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Revista Luz & Cena
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MarthaV
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 23/05/2013 - 22h32
Tatá Barreto
 (Tatá Barreto)
A expressão "pau pra toda obra" foi criada para denominar aquela pessoa - ou aquele objeto - que tem diversas utilidades. MarthaV, partindo desse princípio, é algo do tipo. Cantora, compositora, produtora, multi-instrumentista e técnica de gravação, ela divide seu tempo entre compor, produzir e gravar seus discos, além de cantar ao vivo e tocar com outros artistas.

Há alguns meses, paralelamente a tudo isso, MarthaV trabalhou na conceituada produtora de dublagem carioca Delart. "A experiência", diz ela, "foi excelente, por ter que lidar com o tempo, ser mais ágil, mais prática e objetiva que o comum. Mas chegou uma hora em que me senti uma 'máquina', e antes que pirasse, saí".

"Quero música, cantar, criar... Quero palco! Quero o ócio criativo.", pedia ela. Bastou. Hoje, a menina, que cresceu ouvindo discos de Beatles e a trilha sonora de A Noviça Rebelde e que aprendeu a tocar violão e a compor com a ajuda de revistinhas de cifras, está cheia de projetos. "Um acústico, outro eletrônico, meu autoral com programações e banda me acompanhando, fora minha estreia como 'guigueira', tocando teclado e outras parafernálias no trabalho da querida cantora Julia Bosco", enumera.

Olhando para trás, ela ainda lembra, com carinho, da época em que usava um gravador padrão de dois canais para fazer suas primeiras experiências. "Eu tocava e gravava a base, apertava o play, dava o rec num segundo gravador e tocava a melodia. Aí veio o computador, o MIDI, as gravações digitais, o iPhone, o iPad.", diz.

BATE-BOLA

Microfone: O dinâmico Shure Beta 58A e o condensador cardióide Audio-Technica AT2020, barato e bom para registrar vozes e violões

Plataforma de gravação: Line 6 TonePort KB37. Além de placa de áudio, é um teclado controlador e simulador de amplificadores.

Monitor de referência: Behringer ativo B2031a. Na dúvida quanto a graves, uso algum analisador de frequência.

Periférico: Pre ART Tube

Software de gravação: Logic Pro 9

Plug-ins: Os do próprio Logic, além dos Waves, Native Instruments, Arturia, IK Multimedia, GearBox, OhmBoyz, LennarDigital Sylenth1 e muitos outros que ainda tenho que instalar

Melhor estúdio de dublagem: Delart

Melhor estúdio de música: Não sei dizer. O meu, se fosse melhor equipado? De qualquer forma, ainda prefiro gravar aqui, pois não me preocupo com a hora e fico mais à vontade para criar.

Sonho de consumo profissional: Um bom compressor para voz, todos os plug-ins do mundo, uma sala com tratamento acústico só para eu poder fazer barulho de madrugada, uma boa bateria, microfones básicos e vários sintetizadores. Só isso!

No estúdio, gosto de: Estar sozinha, de preferência sem hora para acabar e sabendo onde se encontra tudo o que preciso.

No estúdio, não gosto de: Gente falando, não achar o que quero, barulho de obra e mosquitos.

Dicas para iniciantes: Aprender a confiar mais no ouvido, treinar e prestar atenção em sonoridades diferentes, não necessariamente ter os melhores equipamentos achando ser essa a solução para um resultado ideal, ter cuidado com excesso de ferramentas e número de canais, treinar o desapego em relação aos arranjos e prestar atenção na frequência de cada instrumento no momento da criação do arranjo. Senão, nem a mixagem dará jeito.
 
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