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Revista Luz & Cena
Dicas e Truques
Interface, softwares e pirataria
Daniel Figueiredo
Publicado em 30/10/2013 - 11h03
Defective Records lança a versão OSX do VSTi Host

O VSTi Host 3.0X permite que instrumentos VST e VSTi sejam usados independentemente de aplicações como Cubase, Logic etc. Além disso, também permite o uso com sequencers que não trabalham com o padrão VST, como as versões OS X do Pro Tools e Logic.
A Version 3.0X apresenta:
 Uso simultâneo de um VST instrument (VSTi), playback de um arquivo de áudio (AIFF) e ainda entrada de áudio em tempo real.
 Endereçamento rápido e fácil em tempo real do sinal de áudio entre os 4 slots VST.
 Suporta ASIO (OS 9) ou CoreAudio (OS X) com baixa latência.
 Suporta gravação do sinal para arquivo de áudio (AIFF).
 Teclado MIDI virtual.
O VSTi Host é ainda mais útil se você tem um Mac extra para ser usado como virtual synth e/ou unidade de efeitos, ou mesmo se o seu sequencer não suporta plug-ins VST.
Mais detalhes no site www.defectiverecords.com.



Edirol lança interface USB UA-1000

Sistema operacional: Windows XP ou Windows 2000:
Compatível com USB 2.0 (até 480Mbps).
Até 24bit e 96kHz.
4 pré-amps de microfone com phantom.
S/P DIF (Optical/Coaxial), 8-canais padrão ADAT, MIDI(in/out), Word Clock (in/out).
4 inserts.
ASIO 2.0, MME e WDM drivers.
Latência zero na monitoração direta.
10 entradas/saídas.
Processamento de sinal: AD/DA 24-bit e Interno 40-bit.


FL Studio v4 continua o legado do Fruityloops

O FL Studio v4 é a continuação da linha do famoso software Fruityloops, baseado na tecnologia do Fruityloops mas com adicionais no visual e na funcionalidade. Inclui:
 Novo mixer com 64 canais, gravação com entradas de canal utilizando ASIO, pista de equalização, volume e pan, automação dos mutes e nível de mixagem dos efeitos
 Novas pistas de áudio com preview de waveforms e pontos de cue
 Gravação Direct-to-disk e renderização off line
 Editor de áudio integrado (ctrl-E)
 64 pistas de efeitos
 Novo Piano Roll
 Padrões podem se iniciar em qualquer tempo (não somente alinhados com os com-passos como antes)
 Tamanho de grade ajustável por padrão
 Novo Live Mode para performances ao vivo e testes rápidos
 Novas ferramentas de Cut & Paint estão disponíveis nas janelas do playlist e no Piano Roll
 Pode ser usado como cliente DXi (ficando disponível dentro do Sonar, por exemplo)
 Dashboard (permite você desenhar seus próprios controles internos e MIDI)
 Boobass (simulador de baixo Fender)
 Novo Beepmap
 Compatível com os plug-ins VSTi multi-saídas (somente geradores)
Para mais detalhes, visite o site: www.image-line.com.

Empresas querem processar usuários de redes P2P

As indústrias do cinema e da música brigam pelo direito de processar os usuários que baixam músicas e filmes na Web de forma ilegal. Milhões de pessoas fazem download de músicas e filmes protegidos por direitos autorais pela Internet sem nenhum medo de serem pegas. Mas daqui em diante, isso poderá mudar.
O advogado norte-americano Lawrence Hertz, especialista em leis online, afirma que a indústria da música vai agir de modo mais agressivo, processando não apenas as empresas, como o Napster, mas também os indivíduos que fazem o download de conteúdo registrado e ainda grandes usuários das redes ponto-a-ponto (P2P).
A nova estratégia se tornou mais evidente no fim do ano passado, quando a Associação da Indústria Fonográfica (RIAA) apresentou à Verizon um pedido para que a operadora revelasse a identidade de um usuário que baixou mais de 600 músicas enquanto estava conectado ao serviço de Internet da empresa. A operadora protestou mas, recentemente, uma corte distrital dos Estados Unidos decidiu em favor da Associação e ordenou à Verizon a revelação do usuário.
Algumas empresas estão aparentemente satisfeitas com as leis existentes. Dentre elas destacam-se a RIAA, a Business Software Alliance e a Computer Systems Policy, que recentemente divulgaram um comunicado concordando com a proteção oferecida pela lei sem a necessidade de intervenção do governo. Apesar disso, a indústria cinematográfica continua a apoiar a ideia de mandados legais.
Independente do que for decidido, a verdade é que a época em que os usuários podiam pegar todas as músicas ou filmes de graça, sem medo de retaliações, pode estar chegando ao fim.
(Dica de IDG News Service)

Behringer lança o ADA8000 Ultragain Pro-8 Digital

A nova interface combina conversores de 24 bits A/D e D/A com saída óptica padrão ADAT. Pode trabalhar em 44,1 e 48kHz, e todas as entradas vêm com conectores XLR (baixa impedância) e 1/4" (alta impedância) para Mic e Line, respectivamente.
É mais uma opção - e até mais barata - para os usuários de Digi 001, MOTU etc. gravarem bateria sem a necessidade de um mixer externo com saída digital.
Só não consegui saber ainda se ela vem com limiter para evitar clips digitais, assim como temos na DIGImax, da PreSonus.
Para maiores informações visite : www.behringer.com.




Sites interessantes
http://www.slsk.org/download.html
http://cifraclub.terra.com.br/
http://magic.gibson.com
http://www.sociedadeblues.com.br
http://www.vintagesynth.com/
www.musictheory.net
http://studio-central.com



Daniel Figueiredo é produtor musical, arranjador, compositor exclusivo EMI e pro-fessor do IATEC. Já fez trabalhos para É o Tchan, Daniela Mercury, Gil, Xuxa, An-gélica, Emílio Santiago, Banda Eva, Falamansa entre outros. Produz trilhas e temas para a Rede Globo e dirige o estúdio www.colalefigueiredo.com.br em parceria com o lendário compositor Carlos Colla. www.daniel.figueiredo.net ou www.toprecords.net/daniel/ (Membro da CMS)
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.