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Revista Luz & Cena
Aquário
A.L.L. Gravações
Louise Palma
Publicado em 26/07/2013 - 14h44

A relação de André Lopparelli com a música não é recente. Quando pequeno, subia aos palcos de restaurantes, nos quais costumava almoçar, para ver de perto os cantores e músicos que ganhavam a vida com pequenas apresentações. Apaixonado pelo que via, aos dez anos, pediu e ganhou de presente sua primeira guitarra, com a qual montou sua primeira banda, que tinha, além dele, alguns amigos de escola.

"Cada um tocava um instrumento e os ensaios eram, como de costume, realizados numa garagem", lembra André, que, apoiado pelo pai, montou sua primeira sala de ensaio, onde também registrava, em fita cassete, suas músicas, usando para isso um gravador caseiro e um único microfone. "Este microfone era posicionado estrategicamente em um ponto do ambiente, no qual, posteriormente, conseguíssemos ouvir todos os instrumentos e, claro, um pouco mais de voz", diz.

A proximidade com outras bandas da região do ABC Paulista, onde vivia e ainda vive, lhe fez pensar que aquele estúdio, até então usado somente para ensaios de sua banda, poderia se transformar num verdadeiro negócio. Foi aí que, em 1996, abriu sua primeira sala, comercialmente falando.

"Abri as portas para outras bandas e, em pouco tempo, já não tinha mais horários livres. Virava noites e noites acompanhando quem ensaiava e, com isso, ia juntando um dinheirinho para comprar novos e melhores equipamentos. Dois anos depois, a pequena sala já não comportava mais tantas bandas e fui obrigado a abrir um novo espaço, com duas salas de ensaio. Eu me perguntava: se construir mais salas, mais bandas vão surgir?", brinca.

Com a demanda crescente, logo chegaram produtores, que, a cada visita, se deparavam com mais e mais equipamentos, adquiridos em diversos upgrades promovidos por André. "Sempre que podia, comprava algo. Com o tempo, fui adquirindo gravadores analógicos e digitais, mesas de som - como a Soundcraft DC 2000, que era bem grande e impressionava os clientes - e ótimos pré-amplificadores, além de monitores e microfones", diz.

"CASA" DE MUITA GENTE

Localizado no bairro Bom Pastor, área privilegiada de Santo André, o estúdio, batizado de A.L.L. Gravações, atende a diversos tipos de artistas. Dentre os que já utilizaram seus serviços estão Banda Gesto, Guilherme & Santiago, Rodriguinho, Frank Aguiar, Eduardo Araujo, Edu Ribeiro, Planta & Raiz, Cidade Negra, Dezari, Bonde do Tigrão, Calcinha Preta, Beto Barbosa, Reginaldo Rossi, Banda Calypso, Hugo & Thiago, Thiaguinho, Banda Cine e Chitãozinho & Xororó, entre muitos outros.



Com uma sala técnica medindo 15 m2 e uma sala de gravação de 35 m2, o espaço foi projetado pela LG Estúdios, que usou, em sua construção, materiais como gesso acartonado, lã de rocha, lã mineral, lã de vidro e madeira, além de pedras e tijolos furados, estes usados como difusores. O grande destaque é o Tascam DM 4800, "um console totalmente prático, que conta com fantásticos pré-amplificadores e oferece total controle do Pro Tools, facilitando a mixagem de CDs em 2.0 e de DVDs em 5.1", diz André.



Sobre a preferência por periféricos analógicos, o proprietário não "derrapa". Na opinião dele, equipamentos do gênero têm mais valor que os digitais, pois oferecem aos técnicos sons "verdadeiros". "Você usa um plug-in que seria muito bom e muito mais prático para sua mixagem ou masterização, mas a pergunta é: quando você usou o plug-in, você comparou com o verdadeiro periférico?", questiona.

"Essa é a questão! Todo mundo usa, todo mundo gosta, mas a maioria das pessoas nem sabe o que está usando. Chega lá, abre o plug-in, vê que a 'cara' dele é bonita e acha que está tudo lindo. Por isso, continuo usando periféricos analógicos, como o Avalon 73 e os HotSound VT4000/2, que não lago por nada, mas, claro, não deixo de usar plug-ins", completa.



UNIDADE MÓVEL COMPLETA

Paralelamente ao estúdio, André dirige uma unidade móvel que oferece aos clientes um pacote completo de serviços: da gravação de CDs e DVDs ao vivo até a mixagem desses áudios e a edição de vídeos, além da produção e da fotografia desses eventos. Para isso, ele conta com uma equipe formada por cerca de dez profissionais, dentre eles Daniel Martins, que também atende ao estúdio, Marcelo Ferraz, que mixou som para festivais como Rock in Rio e Festival de Verão Salvador, e Andrea Sarz, que dirige os DVDs em questão.

"Nossa UM conta com 48 canais de gravação simultânea e um switcher para 16 câmeras em HD. Tudo isso montado dentro de veículo utilitário Sprinter. Com essa estrutura, completa, oferecemos um produto que viabiliza o trabalho do cliente. Em vez de solicitar somente um de nossos serviços, ele geralmente liga e fecha um pacote", diz.



"Geralmente, fazemos toda a pré-produção, assumimos a direção, produzimos o musical e ensaiamos o DVD. No estúdio, depois das gravações, fazemos o que for necessário: retakes, etc., além de mixagens, edições, masterizações, edição de imagens e tratamento de fotografias usadas no produto final. De lá, o cliente costuma sair bastante satisfeito", completa.
Dentre os trabalhos de destaque da unidade móvel estão o último DVD de Chitãozinho & Xororó, 40 Anos, que teve direção de imagens feita por André, e o DVD 20 Anos de Carreira, de Frank Aguiar. No último ano, a unidade móvel também registrou transmissões ao vivo de grandes shows e festivais, dos quais participaram nomes como Planta & Raiz e Ponto de Equilíbrio, entre outros.


Você possui um estúdio legal e acredita que ele merece destaque em nossa seção "Aquário"? Então escreva para redacao@musitec.com.br e nos conte um pouco sobre o espaço (salas, equipamentos, clientes...). Ah! Não esqueça de informar os seus contatos! Quem sabe seu estúdio não estará em uma das próximas edições da AM&T?
 
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