RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Em foco
Em foco
Redação
Publicado em 06/06/2013 - 17h40
Eventos marcam lançamento de livro
Conceito de Iluminação Cênica, de Roberto Gill Camargo, foi apresentado aos públicos de Rio e São Paulo


A Puc e o IATEC, respectivamente em São Paulo e no Rio, foram palco, nos últimos dias 14 e 20 de março, do lançamento do livro Conceito de Iluminação Cênica, de Roberto Gill Camargo. A obra é resultado de uma parceria entre a Luz & Cena e o Seminaluz, projeto que tem o Incentivo do governo de Minas Gerais através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e que conta com o patrocínio da Usiminas. A equipe do projeto tem o curador Morrison Deolli e a produção de Leandro Calixto e Wenderson Godoi.

Nas duas oportunidades, o autor palestrou sobre a criação da luz para a cena. Foram abordados vários autores de livros relacionados à iluminação cênica e seus métodos de criação, sendo traçado um paralelo entre a os métodos de criação e investigação dos mesmos com os processos utilizados no Brasil. O lançamento permitiu, ainda, a troca de experiências entre profissionais ligados à iluminação cênica, além de um encontro com importantes nomes da iluminação brasileira, como Nenzito Reis, que foi um dos primeiros oficineiros a participar do projeto Seminaluz, e Jorginho de Carvalho, parceiro da empreitada.

"A trajetória destes sete anos do projeto Seminaluz permitiu um amadurecimento do olhar sobre a luz cênica no Brasil. A perspectiva do olhar de quem está no interior aponta para a dificuldade de encontrar uma literatura brasileira especializada para a formação de técnicos e criadores. Foi essa ânsia que nos uniu a alguns mestres espalhados pelo país e nos fez encontrar o Roberto Gil Camargo", destacou Leandro Calixto, sócio e produtor do Seminaluz, acrescentando que o livro permite uma fácil leitura e entendimento, sendo fruto de uma pesquisa bastante profunda do importante elemento da construção de um espetáculo que é a iluminação.

Morrison destacou a importância dos eventos. "Entendemos que os eventos de lançamento são momentos de interação que contribuem tanto para a formação do pensamento quanto para o intercâmbio de profissionais da iluminação cênica. O objetivo é circular por várias capitais do Brasil nos eventos de iluminação cênica para fazer mais lançamentos desse livro e dos outros que o Seminaluz virá a publicar", concluiu.


Cursos de iluminação no IATEC em maio

Três cursos voltados à iluminação, com aulas teóricas e práticas, começam neste mês de maio no IATEC. Dois são da série "Iluminação Cênica". O primeiro, que leva um "I" após seu nome e que tem início no dia 8, apresenta uma visão geral e conta um pouco da história da iluminação cênica, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas, conceitos como temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana, além de temas como eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação.

Já o segundo, "Iluminação Cênica II - Prática e Montagem", começa no dia 22 e tem foco na capacitação do técnico de montagem de iluminação e ensina como fazer a instalação de maneira adequada, como prevenir de acidentes e fala do uso de equipamentos obrigatórios, como capacete e cinto de segurança. O outro curso, "Programa Especial de Treinamento (PET) - Iluminação Cênica", é um pacote completo. Na ementa estão, além dos já citados "Iluminação Cênica Módulo I" e "Iluminação Cênica II", "Official Avolites: Titan Foundation Course on Tiger Touch" e "Treinamento em LEDs e Moving Lights".

Mais informações podem ser obtidas em www.iatec.com.br, onde as inscrições também podem ser realizadas.


Merlin Road Show terá edição especial em São Paulo



Depois de passar por 13 estados brasileiros e atingir um público de mais de 3 mil profissionais, a Merlin Video leva a São Paulo, entre 4 e 7 de junho, no centro de convenções do Espaço Apas, a 14ª edição do Merlin Road Show. A empresa destaca que será uma edição especial, pois oferecerá uma maior variedade de cursos, palestras e workshops, além de contar com um público significativamente maior.

Dentre os grandes nomes presentes no evento, o Merlin Road Show contará com Sony, Panasonic, ARRI, Newtek, Roland, Sachtler, AJA, Matrox, Rode, E-Image, Lexar, LinePro, Comer e Swit, todos com os seus últimos lançamentos em exposição, além de realizarem palestras para o público presente, a fim de disseminarem informações e conhecimento de conteúdo.

Uma das novidades desta edição é em relação às palestras. Além das já conhecidas palestras dos fabricantes, haverá palestras direcionadas aos profissionais de forma mais segmentada, como a de Produção Audiovisual para Igrejas, Planejamento Estratégico, Câmeras e Switchers, Adobe Premiere CS6 e Matrox, Iluminação e Movimento da Câmera, entre outras. Outra novidade será o mais novo curso de produção audiovisual, que tem como principal objetivo aperfeiçoar os conhecimentos em todo o processo de uma produção audiovisual de alta definição de forma prática e didática.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.merlinroadshow.com.br.


Festival de cinema francês em 45 cidades brasileiras

O Festival Varilux de Cinema Francês, evento que traz o melhor da produção recente do país de Napoleão, chega à sua quarta edição nesse mês de maio, agora vez alcançando 45 cidades e 80 salas de cinema em todo o Brasil. São diversos títulos, a maioria ainda inédita no Brasil. De comédia a drama, de thriller a filme histórico, sem contar a presença de uma animação.

Entre os filmes que chegam está Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine), de Benoit Jaquot, drama que se passa em plena Revolução Francesa, em 1789, quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Versalhes, onde moram o rei da França e o resto da corte. Todos fogem, mas Sidonie, jovem leitora inteiramente dedicada à rainha, não acredita nos rumores.

Entre os outros filmes que serão exibidos estão Camille Claudel 1915, de Bruno Dumont, Feito Gente Grande, de Carine Tardieu, Renoir, de Gilles Bourdos, Aconteceu em Saint-Tropez, de Danièle Thompson, Uma Dama em Paris, de Ilmar Raag, Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard, Os Sabores do Palácio, de Christian Vincent, A Datilógrafa, de Régis Roinsard e O Homem Que Ri, de Jean-Pierre Améris.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.