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Revista Luz & Cena
Em tempo real
Arthur Luna
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 01/10/2012 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
"Desde muito pequeno eu tinha certeza que acabaria trabalhando com música. Acho que tem muito a ver com a influência do meu avô sobre meu pai, claro, chegando a mim." Assim, o jovem Arthur Luna, filho do engenheiro William Luna Jr., revela de onde vem o interesse pelo áudio e resume a decisão de seguir os passos dos ídolos familiares.

Os primeiros trabalhos do garoto foram realizados em casa, onde finalizava projetos de bandas de baixíssimo orçamento com um pequeno setup. E a ida para um grande estúdio não demoraria. Mas ele queria mais, e tempos depois já era assistente do engenheiro Luiz Carlos T. Reis, na Cia dos Técnicos, em gravações expressivas, como uma base de um samba enredo, realizada na casa.

Arthur conta que William e o próprio Luiz Carlos foram alguns dos muitos técnicos que contribuíram para sua formação. No entanto, a fim de aprimorar tudo o que lhe foi ensinado, no início deste ano ele deixou o Rio de Janeiro para estudar numa universidade especializada do exterior, a Full Sail.

"Estudar fora foi um presentão da família. Na verdade, cheguei a fazer faculdade de marketing enquanto trabalhava como assistente na Cia dos Técnicos, mas tinha certeza de que queria estudar áudio. Então parei a faculdade e, por indicação do meu pai, resolvi me inteirar a respeito da Full Sail", lembra.

A experiência no exterior, diz o jovem, tem sido fantástica. Totalmente dedicado aos estudos, ele conta que os equipamentos e o método de ensino da faculdade são muito bons. Lá, inclusive, teve a oportunidade de conhecer o tarimbado engenheiro Bruce Swedien (Thriller, de Michael Jackson, entre muitos outros clássicos da música pop), "que andava pelos corredores da universidade".

Aproveitando ao máximo tudo o que tem pintado em termos de conhecimento, Arthur conta que não tem ficado somente no ambiente universitário. Fora da sala de aula, ele tem circulado por estúdios de grande porte e até mesmo reencontrado grandes amigos. "Outro dia fui ao KDS Studios acompanhar a mix do novo DVD da Claudia Leitte, feita por Beto Neves, e em uma pequena semana de férias que tive fui a Nashville visitar o Alberto Vaz, que fez um tour muito bacana comigo em estúdios da região, como, por exemplo, o Ocean Way, o RCA e o Blackbird", diz.

Em breve, Arthur estará de volta (o programa de seu curso, Recording Engineering, tem duração de pouco mais de um ano), trazendo na bagagem histórias e experiências que, somadas àquelas todas que adquiriu no seu estúdio caseiro, serão, sem dúvida alguma, base para o sucesso de seu trabalho.


Microfone preferido: Neumann U87, pela versatilidade e nitidez. Um padrão que eu gosto bastante.

Monitores de referência: Yamaha NS-10

Plataforma de gravação: Pro Tools, pelas ferramentas oferecidas e pela sua forte utilização no mercado

Plug-in preferido: Echoboy, de fácil regulagem e que soa bem

Console de mixagem: SSL 4000 G+, um dos consoles que tenho usado na Full Sail

Processadores externos: Lexicon 480 L

Melhor estúdio no Brasil: Cia dos Técnicos

Melhor estúdio no exterior: Blackbird Studios

Melhor engenheiro de som brasileiro: Flavio Senna

Melhor engenheiro internacional: Bruce Swedien


 
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