RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de Mercado
Redação
Publicado em 18/01/2013 - 10h24
Workshop Røde - Técnicas de Microfonação no IATEC
Evento contou com palestra ministrada por Thiago Bianchi, vocalista do Shaman


No dia 06/12, a unidade Centro do IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação), no Rio de Janeiro, recebeu o Workshop Røde - Técnicas de Microfonação, iniciativa que contou com o apoio da Pinnacle Broadcast, distribuidora exclusiva da Røde no Brasil.

O evento, que, além de gratuito, teve transmissão ao vivo pela internet, foi dividido em duas palestras. Na primeira, Princípios Básicos de Microfonação, o Professor Marcinho, que dá aulas no IATEC, fazendo uso de seus conhecimentos e de seu bom humor transmitiu ao público informações essenciais sobre microfones e suas aplicações de forma objetiva, porém leve, descontraída.

Em seguida, foi a vez de Thiago Bianchi apresentar a palestra Vocalista em Estúdio. Thiago, que, além de vocalista, é endorsee da Røde e produtor, teceu comentários sobre diversos microfones da empresa, como NT2-A, NT1-A, NT3, M1, M2 e M3, mas deu especial atenção ao seu microfone, o Procaster, por ele utilizado tanto em shows quanto em gravações de voz e captação de instrumentos no estúdio. Para mostrar as características do produto, Thiago cantou algumas músicas de seu grupo e um cover do Iron Maiden, uma de suas bandas favoritas.


"Minha voz parece a do Mickey Mouse, mas o Procaster dá a ela o peso que eu preciso", disse Bianchi, provocando risos. "Esse microfone é uma obra de arte para a gravação ao vivo. Com ele, acaba aquilo de adorar o som da sua voz no show, mas, depois, notar que precisa regravá-la. Ele é inteligente, considera a maciez", afirmou.

Thiago ainda falou das caixas Event, que também já chegaram ao mercado brasileiro (veja mais na seção Primeira Vista desta AM&T 256). "São animal. Nunca havia conseguido o mesmo som no estúdio e no carro. A depressão de gravar algo e, indo pra casa, no som do carro, escutar algo completamente diferente, era indescritível. Quando ouvi o Event, quase chorei", contou o vocalista, carregando no drama e novamente provocando risos na plateia.

Ricardo Lopez, proprietário da Pinnacle, ficou bastante satisfeito com o evento e com a incursão carioca de sua companhia. "O workshop foi muito bom. Excelente mesmo. Aliás, fizemos, nestes dias, um evento com a Merlin, um com a Globosat, e hoje, aqui, com a Røde, todos bastante proveitosos. Queremos estar cada vez mais no Rio, pois atualmente quase tudo acontece em São Paulo. Já pensamos em retornar em 2013 para realizar diversos eventos como este", concluiu.

PROFESSOR HOMERO SETTE ASSUME CARGO DE GERÊNCIA NA ETELJ

A Etelj anunciou mais um reforço para a sua equipe, com Homero Sette assumindo a gerência de projetos da fabricante de amplificadores. Em um vídeo de apresentação, o engenheiro explica que escolheu a Etelj por ser "uma empresa jovem, em franco crescimento, com uma excepcional equipe de projeto, que desenvolve produtos inovadores".

Sette, que é referência em alto-falantes e caixas acústicas nos mercados brasileiro e latino-americano, declarou ainda que se sente orgulhoso em integrar a equipe para fazer o que mais gosta: "ensinar, aprender e trabalhar pelo aprimoramento do áudio brasileiro".

Na nota preparada para a apresentação de Sette, a Etelj, que também atua no segmento das telecomunicações, adianta que, em breve, irá anunciar mais novidades.

ARENA GRÊMIO É INAUGURADA COM SONORIZAÇÃO DESENVOLVIDA PELA TELEM


No dia 8 de dezembro, o Grêmio inaugurou seu novo estádio, localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A Arena Grêmio conta com o sistema de sonorização desenvolvido pela Telem, responsável pelo projeto executivo e por toda a instalação dos equipamentos no local.

Já no jogo de estreia, em que o time da casa venceu o alemão Hamburgo pelos mesmos 2 a 1 da final do Mundial de Clubes de 1983, os torcedores puderam conferir o sistema de áudio, composto por equipamentos da Electro-Voice, também usados em estádios das Copas da Alemanha e África do Sul.

Para garantir que os requisitos de inteligibilidade e pressão sonora exigidos pela Fifa fossem atendidos, foram feitos estudos acústicos e eletroacústicos do local. Para a sonorização das arquibancadas, foram instalados 30 clusters - conjuntos de três caixas acústicas - na cobertura, a mais de 40 metros de altura, além de 136 caixas para as zonas de sombra. Já na parte da arena interna foram instalados mais de 3 mil alto-falantes. Com esse sistema, além de música ambiente, é possível enviar avisos em áreas específicas do estádio, essencial para garantir a segurança na Arena Grêmio. O sistema de sonorização conta ainda com amplificadores de potência, módulos de controle de rede, estações de chamadas e microfones.

Construída para substituir o Estádio Olímpico Monumental, inaugurado em 1954, a Arena Grêmio é um dos estádios mais modernos do país, ainda que não esteja entre as sedes da Copa do Mundo de 2014.

PRODUTOS DA KLOTZ CABLES CHEGAM AO BRASIL COM DISTRIBUIÇÃO DA CV ÁUDIO

A marca alemã de cabos, Klotz Cables, chegou ao Brasil através da distribuição exclusiva da CV Áudio. Os produtos da empresa, bastante conhecida na Europa e na Ásia, já foram utilizados em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, realizados em julho de 2012.

Inicialmente, a distribuidora trabalhará com os segmentos de áudio e broadcast, mas não descarta outros setores no futuro. Modelos como o CAT 5 (utilizados em consoles com interfaces digitais no palco, por exemplo) e o RC 5 (de uso móvel e conectores Neutrik), já podem ser encontrados no mercado nacional.

PRÊMIO NOITE RIO ANUNCIA VENCEDORES


No dia 13 novembro, o Teatro Sesi Rio foi palco do primeiro Prêmio Noite Rio, iniciativa que tem como objetivo valorizar a indústria do entretenimento noturno do Rio, seus empreendedores, produtores, artistas, técnicos e profissionais de atendimento.

Na edição de 2012, o Noite Rio teve 85 finalistas em um total de 17 categorias, entre elas as de Melhor Técnico de Som, que premiou Antoine Midani e Renato Muñoz, Melhor Arena de Shows (Circo Voador), Melhor Casa Noturna (00 e Rio Scenarium) e Melhor Estrutura de Equipamentos (Barra Music e Vivo Rio). A lista completa de vencedores pode ser conferida em www.premionoiterio.com.br.

O prêmio, que foi idealizado pelo jornalista, empresário e produtor cultural Leo Feijó, é uma realização do Sesi Cultural/Firjan e tem como parceiros o IATEC, o Instituto Gênesis da PUC-Rio e o SindRio.


CASIO APRESENTA NOVA TECNOLOGIA EM EVENTO


No último dia 22 de novembro, a Casio Brasil promoveu, em São Paulo, a primeira edição do Dealer Meeting Casio Brasil 2012, um evento em que apresentou ao mercado sua mais recente tecnologia de pianos digitais: a Acoustic and Intelligent Resonator, ou, simplesmente, AIR.

A tecnologia AIR reproduz, com fidelidade, o som de um piano acústico legítimo, simulando a ressonância dos harmônicos e as reverberações mais longas. De acordo com a companhia, alguns modelos dispõem de um simulador digital que permite ao usuário reproduzir as variações sonoras que obteria em um piano "real" se este estivesse com a cauda aberta ou fechada, além de permitir a sonoridade que o usuário teria se o piano tivesse sua cauda removida.

A Casio ainda informou que expandiu a capacidade de memória instalada, aplicando uma tecnologia de compressão de dados que tornou possível atingir maior duração das amostras e maior qualidade dos dados de waveform.

Na primeira edição no Dealer Meeting, que serviu não apenas para apresentar a nova tecnologia, mas também para firmar parcerias comerciais e apresentar o plano de marketing da Casio para 2013, marcaram presença, além das lojas especializadas, a distribuidora Izzo Musical, imprensa, músicos e artistas. A abertura oficial ficou a cargo de Masakazu Hirano, presidente da Casio no Brasil. "A convenção foi um sucesso de imagem e vendas", destacou Samuel Cimirro, gerente de vendas e marketing da companhia.

ERRATA

Na matéria da Expomusic, erramos. Os microfones distribuídos pela Harman são AKG. Os modelos CharterOak são representados no país pela empresa Studio Brazil.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.