Realizada entre os dias 7 e 9 de maio, a AES Brasil 2013 levou ao Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes e distribuidores de produtos nos segmentos de áudio e instrumentos musicais. Mas a iluminação profissional, que cresce a cada dia, não ficou de fora do evento. Em passeios por seus corredores, visitamos alguns estandes dos principais fabricantes e representantes do país, nos quais conferimos novidades nas linhas de moving lights, consoles, canhões e painéis de LED.
No estande da ProShows, por exemplo, o diretor de marketing Roger Santos apresentou a console Sapphire Touch, da Avolites. A mesa, uma novidade da marca, tem, segundo Roger, 45 faders motorizados, dois monitores sensíveis ao toque, playback automático, legendas sketchfast e track ball ótico de controle simultâneo dos eixos XYZ.
"Na linha de moving light, apresentamos o XLED 3108 Zoom , da PR Light, aparelho que possui 108 LEDs RGBWA de três watts, conhecido como um dos mais potentes do mundo. Compacto e com zoom variável, eletem, ainda, zoom ajustável de 11 a 20 graus, CTO variável e modo DMX com 22 canais, entre outras características", disse Roger.
Na Gobos do Brasil, o diretor executivo Esteban Risso apresentou alguns novos produtos, dentre eles, os novos refletores iLED Studio Spot 18x8W RGBW e os refletores para uso externo iLED IP65 Wash 24x8W RGBW e iLED COB Pixel 16x30W. Na linha de movings, ele demonstrou os compactos e leves iLED Fox Spot 90 e iLED Fox Beam 90, "ambos com LEDs brancos de 90 watts, cuja potência supera a dos tradicionais equipamentos com lâmpadas tipo MSR de 575 watts", garantiu.
Mas o produto que mais encantou os profissionais que visitaram seu estande foi, ainda de acordo com o próprio Esteban, o elipsoidal ALBA LED 200W, da italiana Luci Della Ribalta. Com zoom para aberturas entre 18 e 36 graus, ele pode ser dimerizado diretamente no aparelho ou controlado via protocolo DMX, eliminando, com isso, a necessidade do uso de racks.
Na HPL, Felipe Silva, um dos técnicos responsáveis pela DTS no Brasil, apresentou, dentre outros produtos, os já conhecidos Nick NRG 1201, aparelho que tem 30 LEDs full color, zoom linear motorizado com sistema ótico eficiente e paleta de brancos com temperatura variável, entre outras características, e Jack Spot, moving que trabalha com lâmpada 5R e também tem zoom linear motorizado.
A novidade em seu estande, no entanto, ficou a cargo do Raptor 15R, novo lançamento da fabricante italiana, que, de acordo com o próprio, trabalha com lâmpadas 15R de 300 watts e consome, em modo Power Funcion - ou seja, com todos os seus motores funcionando -, cerca de 340 watts. "Versátil, ele tem, ainda, 18 canais DMX, foco linear, rodas de cor e gobo fixas, prisma com oito faces e entrada e saída Power Com, que permite ligar até oito aparelhos numa única via de AC", disse.
No espaço destinado à Robe Lighting, o gerente de vendas para América Latina, Guillermo Traverso, apresentou o Robin Pointe, mais novo produto do catálogo da marca. Lançado dias antes da AES Brasil, o aparelho é, segundo ele, o primeiro a reunir as funções wash, beam e spot num único produto. "É nosso três em um!", disse. Ainda no local, o gerente demonstrou o protótipo do MiniMe, que será lançado entre agosto e setembro, para atender ao mercado coorporativo, e itens da marca bastante conhecidos no Brasil, como, por exemplo, o Robin MMX.

Na Decomac, que nesta AES voltou seus focos para o áudio profissional, foram demonstrados poucos, mas importantes produtos do setor de iluminação. Dentre os destaques, apresentados por Salomon Saban, representante comercial da empresa, estiveram os moving heads Neo 15R Beam e Spot CMY; os refletores de LED American Pro mod Quad 10, compostos de dez LEDs RGBW 4in 1, de oito watts, cada; American Pro mod Quad 7, com sete desses LEDs, e American Pro mod Quad 4, com quatro deles, além de um console American Pro Navigator 2000.
Na AMI Music, o gerente de marketing Diego Britto apresentou diversos produtos da Elation, fabricante de moving lights, tais como os já conhecidos Platinum Beam 5R, que, segundo o próprio Diego, "foi, em 2012, o aparelho mais vendido nos Estados Unidos", e Platinum Beam 15R Pro, "que utiliza lâmpada Philips e tem saída entre 700 watts a 1200 watts de potência".
Além deles, foram lançados o Platinum Spot 5R, que também trabalha com lâmpada 5R e tem controle wireless; o Platinum 15R Pro, com controle wireless e saída de potência entre 700 watts e 1200 watts, e os "irmãos" Rayzor Q7 e Q12. "O Q7, o mais rápido aparelho da Elation, é um wash composto de sete LEDs de 15 watts, enquanto o Q12 é composto de 12 LEDs de 15 watts", disse Diego, que aproveitou a oportunidade para anunciar, com exclusividade, a distribuição nacional dos produtos High End.
Na Hot Machine, distribuidora dos produtos SGM, o diretor executivo da empresa, João Alonso, apresentou itens para diversas aplicações: de uso em casas noturnas a shows de grande porte. Dentre as novidades estiveram os moving heads de 12 LEDs full, que, segundo ele, "têm como diferenciais, a rapidez e a praticidade de transporte e instalação, por serem leves e compactos", e os movings com zoom, "uma tendência no mercado, que tem, dentre outras características, angulação de 23 a 40 graus".
Além da "dobradinha", João demonstrou a já conhecida cortina LED Balls, "que tem 56 bolas de LED", e dois novos produtos, as esferas de LED motorizadas e indicadas para cenografias de espetáculos, "com sistemas de cabos que permite içá-las", e o canhão seguidor italiano 2000 MSR, "de 2000 watts de potência, dimmer linear aferido, facas para uso de lâminas de elipsoidal e peso de, aproximadamente, 22kg", disse.
Na Star Iluminação, o iluminador Marcos Silva, que trabalha com o cantor Jorge Benjor, apresentou um produto que chamou a atenção de todos que passavam pelo local: o Spot LED Wireless. Composto de três LEDs de oito watts, o equipamento é, segundo Marcos, ideal para uso em eventos coorporativos.
"Fabricado pela própria Star nas cores branco, preto e cinza, que, naturalmente, facilita sua utilização em projetos variados de cenografia e iluminação arquitetural, o Spot LED Wireless tem grande luminosidade e bateria com duração de 12 horas", disse. Ainda no estande, como de costume, foram demonstrados painéis de LED como o flexível Flex Display, de 20mm, e o sólido LED Screen PH 10 LTK, entre outros.
Na Unilamps, distribuidora dos produtos RED Lighting e Osram, entre outros, o diretor comercial Marcio Guizzo apresentou o Pixel Bar 8, um módulo contendo oito LEDs de 30 watts, cada, consumindo 280 watts, e o Pixel Square, outro módulo de LEDs, sendo este com 16 lâmpadas de 30 watt e consumo de 560 watts.