os headphones multiuso HP1000, fabricados nas cores preto, prata e branco. Na ocasião, o diretor executivo também mostrou protótipos de equalizadores gráficos Equality Pro EQ 2.31XL, com detecção de feedback, que serão lançados em breve por sua empresa.
Na Kadosh Music, Carlos Maia também apresentou diversos modelos de sistemas de microfone sem fio, dentre eles o KDSW-402M, dispositivo com dois bastões de mão e base com duas antenas UHF, duas saídas balanceadas e uma saída P10; o 482M, UHF que passou por modernização e agora conta com painel digital; o 882C, sistema "quatro em um" composto por microfone de mão, headset, body pack e lapela, e o KDS-300, microfone dinâmico de padrão polar cardioide que, de acordo com o especialista de produtos, vai surpreender o mercado.
No estande da Proshows, Milton Koprosky esteve mais uma vez com o arsenal da Audio-Technica. Dentre os destaques, os modelos AE4100 e PRO37, indicados para captação de vocais e corais; AT250DE, que conta com duas cápsulas em seu interior, sendo uma condenser e outra dinâmica; ATM650 e MB2K, usados na captação de guitarras, e o kit MBDK6, com seis microfones para captação de bateria, sendo um de bumbo, três para tons e dois pra overs.
Na Pride Music, Raphael Andrade apresentou o novo sistema digital sem fio da Shure, o QLX-D. Munido de tecnologia de bateria recarregável inteligente, ele é, de acordo com o especialista de produtos, indicado para uso em eventos de som ao vivo e instalações corporativas e governamentais, instituições acadêmicas, hotéis, salas de música, dentre outros lugares que necessitem de uma transmissão segura, longe de qualquer problema com frequências.
No Grupo Studio Brazil, Manoel Rodrigues apresentou microfones valvulados da Charter Oak, indicados para captação de bateria em estúdios de gravação, e kits da Heil Sound, também indicados para captação de bateria. Além dos microfones, o diretor comercial esteve com as já conhecidas lunch boxes da Shadow Hill e da Neve, com destaque para os prés 4081 no padrão rack, os monitores ingleses de estúdio da PMC, os sistemas individuais de mixagem da MyMix e os in ears 900S, da Ultimate Ears.

Na Lyco, Eduardo Barros apresentou o pack de microfones SML58-X3, composto por três unidades dos clássicos SM58, fabricados pela marca; o sistema UHF RE-02, segundo ele, campeão de vendas na categoria; o digital RE-228.1, que tem mais de 1.400 frequências selecionáveis, e o RE-X Pro1, com 100 frequências selecionáveis. Ainda na ocasião, o supervisor comercial de vendas da empresa falou a respeito dos sistemas in ear PE640 Pro e dos sistemas de comunicação BT-640 Pro, indicados para uso em palestras e eventos que necessitem de traduções simultâneas.
Na Ninja Som, Anselmo Gonçalves apresentou o condenser NT1, da Røde, marca distribuída no Brasil pela Pinnacle Broadcast. Nova versão do NT1A, o microfone, que teve seu layout todo repaginado, é, de acordo com ele, bastante indicado para a captação de vozes e instrumentos acústicos em estúdio.
Já na JWL Brasil, Edson Santos apresentou, entre outros microfones, o U-80, um modelo sem fio UHF indicado para shows, teatros e convenções com sistema True Diversity, display de LCD, 100 frequências selecionáveis e sincronização do transmissor via IR, que permite fácil escolha do melhor canal, além da função de procura automática deste canal.
CONSOLES DIGITAIS E SEUS "TAMANHOS"
Na ProShows, Emerson Duarte apresentou a grande novidade da Midas: o console M32, já demonstrado em feiras como a Musikmesse e a Namm Show. De acordo com o especialista de produtos, a mesa, de 38 canais, com novo box em fibra de carbono, alumínio e chassi em aço, conta com faders semelhantes aos da linha Pro Series e conversores AD/DA em 192 kHz. "Além disso, ela tem grande variedade de plug-ins e já vem com uma interface de 32 I/O, possibilitando aos usuários gravar suas apresentações em multitrack", disse ele.

Na Harman do Brasil, Luis Salgueiro apresentou a Vi3000, da Soundcraft. Novíssima no mercado, a mesa oferece ampla conectividade no painel traseiro, com entradas e saídas analógicas e digitais, além de conexões MIDI, USB, Ethernet, saída DVI e Dante/MADI, dentre outras (saiba tudo sobre a Vi3000 na matéria de capa desta edição da AM&T). Ainda no estande da empresa, o especialista de produtos apresentou o dbx DriveRack PA2, um gerenciador de áudio que permite alinhar sistemas de sonorização por meio de seus equalizadores, compressores, delays e crossovers e que pode ser controlado sem fio, via IOS, Android, Windows e Mac.

No estande da Music Company, Roberto Wieliczka mostrou, mais uma vez, a Raven MTi, console totalmente touch screen, indicado para uso em estúdios de gravação. Semelhante a um iPad gigante, especialmente por ter uma grande tela sem qualquer tipo de fader ou knob, ele teve seu software atualizado recentemente, e agora, de acordo com o gerente comercial da empresa, conta com 454 novos presets.
Na Audio Premier, Ygor Ferreira demonstrou a QU-32, nova mesa da Allen & Heath, que conta com 32 canais de microfone, três estéreos, dez saídas, quatro máquinas de efeitos e que pode ser controlada por software via iPad sem qualquer tipo de latência. De acordo com o especialista de produtos da marca, "a mesa tem ainda os mesmos efeitos da série iLive, além de faders configuráveis e gravador até 32 canais". Ainda no estande da empresa, Claudinei Monteiro falou sobre a GLD80, console de médio porte, com 44 entradas de microfone e quatro canais de linha, e Paulo Farat falou sobre seu xodó, a iLive-112.

Na Habro Music, Ricardo Barbosa anunciou com exclusividade que em breve chegará ao mercado nacional a DL32, nova versão da já conhecida mesa DL1608. De acordo com o especialista de produtos da marca, "o equipamento, de 32 canais, terá ainda 12 auxiliares, poderá ser controlado via iPad e possibilitará a gravação em multitrack em qualquer DAW". Na ocasião, Ricardo também apresentou a nova caixa da marca, TH15, de 1.000 watts de potência.
Na Decomac, Fabricio Neiva apresentou o console digital CDC Eight, da inglesa Cadac. De acordo com o engenheiro, a mesa, que tem 16 máquinas de efeito totalmente programáveis, é acessada via touch e knobs, e se adquirida juntamente a seus stage boxes, chega a 128 canais de entrada e 96 de saída.
LINE ARRAYS E CAIXAS PARA DIVERSAS APLICAÇÕES
Ainda na Decomac, Fernando Nanão apresentou alguns itens da D.A.S., tais como as caixas de três vias da Event Series 208A e 210A, compostas, respectivamente, por dois falantes de 8" e driver e dois falantes de 10" e driver, e os subs Event 218A, compostos por dois falantes de 18", além de itens fabricados pela d&B audiotechnik, como as caixas de line array da linha Y, nos modelos Yi7, Yi8 e Yi12, dentre outras.
Também distribuída pela empresa, a Idea Pro Audio esteve na feira com diversos produtos de sua linha de caixas, dentre eles o VOA8, sistema compacto de duas vias com guia de ondas incorporado; o VOA16, sistema de três vias composto por um falante de 8" para os graves e outro para os médios, além de guia de ondas e driver de 3", e o Voa 24, composto por dois falantes de 6" e um guia de ondas. Apresentados por Santiago Alcala, eles chamaram a atenção de quem passou pelo espaço da empresa.
Na Studio R, Norberto Iazzetta apresentou dois lançamentos na linha de caixas: a coluna 1515 Full e o sub passivo SR218-SW4800. A primeira, de acordo com o gerente de exportação e comunicação da empresa, é composta por dois falantes de 15", um driver e um pequeno amplificador em sua parte traseira - itens que permitem que ela seja bastante compacta -, enquanto que a segunda conta com dois potentes falantes B&C de 18".

No Grupo Renaer, formado pelas empresas Eros Alto-Falantes, Staner, Musimax e Sonotec, as novidades foram diversas. Fabricante de caixas para diversas aplicações, a Staner levou para o espaço as colunas SLR216, compostas por 16 falantes de 2", controle de cobertura vertical e equalização própria; as caixas triamplificadas injetadas SR615, compostas por falantes de 15" e um driver, e a caixa ativa e triamplificada SR88A, composta por um falante de 8" e um driver de titânio. Além das caixas, a fabricante apresentou, por meio de seu gerente de vendas, Raul Trejo, sua linha de amplificadores digitais DSA, que conta com modelos de dois e quatro canais, e o Spectrum Manager, um equalizador digital com 31 paramétricos.

Distribuidora de produtos de diversas marcas, a Sonotec lançou o microfone Vokal VLR-502, que, segundo seu gerente de marketing Nothon Vanalli, tem, entre outros diferencias, recarga da bateria de lítio no próprio receiver. E a fabricante de falantes profissionais Eros apresentou itens de suas linhas MG, como o E-12 1600 MG, de 12", para médio-grave com alto SPL, e SDS Black, como o modelo E-18 SDS 3.0 K Pro, de 18", para subgraves com timbres definidos, dentre outros demonstrados por Luiz Fernandes. A marca também apresentou ao público falantes como os 358 XH Black, de oito polegadas e 350 watts RMS; 410 XH Black, de dez polegadas e 400 watts RMS, e 412 XH Black, de 12 polegadas e 400 watts RMS.

Na EAS America, Paulo Farat destacou a variedade de itens da TW Audio, representada com exclusividade no Brasil pela empresa de Andreas Schimidt. Entre os itens demonstrados pelo técnico de monitor do RPM estiveram o conjunto de caixas compactas M6, que, segundo o próprio, são muito indicadas para tecladistas; os monitores de chão C15, que têm baixo relevo e, em função disso, não "poluem" o palco, e as caixas da linha Vera L24, S15, S30, 33 e 36, dentre outras, além dos sistemas portáteis de mixagem MyMix.

Na Yamaha, Matheus Madeira apresentou, em primeiríssima mão, a nova linha de caixas acústicas da fabricante, a DBR, que conta com monitores de chão, como os DBR10 e DBR12, e caixas para pequenos eventos, como a DBR15, entre outras. De acordo com o especialista de produtos, que demonstrou as caixas utilizando o software MTX5-D em um iPad, a linha tem como filosofia o custo-benefício, porém a qualidade está acima de tudo. "Para isso, mantivemos o módulo de amplificação e os DSPs da [linha] DXR", disse ele.
Na FZ Audio, Paulo Viana apresentou o famoso line array ativo J08A, que conta com processamento interno e é indiscutivelmente um dos mais importantes itens da linha desenvolvida por Fabio Zacharias. Além do line, o consultor técnico da empresa apresentou a caixa ativa de duas vias FZ102A, composta por um falante de 12" e um driver de 1", com amplificação digital e fonte chaveada, filtro high pass selecionável e DSP interno.
Na 4Vias, Homero Sette apresentou alguns dos produtos que criou pela empresa desde que assumiu o cargo de gerente de desenvolvimento de projetos. Dentre eles, o SW6000nd, um sub com dois falantes de 18"; o SW221, com dois falantes de 21", e o SW121, com um falante de 21". Além dos subs, Homero falou sobre seu novo line array de três vias composta por um falante de neodímio de 12" e dois drivers, entre outros componentes.
Na Harman do Brasil, Adilson Victorino apresentou o line array de três vias VTX V20, da JBL, composto por dois falantes de 10" para os graves, quatro falantes de 4" para os médios graves e dois drivers, além da linha F de caixas composta pelos modelos F12, com falante de 12"; F15, com falante de 15", e F18S, com woofers de 18". O especialista de produtos também destacou que, por ter drivers de dupla bobina e duplo diafragma, as caixas, indicadas para uso em igrejas, teatros e casas de shows, têm baixa distorção harmônica e agudos mais nítidos.
Na MTX Audio Pro, Rafael Lins demonstrou três line arrays: o 1242, composto por dois falantes de 12" e dois drives; o 108, com um de 8" e um drive, e o 210, com dois de 10" e dois drives, além dos subs SB218, que em um ano de comercialização atingiram a marca de mais de 500 unidades vendidas. Também no espaço da empresa foram apresentados pelo especialista de produtos os amplificadores PowerTech, de dois e quatro canais, distribuídos com exclusividade pela MTX.
Na Amerco Brasil, Rodrigo Bordignon apresentou a caixa AX2065A, da Proel, composta por dois falantes de 6,5" e um driver, empurrados por um amplificador de 2.000 watts RMS, além dos cabos para áudio, vídeo e broadcast da italiana Tasker. Na OPMAT, Arlindo Tosti apresentou as caixas digitais QSC, com destaque para um line array com elementos compostos por falantes de 12" e driver de 15", além das mesas TouchMix 8 e TouchMix 16, de oito e 16 canais, respectivamente, que contam com uma biblioteca de presets para som ao vivo.

Na Nenis, Fabio Taisson apresentou a linha NX de caixas de alta potência para danceterias, bares e igrejas, além de sistemas de line array de alta potência e baixo custo. Já na na Leác's, Fábio Ribeiro apresentou a caixa ativa biamplificada LT1500, que pode ser usada como monitor ou front fill, e as caixas Absoluto 108, além dos amplificadores da linha LA, que vai de 300 watts RMS a 5.000 watts RMS nas classe AB e H, e microfones com e sem fio, para estúdio e estrada, grande novidade da fabricante.
MISCELÂNIA DE AMPLIFICADORES, FONES, CONTROLADORES E SYNTHS
Na Next Pro, Anderson Pereira apresentou diversos modelos da linha Nano de amplificadores de uma unidade de rack. Dentre eles, o NA2350, com dois canais de 350 watts; o NA2650, com dois de 650 watts, e o NA4350, com quatro canais de 350 watts. De acordo com o especialista de produtos, os amplificadores, indicados para uso em sonorização de shoppings, bares e igrejas, dentre outros, contam com fonte universal, que funciona de 70 a 240 volts sem alterar o timbre do equipamento, e são chamados de "multiflex" por manterem a potência ainda que trabalhando em diferentes impedâncias.

Na MEA Amplificadores, Cristiano Monge apresentou os amplificadores Box 1600, de 1.600 watts, para subgraves, da linha de 4 ohms, bastante indicado para uso em festas e apresentações de DJs. Além dele, o especialista de produtos demonstrou alguns itens da linha DAB, com destaque para o DAB 12000, de 2 ohms, amplificador de alta potência que ocupa duas unidades de rack e conta com ventilação em dois estágios, dentre outros diferenciais.

No estande da Roland, mais novidades. Especialista da linha de baterias eletrônicas, Michel Brasil apresentou a TD1KV, da V-Drums, e o TM-2, um módulo que mistura elementos acústicos e eletrônicos, gerando, com isso, sons mais completos, enquanto que Arthur Dazinsky demonstrou o TR8, sintetizador que é uma espécie de releitura moderna do TR808, e o System-1, teclado que comporta sons de diversos modelos fabricados pela marca, tais como SH101. Na Casio, outra fabricante de instrumentos de teclas, Duda Lopes apresentou o piano digital PX-5S, com teclado que possui ranhuras que emulam o toque da madeira.

Na Audicare, Katya Freire apresentou os ear phones Westone ES60, com seis drivers balanceados e crossover passivo de três canais, falando, ainda, sobre a importância de se utilizar protetores como o True, que conta com filtro flat de atenuação de até 25 dB sem perda de qualidade de som em seu espectro de frequência. "As pessoas acham que os filtros, que são feitos para atenuar o som, modificam o mesmo, mas isso não é real. Os filtros servem para proteger a audição sem condenar o som que o técnico e o músico ouvem", disse.
Na Xtreme Ears, Marcus Devito apresentou os in-ears Xtreme One e XE8/PRO. De acordo com o diretor executivo da empresa, o primeiro conta com dois microdrivers de armadura balanceada, enquanto que o segundo conta com crossover passivo de três vias e oito microdrivers de armadura balanceada.
Na InMusic Brands, Thiago de Lucca apresentou produtos M-Audio em diversas linhas. Na linha de monitores para home studio, por exemplo, o especialista de produtos destacou o BX8 Carbon, monitor com falante de 8", e o M3-8, de duas vias com qualidade de três. Na linha de interfaces de áudio, o destaque ficou a cargo da M-Track Plus e da M-Track, que seguem a mesma linha da Fast-Track. E, por fim, na linha de controladores, foi apresentado o novo Oxygen25, que conta com teclas de piano e pads iluminados.
Na Ninja Som, o DJ Wagner Oliveira apresentou diversos produtos da Stanton, tais como os toca-discos T.55 USB, ideais para quem pretende digitalizar seus vinis; T.92, que conta com braço em L e pitch de até 15%, e T.62, com braço reto, indicado para scratch, e pitch de 10%. Ainda no espaço da empresa, João Souza apresentou as caixas ativas e passivas da italiana RCF nos formatos line array e coluna.
Na Santo Angelo, Danilo Souza apresentou dois lançamentos na linha de cabos. Foram eles o Maori, indicado para uso em guitarras de sete e oito cordas, e African GB, indicado para uso em guitarras baianas. Além deles, o especialista de produtos demonstrou os pedais analógicos da X Killer nos modelos Distortion, Chorus e Delay, entre outros. Na Tiaflex, Mateus Andalecio apresentou os cabos Perfect Voice 30 e 50, além do Cable 50, com condutores em cobre OFHC flexível, dupla blindagem com película semicondutiva e cobertura flexível emborrachada.

Na Moog Music, Roberto Pollo apresentou diversos itens na linha de sintetizadores. Dentre eles, o Sub Phatty, que conta com osciladores e 16 presets; o Minitaur, um sintetizador de baixo com design original de Bob Moog, e uma reedição do Voyager. A novidade no estande da empresa, no entanto, ficou a cargo do Sub37, primeiro teclado duofônico lançado pela Moog desde os anos 1970, e o Theremini, um teremim com controle de pitch, que permite quantizar notas dentro das escalas.
Essa foi a Expomusic 2014! Ano que vem tem mais, e mais uma vez a AM&T marcará presença nessa verdadeira festa do áudio. Claro, novamente reportando a você, caro leitor, que terá ou não ido à feira, tudo o que de mais interessante pôde ser conferido. Até lá!