Desafiando a Lógica
Sintese no Logic (Parte 2)
Modulando com ES1
A cada dia tento aprimorar meus conhecimentos a respeito do fascinante universo dos sintetizadores e a interface dos instrumentos virtuais presentes no Logic é um convite ao bom aprendizado. Hoje vamos entender um pouco mais sobre os diferentes caminhos que podemos tomar a partir dos moduladores do ES1, um synth poderoso que começamos a explorar na edição 271 da AM&T. Se você perdeu, procure-a na versão física ou digital, esta última em www.musitecdigital.com.br. E vamos lá!
Não é possível falar em modulação sem compreender o básico (e essa dúvida pode ser sua também): o envelope ADSR. Conectado diretamente ao amplificador, ele influi sobre o volume do sinal a partir de seus quatro parâmetros ou estágios (attack, decay, sustain e release). Vamos a uma rápida e simples definição de cada um deles:
- Attack - Tempo que o som leva para atingir o seu volume máximo a partir do silêncio.
- Decay - Tempo que o som leva para decair até o nível definido pelo Sustain (que inclusive pode ser zero = silêncio).
- Sustain - Único dos quatro parâmetros que não está relacionado com tempo, e sim com nível definido para o som, depois de atingir seu volume máximo. Repare na interface (figura 2) e perceba a diferença nos slides. A região de cada estágio vai de "short" a "long", com exceção do Sustain ("0" a "full").
- Release - Tempo que som leva para atingir silêncio a partir do momento em que soltamos a tecla.
Saindo do básico, vamos nos direcionar para a extrema direita da camada superior do ES1, onde você encontra três seletores, dispostos verticalmente: AGateR, ADSR e GateR. Eles vão determinar como o envelope se conecta com o amplificador. Por padrão, a segunda opção (ADSR) mantém os quatro estágios ativos. Já o primeiro seletor "libera" apenas o Attack e o Relase, ou seja, não importa o quanto você mexer nos slides Decay e Sustain, pois o amplificador os ignorará. Como você pode imaginar, a terceira opção (GateR) permite que apenas o Release tenha influência sobre o som em relação ao amp.
Resta uma pergunta: qual a vantagem disso?
Assim como outros sintetizadores - analógicos, inclusive -, o ES1 oferece a possibilidade de modular as frequências - determinadas por você no slide Cutoff do filtro - através do envelope ADSR. Experimente desabiltar o Decay e o Sustain, selecionando o primeiro botão AGateR. Agora, um pouco mais à esquerda do slide Amplifier, mexa no ADSR via Velocity (figura 4) e no Cutoff, depois de manter os slides Decay e Sustain relativamente elevados.

Como esses dois parâmetros estão desconectados do amplificador, você terá uma percepção maior do efeito causado por eles nas frequências do seu som. Comece a brincar com os quatro slides mencionados (Cutoff, ADSR via Velocity, Decay e Sustain) e surpreeenda-se com os resultados. Volte para a seção dos osciladores e escolha outras variações de ondas sonoras. As possibilidades são praticamente infinitas. Lembre-se de que, nesse caso, tanto o Attack quanto o Release encontram-se com duplas funções, controlando Amplificador e Filtro. Bingo! Subindo o slide Attack você definirá a duração do fade in, bem como a abertura do filtro. Não deu pra perceber? Experimente mexer no slide Resonance (figura 5).
O ENVELOPE DE MODULAÇÃO
Chegamos praticamente onde queríamos chegar. O envelope de modulação do ES1 é capaz de muitas artimanhas que poderão tornar o seu som único ou mesmo parecido com algo que você deseje. Assim como o Oscilador de Baixa Frequência ou LFO (sobre o qual falamos na coluna passada), ele também envia mensagens de controle para parâmetros como Pitch, Pulse Width, Mix, Cutoff etc. Mas, ao mesmo tempo, é parecido com o envelope ADSR, pois também possui parâmetros de Attack e Decay. Selecione um dos itens dispostos na coluna da direita - a da esquerda se refere ao LFO -, como, por exemplo, o Cutoff (figura 6). Gire o botão central do Mod Envelope para direita até 4400 ms e defina o Cutoff do seu filtro para dois pontos acima de zero. Isso significa que seu filtro vai ser acionado ou aberto a partir daquele ponto em 4400 milissegundos, que foi o tempo definido para o Attack do seu envelope de modulação.
Agora experimente girar o botão para esquerda - o que acionará o Decay - até -2.300 ms e repare que o efeito é justamente o oposto. Basta lembrar do que falamos há pouco e você não irá estranhar, pois Decay tem a ver com o tempo que o som leva para decair até o nível definido para o Sustain (lembrou?). Nesse caso, quanto mais próximo o botão estiver do centro, mais longo será o Decay. Com a configuração sugerida, o resultado é que nosso filtro demora 2.300 milissegundos para se fechar.
Observe bem a imagem (figura 7) e confira o resultado do som que criei seguindo tudo o que foi escrito até agora. Para baixar o patch original desse som, bem como o projeto com música criada utilizando cinco pistas com ES1, vá em http://goo.gl/DuXmFf.
Chegou a sua vez. Comece a direcionar o modulador para outros parâmetros e divirta-se com uma possível surpresa. Ative o LFO no canto esquerdo inferior escolhendo uma onda que irá controlar parâmetros dispostos na coluna esquerda do roteador (Router). Muitos sons legais são criados a partir da combinação desses elementos e mexer nos botões até encontrar algo satisfatório faz parte da brincadeira. Não esqueça de salvar seu som e me enviar!
Dica do mês
homestudiocorner.com - Joe Gilder é um dos mais comunicativos gurus da grande rede. Sua generosidade é tanta que acabou me estimulando a pagar mensalmente US$10 e me tornar um "Viper", alcunha gentilmente dada aos membros VIP do seu site. Assine o podcast gratuito, frequente o blog e você vai acabar querendo se tornar um também.
Na próxima coluna vamos conversar mais sobre o Logic, sempre levando em conta os instrumentos que são parte dessa magnífica ferramenta de criação. Aproveito para estimular o leitor a enviar dúvidas e sugestões para meu e-mail ou via facebook.com/andrepaixao.
Grande abraço!
André Paixão é produtor de trilhas sonoras para cinema, teatro, TV e publicidade. Seu estúdio Suprasonica é sua segunda casa, onde passa grande parte de seu tempo compondo, editando e mixando. Fez parte de bandas como Autoramas, Matanza e Acabou La Tequila e atualmente dedica-se a projetos autorais, como a banda Lafayette e os Tremendões, além de assinar direção musical e canções da peça infantojuvenil O Médico Que Tinha Letra Bonita. Apaixonou-se pelo Logic em 2010 e nunca mais o largou. Contato: andre@suprasonica.com.br.