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Revista Luz & Cena
Mercado
AES Brasil Expo 2014
Evento anual apresenta novidades nas linhas de gravação e sonorização ao vivo
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 09/06/2014 - 00h00
Em sua 18ª edição, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, a AES Brasil Expo recebeu, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes e representantes de produtos nacionais e internacionais nos segmentos de áudio, vídeo e iluminação, além de profissionais renomados do setor, que, durante o evento, ministraram palestras técnicas pelo 12º Congresso de Engenharia de Áudio, organizado pela associação.

Nos estandes das empresas, como de costume, muitas novidades - de modernos consoles de mixagem para estúdio e som ao vivo a poderosos sistemas de sonorização, passando por microfones que utilizam o que há de mais novo em termos de tecnologia. E na plenária, que, mais uma vez, serviu de ponto de encontro de representantes da classe e aspirantes, foram discutidos os mais variados conteúdos - da mixagem de shows ao vivo à produção de áudio surround para a TV.

Pelos corredores, engenheiros como Armando Baldassarra, o Tuka - que, atualmente, preside a AES Brasil -, João Américo, ex-proprietário da locadora baiana que carrega seu nome, e Bruno Campregher, operador de PA do grupo mineiro Jota Quest, além de Ricardo Vidal, operador de PA d'O Rappa; Renato Muñoz, engenheiro de PA do grupo Skank; Fabio Henriques, engenheiro de gravação e mixagem da gravadora Canção Nova, e Enrico De Paoli, engenheiro de mixagem e masterização do Incrível Mundo, dentre muitos outros, bateram aquela tradicional "bolinha", que, agora, passamos para vocês. Sejam bem vindos à AES Brasil Expo 2014.

CONSOLES DE COMPACTOS A GIGANTES PARA ESTRADA E ESTÚDIOS

No espaço da Quanta Live, os engenheiros Carlos Kalunga Branco e Robert Scovill prestaram consultoria aos interessados em conhecer as S3L, consoles compactas da AVID. Compostos por um mecanismo de processamento de alto desempenho e capazes de executar plug-ins AAX e Eucon, os sistemas estiveram disponíveis para uso do público e agradaram não somente por seu tamanho e ergonomia, mas, também, por sua resposta manual aos comandos.

Especialista de produtos da AVID, Kalunga disse que, apesar de a feira ser um ambiente de negócios, o espaço da Quanta também foi destinado ao ensino. "Aproveitamos a oportunidade para passar um pouco do que sabemos e permitimos que todos participassem, manipulando as mesas durante as explanações que realizamos", contou ele, diante de uma das oito unidades da S3L, montadas no estande.
Ainda no local, Emerson Jordão, gerente comercial da AVID, apresentou a S6, nova mesa da fabricante para estúdio, totalmente modular e compatível com o Pro Tools, dentre outros softwares. De acordo com o executivo, com este sistema, o engenheiro de mixagem controla o software sem ter que ficar de olho no computador. Em vez de trabalhar com os olhos, ele trabalha com os ouvidos, exatamente como tem de ser. "Na verdade, o conceito da S6 é baseado na união de duas famílias, a Icon e a System 5, com alguns diferenciais", disse, acrescentando que "a mesa conta, ainda, com completo sistema multi touch e diversos modos de visualização dos displays".
No estande da SSL Brasil, os especialistas de produtos da marca, Daniel Reis e Beto Neves, apresentaram a Live, primeira console da fabricante totalmente destinada ao som vivo. Capa de nossa última edição, a mesa chamou a atenção e superou a expectativa dos presentes. Também no espaço, Guilherme Recordon, Max Noach e Diego Moreno demonstraram outros produtos da marca, tais como a compacta AWS900 e a robusta Duality, que, nos últimos anos, passou a figurar nos maiores estúdios de produção musical do mundo.
Na Music Company, o gerente comercial e especialista de produtos Roberto Wielickza apresentou, segundo ele, o primeiro console totalmente touch screen do mundo para produção de áudio em estúdio, o Raven MTi. Sem faders físicos e qualquer tipo de botão, ele se assemelha a um iPad gigante e, dentre suas funções, estão o total controle de softwares como o Pro Tools e a possibilidade de edição e gravação de parâmetros via tela. Ainda no estande, foram apresentados os processadores de ambiente analógico Luna Vari-Amb e o compressor ótico OC1, ambos da italiana MCAudioLab.
Na Audio Premier, os engenheiros e endorsers Luizinho Mazzei e Paulo Farat comemoravam o sucesso das mesas Allen-Heath i-Live T112, usadas por eles no shows de Capital Inicial e RPM, bandas com as quais trabalham há alguns anos. De acordo com Mazzei, "além da interface amigável, a sonoridade da mesa é, também, algo que impressiona". Para Farat, que, recentemente, mixou um disco com o equipamento, "a versatilidade e a possibilidade de utiliza-la sem a necessidade de processadores externos, somente com o que há em seu interior, são seus diferenciais".
Na Audio Systems, importadora das mesas DigiCo, o engenheiro de suporte técnico da marca, Renato Carneiro, apresentou os modelos SD5, SD7, SD8 e SD9. Sobre a SD7, ele destacou o grande número de canais disponíveis - são, ao todo, 256 canais de processamento entre ins e outs com um máximo de 128 busses de saída - e a extensa capacidade de processamento de áudio. Também no espaço, Renato demonstrou splitters, direct boxes e isoladores da Radial e microfones da EarthWorks, como o PianoMic, "um sistema de captação que já vem com uma precisa estrutura de fixação".
Na Visom Digital, o diretor Carlos de Andrade e o gerente Paulo Campos apresentaram alguns produtos da API, como, por exemplo, a mesa Model 1608, bastante utilizada em gravações, e a The Box, uma somadora de 16 canais com quatro pré-amplificadores 512c Discrete e dois equalizadores, dentre outros. Além das mesas, a dupla demonstrou os microfones de fita da AEA, os microfones cardióides Manley e as lunchboxes compostas por pré-amplificadores valvulados e equalizadores Manley.Na Yamaha do Brasil, o especialista de produtos Aldo Werner apresentou dois modelos da nova linha de mesas da fabricante, a QL5 e a QL1. Chamadas por ele de "filhas mais novas da série CL" e indicadas para uso em eventos corporativos, as mesas contam com 16 vias auxiliares, oito matrizes, 32 pré-amplificadores, porta Dante, tela de acesso rápido com acesso a I/O, bancos de faders customizados e plug-in Auto Mixer Dan Dugan.
Na Harman do Brasil, o especialista de produtos Luis Salgueiro demonstrou, dentre outras coisas, as mesas SI Expression e SI Performer e Vi1 e Vi4, utilizadas, recentemente, no carnaval de São Paulo. De acordo com ele, "a SI Expression tem 18 auxiliares, sendo 14 totalmente livres para retorno de músicos e quatro deles dedicados a processamento de efeitos Lexicon, e pode ser controlada via iPad, por meio do aplicativo ViSi Remote". Ainda no estande foram demonstrados, dentre outros itens, os sistemas de sonorização da JBL Vertec, como o VT 4889, também utilizado no carnaval de São Paulo, e os microfones AKG, bastante usados em gravações em estúdios.

UM "MUNDO" DE CAIXAS DOS TIPOS COLUNA E LINE ARRAY

Na Studio R, o gerente de exportação e comunicação da empresa, Norberto Iazzetta, apresentou algumas novidades, como, por exemplo, o novo line array da marca, SR212-P, indicado para sonorização de médias e grandes áreas. "Leve e compacto, ele necessita", de acordo com o próprio, "somente de três amplificadores Studio R Série X ligados a seu processador dedicado para empurrar 16 de seus elementos".

Ainda no espaço, foram demonstrados os novos amplificadores 4HD-25, de quatro canais com potência de 6.000 Watts em 2 Ohms, cada, que podem, ainda, operar em modo bridge, oferecendo 12.000 Watts por canal.

Na Attack Audio System, os consultores técnicos Alexandre Rabaço e Cotô Guarino apresentaram alguns dos itens da Vertcon, nova linha de caixas da fabricante desenvolvida por eles e pelo engenheiro Dênio Costa. Dentre os itens, a dupla destacou as caixas de line array L212D e L208D, o monitor M112D, o subwoofer S218D e a caixa compacta F112D. "São produtos desenvolvidos com muito cuidado e muito carinho", disse Rabaço. "Lançadas no ano passado e donas de sonoridades preciosas, essas caixas vêm, aos poucos, ganhando espaço no mercado", completou Cotô.

Na Decomac Brasil, o consultor técnico Fernando Nanão apresentou o line array Event Series, novidade da D.A.S. Audio. Composto pelas caixas 208A, 201A e 218A, o sistema de três vias, que conta com amplificadores Classe D e tem DSP integrado, se destaca por ser do tipo plug-and-play. "Não é preciso equaliza-lo. Ao liga-lo, seu som já está praticamente pronto, graças a alguns presets próprios", disse. Ainda no estande da empresa, foram apresentadas as caixas da Idea Pro Audio, fabricante das séries Lua, com os modelos Lua 5, 10 e 15, e Basso, com os modelos Basso36 e Basso 2121, a linha de colunas xC, da d&b audiotechnik, e os novos amplificadores da série IPD, da Lab Gruppen.

Na FZ Áudio, o diretor executivo da empresa, Fabio Zacarias, apresentou a nova versão do line array J08A, que agora conta com amplificação individual, ou seja, um amplificador por elemento, e a nova versão de seu software de gerenciamento, o FZ Control Center. De acordo com Fabio, "com o programa, hoje, é possível criar presets baseados no alinhamento do sistema para cada situação. Em outras palavras, é possível alinhar as caixas para determinado ambiente e salvar esse alinhamento para usos futuros", explicou.

Fabio Zacarias e o software Control Center, desenvolvido para uso com os sistemas de sua marca

No espaço da Staner, o diretor executivo Raul Trejo e o técnico de produtos Francisco Souza apresentaram uma extensa gama de produtos. Dentre eles estiveram a linha de colunas passivas e ativas Stellaris, com destaque para a SLR-504A, composta por quatro falantes de 5" e quatro twitters de neodímio de 1", e a SLR-208, composta por oito falantes de 2", oferecendo 100 Watts de potência. A grande atração, no entanto, ficou a cargo dos sistemas de monitoração e transmissão wireless nos modelos SWM-1E e SW-482 e dos processadores digitais de áudio DSM 4431.

Na HPL, o diretor técnico Selismar Oliveira apresentou uma série de produtos da italiana FBT, distribuída com exclusividade no país. "Dentre eles, as colunas ativas CLA 604A, da linha Vertus, compostas por seis falantes de 4" e quatro twitters de 1"; as diversas caixas da linha Mitus, como, por exemplo, as 206LA, compostas por dois falantes B&C Speakers, de 6,5" e um driver B&C de 1.4", e os subwoofers ativos processados 218SA, compostos por dois falantes B&C, de 18"", detalhou.

No estande da EAS America, representante nacional dos sistemas de sonorização TW Audio, o diretor executivo Andreas Schimidt apresentou alguns dos produtos fabricados pela empresa alemã que, de acordo com ele, concorrem diretamente com outros mundialmente conhecidos, tais como L'Acoustic, d&b audiotechnik e Meyer Sound. "[São caixas] como as L24, S15, S30, 33 e 36, da linha Vera, e, especialmente, a T24, uma caixa muito versátil", disse. "Do lado de fora do pavilhão, na área externa do Center Norte, demonstramos, juntamente aos sistemas JBL Vertec VT 4889 e K-Array KR402, o nosso mix de caixas Vera10 e T24", completou Victor Pelúcia, que trabalha com Andreas na EAS e na AudioBizz, outra empresa do executivo.

Na Taigar System, também conhecida por TGR, o diretor executivo Marcos Franciosi apresentou diversos produtos fabricados pela empresa. "Dentre os destaques, estiveram os subwoofers ativos e passivos S1 18 1500A e S2 18 2400, de 1.500 e 2.400 Watts de potência; os line arrays ativos e passivos Neo 844A e Neo 10244, compostos, respectivamente, por um falante de 8" e um driver de neodímio, e um falante de 10" e dois drivers de neodímio, e os amplificadores Classe D TX 2K, de 2.000 Watts RMS; TX 8K, de 8.000 Watts RMS, e TX 16K, de 16.000 Watts RMS", disse.

Na 4Vias Prefessional Audio, fabricante de caixas para sonorização de eventos de pequeno, médio e grande porte, o gerente de tecnologia da empresa, Mauro Moreira, apresentou a SW6000 ND, caixa projetada recentemente pelo engenheiro Homero Sette. No projeto, que conta com dois falantes de 18" da B&C Speakers, de 1.500 Watts RMS, cada, o desempenho é, de acordo com Mauro, bastante superior ao das demais caixas do gênero. "Homero desenvolveu um elemento com sistema de troca de ar do jeito que ele imaginava e o resultado é surpreendente", disse.

Na MGE Broadcast, o diretor executivo Marcelo Godoy demonstrou transmissores de FM, como o FM 3000, e processadores de áudio multibanda com gerador de estéreo, como o S4000, no entanto, ele destacou que a empresa, hoje, tem se dedicado mais à produção de sistemas line array, como, por exemplo, o L12, composto por dois falantes de 12", quatro falantes de 6" e dois drivers.

Na LS Audio, o consultor técnico Fabio Martioli apresentou dois sistemas da linha Slinpec. Indicados para uso em instalações fixas, o 4260 e o 428 têm formato semi-trapezoidal, que permite obter maior angulação entre os elementos, otimizando, com isso, todo o sistema. "Além do formato, que beneficia seu uso, o sistema tem outros diferenciais, como rack com processamento e DSP integrado", disse.

Na AMI Music, o especialista de produtos Miguel Polizel apresentou o sistema IC Live, da Renkus-Heinz, que foi lançado em 2008 e, de lá para cá, recebeu diversos prêmios por sua qualidade. Compacto, ele tem, de acordo com o próprio, grande pressão sonora, chegando a 105dB a uma distância de 30 m. Além do sistema, foram apresentados, ainda, o isolante acústico Acoustic Block, os processadores digitais Symetrics, indicados para sonorização ambiente, e as caixas Soundtube, com destaque para o modelo SM590i.

Na Lando Eletro-Acústica, o CEO da empresa, Lando Milbers, demonstrou algumas de suas colunas de sonorização que utilizam tecnologia alemã EVO de processamento digital de direcionamento de foco. De acordo com ele, "as colunas, que têm processamento e amplificação internos, são ideais para ambientes complexos e que necessitam de um bom nível de SPL, como, por exemplo, paróquias e templos religiosos".

Na Amerco Brasil, o diretor executivo Rodrigo Bordignon apresentou o sistema Peecker Sound PSUT8, composto por um sub com falantes de 15" e 12" - instalados dentro do mesmo gabinete - e uma coluna com oito falantes de 4", cada. "Também indicado para uso em igrejas, além de eventos corporativos e shows ao vivo, o equipamento tem potência total de 1.600 Watts RMS", disse.

Na Boomer Brasil, distribuidora dos produtos db Technologies, os destaques ficaram a cargo das caixas ativas de line array DVA T12 e T4 e dos subwoofers, também ativos, S30N e S10DP. E na Vitória Som, o diretor executivo Juninho Souza apresentou, como de costume, os line arrays Norton nos modelos LS3, LS6 e LS9, sendo o LS6 composto por dois falantes de 12", quatro de 6,5" e dois drivers Voice Coil.

Na DB Tecnologia Acústica, o gerente comercial Gordon Gerstheimer apresentou algumas novidades, dentre elas, os line arrays Piccolo 6, com elementos compostos por um falante de 6" e um driver de neodímio de 1.0" da B&C; Ultra Compact, com elementos compostos por um falante de 8" e um driver de 1.0" da 18 Sound, e AL-1061, com elementos compostos por um falante de 10", um de 6" e um driver de 1,4", além dos amplificadores de potência de quatro canais da linha Quartetto, como, por exemplo, o Q8K de 4 x 2,000 Watts RMS @ 2-ohms. E na ProShows, as atenções se voltaram para as caixas portáteis LPX-112A e LPX-115A, da Lexsen, de 250 e 320 Watts RMS, respectivamente.

GRANDE VARIEDADE DE MICROFONES

Novamente na ProShows, o novo especialista de produtos Audio-Technica, Milton Koprosky, apresentou a extensa linha de microfones da fabricante. Em destaque, apontados pelo próprio Milton, estiveram os clássicos AT2020, AT2021, AT4050 e os novos AT2020USB+ e AT5040, todos indicados para gravações em estúdio, além dos versáteis ATW, sem fio, nos modelos 3000, 4000 e 5000, e os modelos da linha MB, de boa relação custo / benefício.

"O 5040 é um condensador cardioide indicado para gravação de vozes. Ele é composto por quatro elementos retangulares que funcionam em conjunto e formam o maior elemento produzido pela empresa, com área duas vezes maior que a dos diafragmas padrão de 1". Seu diferencial é suportar altos níveis de pressão sonora com resposta de frequência estendida", disse.

"A outra novidade, o 2020USB+, também condensador cardióide, foi projeto para captação digital de música ou qualquer outra fonte sonora. Indicado para uso em estúdio, registros de podcasting e locução, ele possui saída para fone de ouvido e um controle de mixagem que combina o seu áudio com o de sinais pré-gravados", completou.

Na Quanta Live, o especialista de produtos David Kadooka apresentou, dentre outros produtos, três novidades: o sistema Esfera e o microfone MK 8, da Sennheiser, e o TLM 107, da Neumann. O Esfera é, de acordo com ele, um sistema que transforma um sinal estéreo em 5.1. "Sua captação é feita por meio do MKH8000, um microfone bastante conhecido por seu uso em broadcast, para, em seguida, ser levada ao receptor, que, automaticamente, promove a conversão", disse. "O MK 8 e o TLM107 são dois microfones que trabalham com diferentes padrões polares, tais como omni, cardioide, super e figura 8", completou.

No estande do Grupo Studio Brazil, o diretor executivo Manoel Rodrigues apresentou, dentre outras coisas, uma extensa linha de microfones valvulados de diversos padrões polares da Charter Oak, com itens para captação em estúdio de voz, bateria e percussão, bem como microfones da Heil Sound para captação ao vivo que necessitam de pouco ou nenhum vazamento.

Ainda no espaço, foram demonstrados os line arrays da Next, empresa portuguesa fabricante de caixas acústicas; os plug-ins Sonnox, compatíveis com as mesas S3L, da AVID; os monitores de referência da alemã PMC e o monitor My Mix, utilizado para monitoração individual de músicos em apresentações ao vivo.

Na Pride Music, o especialista de produtos da Shure, Raphael Santos, apresentou alguns itens da linha da fabricante. Dentre eles, o novo mixer digital automático SCM820; os sistemas em fio para instrumentos, voz e vocal GLX-D1, 2, 4 e 6; os microfones KSM9 e KSM9HS e os earphones SE 846.

"O GLX-D tem, entre outros diferenciais, uma seleção inteligente de seleção de freqüência. Se o transmissor e o receptor estiverem sofrendo interferência em determinada faixa, eles mudam, automaticamente, para outra que esteja totalmente livre de ruídos", disse Raphael. "Além disso, o equipamento trabalha com baterias recarregáveis, que podem ser reabastecidas no próprio receptor, dando ao usuário uma autonomia de até 16 horas de uso", completou ele.

CONTROLADORAS E AFINS PARA DJS E PRODUTORES

No estande da In Music do Brasil, o especialista de produtos da Numark do Brasil, Anderson Andee, apresentou uma série de novidades, a começar pelo NS7 II, que, na sua opinião, é o melhor controlador do mundo para DJs. "Ele tem uma pegada muito precisa nos pratos e, além disso, acompanha o Serato DJ, conta com entrada para toca-discos, saídas XLR e ainda dispõe dos consagrados PADs da Akai Professional", disse.

Também no espaço da empresa, Andee apresentou o Mix Track Edge, um controlador da Numark que parece um iPad, é alimentado via USB e tem interface de áudio embutida e saída para fone de ouvido; o MPX8, um USB sample player que trabalha com cartões SD e organiza os samples por meio de um editor próprio; o APC Mini, o novo controlador da fabricante para o Ableton Live, que acompanha biblioteca de sons e instrumentos virtuais, e o MPC Renaissance, dentre outros.

E na ProShows, distribuidora dos produtos Behringer, foram apresentados diversos itens da linha DJ CMD, dentre eles, os controladores Studio 4A, indicado para quem deseja iniciar na discotecagem, pois conta com pratos sensíveis ao toque e um conversor de 24 bits, de baixíssima latência, e o Micro, um controlador de pequeno porte que também conta com pratos sensíveis ao toque, além de faders de canal. Compatível com qualquer computador e com iPads e iPhones, o equipamento é do tipo plug-and-play, bom para quem quer sair tocando por aí.

MISCELÂNIA REÚNE ANTENAS DE RF, CONVERSORES E INTERFACES

Na Gobos do Brasil, o diretor executivo Esteban Risso apresentou, como de costume, os sistemas de sonorização K-Array, dentre eles, a Anakonda, primeira caixa flexível do mundo; os kits de microfones para bateria DP5A, DP Elite 8 e FP5, da Audix; os diversos produtos da Clear-Com, especializada em comunicação; os novos amplificadores da Powersoft, o X4 e X8, e a grande novidade da marca, o sistema Deva.

"Trata-se de um dispositivo equipado com microfone, sensor de presença, foto célula, medidor de temperatura, humidade e pressão, além de acessórios como, por exemplo, luz de LED e um moderno painel solar, utilizado para recarregar sua bateria até mesmo em condições de pouca luminosidade. Sem necessidade de cabeamento para sua instalação, o sistema pode ser utilizado em locais públicos, tais como praças e parques, além de terminais rodoviários, shoppings, museus e campos de golfe", disse.

Na CV Audio, o especialista de produtos Ricardo Kawasaki demonstrou as antenas e os scanners de RF da RF Venue, com destaque para um transmissor de RF em fibra ótica e as antenas direcionais e omnidirecionais da fabricante. Ainda no espaço, foram demonstrados os cabos e multicabos da Conducfil, empresa que desenvolve produtos para diversos segmentos, como, por exemplo, os de áudio, vídeo e broadcast.

No espaço da DSPro, o diretor comercial da empresa, Rafael Susin, apresentou o conversor EtherFace AES50, que, de acordo com ele, transforma mesas como a Pro1 e a Pro2, dentre outras da linha profissional da Midas, em uma interface de áudio, ou seja, permite transferência de canais para um computador bem como a inserção ao vivo e sem latência de plug-ins.

Além do produto, Rafael apresentou um outro conversor, com duas portas MADI, que pode ser usado com mesas de outras marcas, tais como Soundcraft e AVID, e anunciou, ainda, a evolução do sistema de multiabos D-Snake, que, agora, trabalha com fibra ótica.

Na Equipo, que representa uma série de marcas, dentre elas Phonic, Samson e Waldman, dentre outras, os destaques foram muitos. Na linha de consoles, por exemplo, foram demonstrados o Summit Mixer Digital, de 16 canais, com 25 processadores dinâmicos em cada um desses canais, e o AM 2442FM, de 24 canais, ambos da Phonic. Na linha de periféricos, estiveram em evidência o crossover PCX 4000 e o equalizador de 15 bandas GEQ 1502F, também da Phonic. Já na linha de microfones, as atenções se voltaram, como de costume, para os modelos dinâmico cardióide Stage S-580 e supercardióide S-870, ambos para voz, e o Stage S-570, para instrumentos em geral, além dos microfones para broadcast BT-570 e BT-580, todos da Waldman, além dos condensadores para estúdio MTR101A e MTR201A, da Samson.

Novamente na In Music do Brasil, o especialista de produtos M-Audio, Rodrigo Biaggi, apresentou interfaces de dois canais, como a M-Track e a M-Track Plus, e quatro canais, como a M-Track Quad, além dos monitores de três vias M38 e M36, os controladores Trigger Finger Pro e o microfone Nova, que havia saido de linha e voltou recentemente.

Na CM do Brasil, o diretor comercial Marcelo Fortuna demonstrou, dentre outros itens, uma série de motores elétricos LodeStar e talhas manuais de içamento de sistemas de sonorização e grides de luz. Representante nacional de equipamentos da Columbus McKinnon Corporation, de fabricação norte-americana, a CM vê a segurança como o ponto forte de seu trabalho. "Toda a linha distribuída pela empresa possui limitador de sobrecarga aprovado pelas normas internacionais, dentre outros tipos de certificação", disse Marcelo.

Novamente na Yamaha do Brasil, o especialista de produtos Jon Lopes apresentou duas matrizes de roteamento de áudio, a MTX3 e a MTX5-D, além de uma série de oito amplificadores Classe D XMV; sete modelos de caixa Arandela da série VXC, ideais para uso embutido, e mais seis caixas convencionais da série VXS.Na Someco, o diretor executivo Marcelo Palacios apresentou a linha MediaMatrix de processadores digitais para instalações fixas como igrejas, aeroportos e estádios de futebol. "São processadores que fazem parte de sistemas de áudio controlados e distribuídos em redes IP sob protocolos Dante e CobraNet", disse. O executivo anunciou, ainda, que a empresa vem oferecendo suporte técnico para clientes, "desde o design das instalações até a finalização dos projetos".


Hermano "em casa"
Subtítulo: Presidente Global da AES visita a feira e anuncia mudanças
O engenheiro de masterização Andres Mayo, presidente eleito da AES Internacional, marcou presença pela quarta vez na AES Brasil. Em conversa com a imprensa, ele, que tem 20 anos de profissão e crédito em mais de 1800 títulos musicais, falou sobre a associação e aproveitou a oportunidade para anunciar as mudanças que pretende promover no advento de seu mandato - dentre elas, a chegada da primeira convenção internacional da sociedade na América Latina, em 2016.

De acordo com Mayo, o modelo de negócio da AES deve passar por modernizações. Segundo o presidente, hoje, basicamente, a associação vive de vender espaço em eventos. Só que, a cada ano que passa, os expositores precisam de menos espaço, mas, ao mesmo tempo, mais exposição. "Nosso trabalho é criar formas alternativas de gerar receita para a sociedade respeitando o caráter de organização sem fins lucrativos", explicou ele.

Por fim, Andres contou que existe o interesse de as edições futuras da AES abrigarem expositores de outros segmentos de mercado, como, por exemplo, os de games, mobiles e network audio. "Hoje, ao caminhar pela feira, vemos que 80% [dos expositors] são da área de som ao vivo. Precisamos ampliar", concluiu.



FALANTES NACIONAIS E IMPORTADOS

Na Eros Auto-Falantes, o diretor executivo da empresa, Luiz Roberto Fernandes, apresentou alguns lançamentos na linha de falantes profissionais, dentre eles, o E-410 XH Black, de 400 Watts RMS, com resposta de frequência de 60 a 6.500 Hz e impedância de 8 Ohms, e o driver de titânio ETD 72250, de 125 Watts RMS e resposta de frequência de 1.000 a 20.000 Hz e impedância de 8 Ohms.

Na Oversound, o coordenador de projetos da empresa, Emerson Righi, demonstrou a linha de falantes LA, para line arrays, que conta com os modelos LA12-450, de 12"; LA 10-400, de 10", e LA8-250, de 8". Além dos três modelos, ele também apresentou o LA6-120, novo modelo da linha, indicado para uso em line arrays e caixas de colunas de voz.
Na B&C Speakers Brasil, o gerente administrativo Vinicius Adamatti apresentou três grandes novidades, o alto-falante de neodimio 8-NDL64, de 8" com bobina de 64mm, que oferece 350 Watts RMS; o 12-NDL88, de 12" em neodimio e bobina de 88mm, indicado para uso en line arrays, e um de 14" com bobina de 88mm, voltado para caixas de monitoração de palco.

INFORMAÇÃO PARA DAR E DAR

Como de costume, durante a feira, foi realizada uma série de palestras com abordagens técnicas, sendo o áudio profissional o principal tema. Em uma delas, Rodrigo Meirelles, supervisor de áudio para entretenimento da Rede Globo, reuniu integrantes de sua equipe para, juntos, comentarem os desafios a serem enfrentados em uma produção surround na TV.

"Temos que lembrar que [o áudio para TV] é composto de diálogos, ambientes, efeitos, música, folley e elementos de baixa frequência. Para conseguir manter tudo isso funcionando, é preciso de organização", disse ele. "Na maioria dos segmentos do áudio, a metodologia de inserção de metadados, divisão de canais por cor, relatórios de gravação, etc, são vistos como 'frescura'. Para a produção em 5.1, isso é uma necessidade", acrescentou.

Engenheiros com larga experiência em transmissões ao vivo, Luizinho Mazzei, Renato Muñoz, Beto Neves e Manoel Tavares se encontraram em uma palestra na qual falaram, detalhadamente, sobre o assunto. No bate papo, eles mostraram ao público que assistir a transmissão de casa é muito diferente de mixar os shows. "O pessoal tem o costume de criticar o áudio das transmissões, mas pouca gente sabe o quão complexo é esse trabalho, que não termina na nossa mesa e ainda passa pela aprovação de diretores e por equipamentos como conversores e compressores de cada uma das retransmissoras", disse Mazzei.

Proprietário da Synergic Audio Concepts, uma das escolas de áudio mais reconhecidas em todo mundo, o engenheiro eletrônico Pat Brown também liderou uma plenária. De volta à AES Brasil, ele falou, dessa vez, sobre a inteligibilidade dos sistemas de sonorização, abordando tópicos como a resposta de impulso das salas, as primeiras reflexões, os ecos, as reverberações, o coeficiente de ABS, a medição de ruídos e o coeficiente de dispersão.

Ainda pelo congresso, a Harman International reuniu um grupo de especialistas para falar sobre técnicas aplicadas na sonorização ao vivo. Dentre os presentes, destaque para David Scheirman, diretor de Knowkedges Resource da empresa; Adilson Victorino, promotor técnico da Harman do Brasil; Paul Bauman, gerente sênior da equipe de tour sound da JBL Professional, e Sean O
 
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