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Revista Luz & Cena
No estúdio
VHS Logos
Projeto eletrônico com samples do passado a serviço do som e da imagem do futuro
Márcio Teixeira
Publicado em 06/06/2013 - 17h00

O produtor de música eletrônica Jarrier Modrow, gaúcho de Porto Alegre e que tem como base Sapucaia do Sul, cidade que fica na região metropolitana da capital, já teve faixas originais e remixes lançados por alguns selos nacionais e internacionais, mas nenhum deles possuía as características de seu mais recente projeto, iniciado no final de 2012 e que, em poucos meses, já acumulou milhares de views e streamings na web: o VHS Logos.

Trata-se de um trabalho baseado principalmente, mas não exclusivamente, no sampleamento de músicas e vídeos antigos, que são recontextualizados para então virarem pequenas peças audiovisuais lo-fi, a maioria de curta duração. Jarrier utiliza fragmentos de áudios extraído de diversas fontes, sendo a principal delas o YouTube, e adicionalmente programa novas batidas e eventuais elementos harmônicos e melódicos, e tudo é reprocessado com muitos filtros e edições.

A sensação de nostalgia está presente em cada momento deste novo trabalho, e as influências das décadas de 1970, 1980 e 1990, tanto na parte musical quanto na parte visual, são constantes. Trechos de músicas antigas conhecidas ou obscuras, comerciais de televisão, documentários, diálogos, antigas vinhetas de emissoras e de distribuidoras de fitas de videocassete... Tudo serve como matéria prima para criar a estética proposta por Modrow no VHS Logos.

"Não há muitos limites nessa colcha de retalhos digital-analógica que faço, e o nonsense está bastante presente. Também não tenho preocupação em transmitir qualquer tipo de mensagem, muito menos em trabalhar com estruturas musicais tradicionais. É, de fato, um projeto criado para a internet, essencialmente experimental, com ares de retrofuturismo e um certo aspecto 'empoeirado', digamos assim", resume o produtor.

BASE CASEIRA

Jarrier Modrow: O local onde trabalho criando e produzindo é o que pode ser chamado de bedroom studio, o que é bastante comum nos tempos atuais. Diversos produtores de música eletrônica ao redor do mundo criam suas músicas em praticamente qualquer lugar, incluindo aeroportos e quartos de hotéis. Sabemos que a evolução tecnológica dos softwares e hardwares é constante, e isso possibilita, há algum tempo, que músicos componham e produzam seus materiais com apenas um notebook e fones, deixando para fazer a mixagem e masterização em estúdios tradicionais, com monitoração adequada e profissionais capacitados para tratar e finalizar o áudio final, mas isso não é uma regra.

Nesse projeto, especificamente, as coisas foram pensadas, ao menos inicialmente, para serem bastante simples e até rudimentares. A baixa qualidade do material sonoro é perceptível, e o resultado final pode ser considerado até como tosco, trash. Na prática, quanto mais estalinhos, ruídos, erros propositais e glitches, melhor. Faz parte do conceito. Resumidamente, o que faço é um tipo de música ideal para ouvir em caixinhas amadoras de computadores, nos fones baratos de MP3 players, e sem esquecer da parte visual, que é de fato muito importante, tanto no que diz respeito ao design gráfico quanto no aspecto dos videoclipes, que disponibilizo para o pessoal assistir no YouTube. Além disso, existem as fotos e imagens, que, compartilhadas na página do projeto no Facebook e no Tumblr, ajudam a criar a estética pensada para o VHS Logos.

TECLADO, MOUSE E ABLETON LIVE

Jarrier: Durante muito tempo, utilizei um bom e velho controlador MIDI, o Ozone, da M-Audio, que também possui uma placa de áudio básica. Contudo, eu não tenho usado muito esse periférico. Para o tipo de som que faço, e até mesmo por uma questão de praticidade, utilizo apenas o mouse e o teclado QWERTY tradicional do computador, que, no meu caso, é um desktop de última geração. Acho bastante confortável desenhar notas e acordes e controlar os demais parâmetros do sequenciador e plug-ins com o mouse.

O principal software que utilizo, e que é, sem dúvida, a peça fundamental para realizar tudo o que produzo no meu home studio, é o Ableton Live. É um DAW extremamente versátil e profissional, com ótimos instrumentos virtuais e efeitos nativos. As ideias realmente fluem de maneira bastante natural neste sequenciador, e fica fácil transportá-las da cabeça para o áudio propriamente dito.


Quando vou samplear músicas de vídeos do YouTube, tenho utilizado um editor de áudio bastante popular e gratuito, que é o Audacity. Gosto muito desse programa, que oferece recursos básicos e também avançados para capturar e editar sons. Ele entra na parte inicial e mais simples do processo, que é gravar o streaming do áudio dos vídeos, normalizar, cortar e exportar em wave. Outro detalhe que vale destacar no Audacity é o Paulstretch, um efeito nativo bastante interessante que eventualmente uso para esticar o áudio em níveis absurdos, com pouca ou nenhuma distorção.

Após essa primeira parte, jogo os samples no Ableton Live e começo a desenvolver uma ideia, o rascunho básico da track. Geralmente é assim, mas nem sempre sigo uma ordem exata. Às vezes começo programando alguns beats, por exemplo. Não gravo instrumentos nem vocais no meu home studio, e nem em outro lugar, pois tudo nesse projeto é essencialmente virtual e digital.

EFEITOS E SAMPLES

Jarrier: A parte de efeitos é crucial nesse projeto, de modo que utilizo uma porção deles na criação das faixas. O Ableton Live possui ótimos plug-ins de efeitos nativos, desde os mais básicos, como o EQ Eight, que é um bom equalizador que uso para cortar determinadas frequências, até o Ping Pong Delay, o Autofilter e efeitos MIDI interessantes como Arpeggiator, Chord, Random e Scale. No que diz respeito à equalização, gosto muito do FabFilter Pro-Q, que é um equalizador extremamente eficaz.



Um detalhe perceptível nas faixas desse projeto é o uso de bastante reverberação. Para tanto, utilizo o Breverb 2, um plug-in sensacional da Overloud que acrescenta esse tipo de ambientação. Ele conta com dezenas de presets e é bastante fácil ajustar seus parâmetros. Outro programa essencial no meu arsenal é o Effectrix, da Sugar Bytes. Trata-se de um plug-in multiefeitos que oferece muitas possibilidades, desde repetições, efeitos de scratch, phaser, entre muitos outros, sendo que um dos meus preferidos é o vinyl, que simula aquela desaceleração de áudio, digamos assim, de discos de vinil ou de fita K7 quando são desligados. E não posso deixar de citar o otiumFX, da Sonitex, que uso para acrescentar distorções, ruídos, baixar resoluções e deteriorar o áudio. É extremamente eficaz para dar um ar vintage a qualquer tipo de som.

Quanto aos samples, os extraio de vídeos gravados a partir de velhas fitas de vídeo. Esses vídeos são disponibilizados por terceiros no YouTube e geralmente não precisam de muitos tratamentos para que saiam com aquela sonoridade empoeirada e desgastada. Já possuem naturalmente uma textura única e típica. No entanto, quando sampleio músicas de arquivos com boa qualidade, faço questão de acrescentar ruídos, remover frequências altas, entre outros detalhes.

COMPRESSÃO INTENSA E MIX "IMPERFEITA"

Jarrier: Em algumas das faixas eu utilizo bastante compressão e conto com o auxílio do compressor nativo do Ableton Live, do iZotope Alloy 2, que, por sinal, é excelente, e do Ozone 5, também da iZotope. Em algumas ocasiões, gosto de aquecer o som com o VintageWarmer 2, da PSP. Uma das coisas que vale destacar é o uso de compressão sidechain em algumas das produções. É uma técnica ótima para destacar kicks e snares e proporcionar uma espécie de pulsação, ou "respiração", do áudio, basicamente.



Todas as etapas do projeto são executadas por mim, inclusive a mixagem, que é uma parte relativamente difícil e até desgastante para qualquer produtor ou técnico capacitado. Mas isso é diferente no VHS Logos, pois não há a preocupação de se ter muitos cuidados e nem existe uma busca pela perfeição. Muito pelo contrário!

Embora o projeto seja todo idealizado e produzido por mim, não descarto possíveis parcerias. Podem surgir produtores interessados em remixar alguma das tracks, ou até eu mesmo posso remixar faixas de outros projetos semelhantes. Nesse curto espaço de existência do projeto, já tive uma das músicas lançadas numa coletânea virtual de um netlabel baseado nos Estados Unidos, a inclusão de algumas das faixas em mixtapes de DJs do Japão e de outros países, alguns vídeos criados por gente que curtiu o som, e uma boa base de fãs e interessados no projeto. São muitos os assinantes do canal do YouTube, seguidores no SoundCloud e no Tumblr e "curtidores" da página no Facebook. Enxergo esse pessoal todo como parceiros.


PRODUTOR TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO LADO VISUAL DO PROJETO

Jarrier: O nome do projeto é VHS Logos porque minha inspiração inicial vem das vinhetas hipnóticas, carregadas de nostalgia, das antigas empresas distribuidoras de fitas de vídeo das décadas passadas. Elas são de um tempo em que utilizavam técnicas de animações rudimentares, e muito scanimate, que é o avô da computação gráfica. É uma espécie de "computador analógico", aposentado desde o advento dos macintoshs e PCs. Emissoras de televisão, desenhos animados e comerciais se serviam dessa ferramenta para criar belas animações e efeitos visuais luminosos, com uma textura analógica muito peculiar [mais sobre scanimate pode ser conferido no site de Jarrier: http://tinyurl.com/jarrier-scanimate].



Da mesma forma que gosto do scanimate, também aprecio intervalos comerciais antigos, aberturas de seriados, de novelas e demais "velharias" carregadas de memórias de quando eu era criança, lá nos anos 1980. Por meio de sampleamento de tais vídeos, quero transmitir um pouco desse sentimento nostálgico, inclusive de épocas anteriores à minha existência, digamos assim.

Para capturar os vídeos, ou baixo o arquivo inteiro do YouTube por meio de um programa bastante conhecido chamado aTube Catcher, ou gravo trechos específicos, capturando a própria tela com o Camtasia Studio, outro programa muito prático. Feito isso, com os samples de vídeos e arquivos "na mão", uso o Sony Vegas para fazer as edições necessárias, os cortes, loops, utilizando filtros, efeitos, transições e até animações de elementos. Gosto também de usar gifs em alguns dos clipes. Eventualmente, uso também o Adobe After Effects, mas tenho pouca experiência prática nele.


LUCRO ZERO

Jarrier: Não ganho dinheiro com as músicas e vídeos do projeto VHS Logos e não tenho essa intenção. Todo o material que sampleio eu "reciclo" e disponibilizo gratuita e exclusivamente na internet, em plataformas que possibilitam essa exposição. Quando pego um pedaço de uma música ou de um vídeo e trato, edito e fundo num videoclipe novo, colocando outro nome na obra, não faço isso por querer me apropriar desse material ou ganhar algum tipo de vantagem em cima dos autores. Nem quero "enganar" os visualizadores ou ouvintes, que, na maioria, são de fora do Brasil. Faço como um tipo de expressão artística, reapresentando sonoridades e memórias audiovisuais pelas quais tenho grande apreço.

Tenho a intenção de lançar, num futuro próximo, algum EP ou álbum do projeto VHS Logos, que, vale destacar, tem características que podem mudar a qualquer momento, e talvez comercializar esse novo material no Bandcamp, ou mesmo lançá-lo por algum selo que se interessar. Mas, nesse caso, será exclusivamente criado e produzido sem samples de trabalhos de terceiros.

Samplear é uma coisa comum, antiga, mas, ao mesmo tempo, bastante moderna. Há os que entendem e a consideram arte, mas há também os que são contra. Entendo perfeitamente que é preciso respeitar os direitos de autor, porém, mais do que isso, é necessário discutir tais direitos para chegarmos a um consenso que esteja em sintonia com essa nova era, da qual faço parte com esse projeto.


VHS Logos na rede

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