RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Review
Sergio Roberto de Oliveira - Quinze (A Casa
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 09/01/2013 - 23h23
Divulgação
 (Divulgação)
Comemorando 15 anos de carreira, o compositor Sergio Roberto de Oliveira - ex-aluno de Guerra-Peixe, indicado em 2012 ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica com o CD Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas, do grupo de compositores do qual faz parte, o Prelúdio 21, tendo como intérprete o Quarteto Radamés Gnattali - lança o box Quinze. Composto por quatro CDs, Ao Mar, Luz e Sombra, Espelhos e Oitis, o box é mais um produto de seu selo, A Casa, e chega ao mercado via Tratore.

Dedicado às cordas, o CD Ao Mar reúne obras do compositor, como, por exemplo, sua estreia Suíte para Cordas, agora na gravação da Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro, e as homenagens a Heitor Villa-Lobos - Quarteto Brasileiro Nº1 - e a Ariano Suassuna - Quarteto Brasileiro N°2 -, ambas interpretadas pelo Quarteto Radamés Gnattali. Ainda fazem parte do disco a faixa-título, interpretada pelos violoncelos do Duo Santoro, e Três Olhares Sobre Uma Moça Bonita, interpretada pelo jovem Duo Veredas.

O CD Espelhos traz composições de Sergio para piano e outros instrumentos, como a faixa-título, interpretada pelo Duo Croma de pianistas; Estudo Sobre Alban Berg, tocada por clarineta e piano, e Ice, por saxofone e piano, além de Humana, tocada por trombone e piano, e Ciclo, por flauta, clarineta e piano.

O terceiro CD, Oitis, tem como único intérprete o grupo homônimo e traz obras compostas sobre poemas do próprio compositor, tal como Preciso de um Amor, e de Mário Quintana, como Canção do Dia de Sempre e A Canção Que Não Foi Escrita. A faixa-título, uma referência à típica árvore nacional, é resultado de uma até então inédita parceria com Paulo César Feital. Indicada ao Grammy Latino 2011, Umas Coisas do Coração, originalmente gravada pelo violonista Armildo Uzeda, ganha nova interpretação nas mãos de Luis Carlos Barbieri.

O quarto CD do box, Luz e Sombra, de formações mistas, reúne peças como 4 Canções sobre Canções de Mário Quintana, interpretada pelo Quarteto Colonial; DAM, interpretada por Maria Carolina Cavalcanti, e a faixa-título, interpretada por dez trombones do Coral de Trombones Unibones, regido por João Luiz Areias. O repertório traz ainda Pau e Corda, tocada por clarineta e contrabaixo, e Bico do Papagaio, tocada por flauta, clarineta e contrabaixo.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.