Como seria bom descobrir que, ao ligar a lava-roupas, aparece uma mensagem em seu display avisando que já está disponível um upgrade gratuito de capacidade de 8 kg para 11 kg. Bastaria, então, clicar no botão "Download" para a máquina adquirir aos poucos alguns centímetros a mais. Quem sabe ao ligar a LCD na próxima vez irá aparecer uma mensagem dizendo que seu fabricante está disponibilizando a tecnologia 3D sem custo adicional, e que, sem largar o controle remoto, poderia estar a caminho apenas clicando-se o botão "Aceitar" na tela. Que tal um dia receber um email dizendo "Prezado colaborador, está disponível uma atualização de R$ 500 em seu salário. Para aceitar, responda este e-mail, escrevendo 'Confirmar atualização' no campo 'Assunto'". Deixando de lado essa perspectiva onírica, minhas coisas acabam eventualmente ficando velhas e desatualizadas e, na maioria das vezes, é necessário mais esforço de minha parte ou dinheiro extra para que fiquem atualizadas. Às vezes, ambos. As suas também? Coisa estranha...
E o Pro Tools, está nesse grupo de coisas que se desatualizam também? Com certeza! Assim como o Kirk foi atualizado pelo Charles Xavier, sempre irão existir muitas atualizações, algumas pagas, outras gratuitas, mas primeiro devemos entender a diferença entre estas e, consequentemente, a diferença entre Upgrade e Update. Vejamos: Upgrade é quando muda-se de uma edição para outra, tipo do Pro Tools 9 para o Pro Tools 10, e Update é uma atualização de uma mesma edição, tipo do Pro Tools 10.1.1 para o Pro Tools 10.1.2, assunto este para as próximas linhas. Tem ainda os Crossgrades, que são um tipo de Update, só que entre edições diferentes, como mudar do LE8 para o 9. E, por fim, os CSs, tipo PT 8.1cs2. CS significa Customer Support (suporte ao cliente, em português), e estes vêm na forma de pequenas atualizações que geralmente resolvem alguma linha de comando equivocada (leia-se "bug").
A boa notícia é que os updates são mais amistosos com seu setup atual do que os upgrades, isto se tratando de Pro Tools, e não de sistema operacional. Os updates normalmente resolvem aquele probleminha de MIDI, um bugzinho aqui e ali e implementam algumas coisas novas. Em direção ao fim da matéria, vamos ver uma lista sucinta do que a nova versão 10.1.2 traz, mas se estiver ansioso, teletransporte-se para lá agora.
Para os que continuam: apesar dos upgrades entre edições serem pagos, como o do Pro Tools 9 para o 10, as atualizações de edição são gratuitas e podem acontecer automaticamente. Já falei muitas vezes para tomarmos cuidado com atualizações automáticas, pois você pode acabar ficando com versões incompatíveis de sistema e software, como foi o caso do upgrade para o OS X Lion que muita gente fez e acabou descobrindo que o Pro Tools não funcionava mais. Portanto, nunca é demais lembrar que quem decide quando as coisas devem ser atualizadas somos nós, os usuários.
Antes de fazer um update ou um upgrade é boa ideia dar uma olhadinha na infinita e everchanging tabela de compatibilidades do site da Avid, nos links a seguir, nada amistosos para revistas de papel, sem hipertexto (mas um encurtador já melhora um pouco as coisas):
Para Windows:
http://tinyurl.com/compatwindows
Para Mac:
http://tinyurl.com/compatmac
Análise pronta e decidido mudar, é então hora de aceitar o oferecimento automático de update do Pro Tools que aparece quando abre-se o programa ou instanciar o seu download manualmente. Vamos ver essa primeira parte agora em suas duas vertentes, automática ou manual.
SUGESTÃO AUTOMÁTICA DE UPDATE
Quando abrimos o Pro Tools em um computador conectado à internet (excetuando-se aqueles que usam proxy e carecem de autenticação), o software updater, uma espécie de aplicativo mutualista, pode sugerir um novo update do Pro Tools, caso este exista. Veja a figura 1, com a caixinha que traz alegrias e também um monte de dúvidas.
Se você tem medo desta janelinha, marque a caixa ao longo do texto "Do not check for updates automatically", que, resumidamente, significa "Não enche", para que esta nunca mais apareça e fique para sempre presa no espaço-tempo. Caso contrário, clique no botão Details... para chegar próximo à fronteira final (essa é para os trekkers de Araraquara). Abre-se, então, o browser interno do Pro Tools.
Na figura 2, a exemplo de minha atual situação, vê-se que há um update disponível para meu Pro Tools 10 e que meus plug-ins estão todos na última geração. Ou será que eu deveria dizer Nova Geração? Ao clicar no botão View Update, o dito cujo aparece na próxima tela.
Que coisa bonita e amedrontadora: Update 10.1.2.46? Que p**** é essa? A quadragésima sexta modificação da segunda modificação da primeira atualização? Sei não, hein... Mas vamos que vamos. Basta clicar o link Download para aparecer o Download Manager (gerenciador de download da Avid) e depois clicar novamente no link Download.
Como? 1.8 GB é o tamanho desse update? É praticamente outro Pro Tools. Bom, que seja mesmo, senão vou soltar os Gorns.
Aviso: Demora bastante caso você tenha uma conexão de classe média, como eu. Sendo assim, aproveite para fazer um lanchinho saudável, tipo uma barrinha de cereais, ou tirar uma soneca restauradora.
BUSCANDO UPDATES MANUALMENTE
Caso tenha clicado naquela caixinha "Não enche", você pode ainda rodar manualmente o Software Updater. Ele fica na Pasta Applications/Avid/Pro Tools. Um browser abre-se e os mesmos passos descritos acima podem ser seguidos.
Outra alternativa é ir ao menu Help no Pro Tools, escolher a opção Check For Updates... e seguir as mesmas diretrizes apontadas.
Agora que o download foi concluído, basta rodá-lo. Lembre-se de fechar todos os aplicativos antes de fazê-lo. No meu caso, como estou no Mac OS X, clico no arquivo .dmg e após a verificação do arquivo a imagem do update monta-se no desktop. Abro-o e, de dentro de sua pasta, clico no ícone Install Pro Tools 10.1.2 Update.mpkg. Sigo clicando uma combinação intuitiva de botões Continue e Agree e eis que surge uma janela com um aviso importante: os plug-ins EQII e Dynamics II não serão mais suportados por esta nova versão, portanto estão sendo movidos para a pasta Unused Plug-ins (plug-ins fora de uso). O que estes estavam fazendo ali? Tudo bem, não foi um aviso tão importante assim, pois a última vez que abri esses plug-ins foi logo após a NCC-1701 ter ficado pronta. Mas foi bom saber. Agora, para aqueles que adoram criar presets, bailaram. Mais cliques em botões Continue e finalmente clico no botão Install. Forneço minha senha de administrador. Instalação rolando e, no fim, um reset obrigatório.
Agora, com o sistema no ar novamente, chegou a hora de clicar no ícone do Pro Tools para abri-lo.
Opa: vejo no canto inferior direito da janelinha de abertura que agora a versão que está sendo iniciada é a 10.1.2. Depois de uma demorinha para realocar na nova DAE todos os meus plug-ins colecionados compulsivamente, o Pro Tools abre saudando-me com a janela Quick Start. Ufa! Daqui em diante, só alegria. Mas fica a pergunta: o que mudou? Para aqueles que não tiveram pique para ler o Read me de 24 páginas que acompanha o update, aqui vão os tópicos principais contidos em seu ínterim, referente aos usuários de Mac OS X 10.6.x ou 10.7.x. (obs.: o pessoal de Windows que me desculpe, mas acredito que deve ser a mesma coisa; na dúvida, é melhor você dar uma conferida no Read me antes de jogar fora a pasta do update).
Vamos, então, ao que interessa.
QUESTÕES DE COMPATIBILIDADE COM ESTE NOVO UPDATE (MAS QUE A GENTE JÁ SABIA)
Um iLok tem que estar conectado ao computador 100% do tempo enquanto o Pro Tools estiver ativo.
Plug-ins Mixer e Elastic Audio de edições anteriores não são mais compatíveis com a Edição 10.
O Pro Tools não consegue gravar em HDs formatados em Case-Sensitive. Usar o modo Jounaled resolve.
O Spotlight pode interferir em gravações longas.
Os atalhos do Mission Control conflitam com os atalhos do Pro Tools.
Os menus do Pro Tools podem ficar cinzas. Usar a janela principal do Spaces para resolver isso.
Os updates automáticos não funcionam em conexões via Proxy que precisam de autenticação (esta você já aprendeu hoje).
Se o Paralleles Desktop estiver instalado, as controladoras Ethernet podem não funcionar.
COISAS CORRIGIDAS PELO UPDATE
Arquivos AIFF de 32 bits agora são reproduzidos sem distorção.
Quando o botão de gravação do Pro Tools está ativo junto com o Satellites Link, o comando de Rewind via serial (nove pinos) não é mais ignorado quando o sistema administrador está rodando (esse é bem pró!).
O comando Write to Current automation não cria mais um nó extra no final da seleção.
Agora os mapas de parâmetros do plug-in Dynamic III aparecem corretamente após a conversão do formato DPM para AAX.
Alternar uma mandada de pré-fader para pós-fader não desabilita mais o fluxo de áudio na pista. Esta você tinha notado, certo?
A performance dos comandos de transporte e Locate em sistemas Satellite foi melhorada.
Só isso? Se você está vindo do 10.1.1, sim. Caso esteja ainda no 10.0.0, tem mais um monte de outros benefícios.
ERROS PERSISTENTES
Concorde comigo: é, no mínimo, fino publicar uma lista de problemas que ainda persistem e suas soluções (os famosos workarounds), mas ainda há alguns que não têm solução e mesmo assim a Avid tem a decência de publicá-los. Quando você encontrar um destes, diga: "isso é um bug que eu já sabia, mas o pessoal lá na Avid tá trabalhando para resolver. Enquanto isso, vamos fazer assim...", e invente alguma coisa. Como a lista é muito grande, vou citar só alguns, antes que meu editor venha me dissuadir em relação ao uso indiscriminado de papel couché.
Quando automações de volume e pan, entre outras, estiverem sendo gravadas, seus botões correspondentes na janela Automation não exibem informações de que as automações estão sendo gravadas. Tem que ficar de olho nos botões da Edit Window ou da Mix Window para saber se as automações estão sendo gravadas mesmo.
A Delay Compensation não funciona em cascateamento. Exemplo: quando roteamos a saída de uma pista armada para gravação para outra pista também armada para gravação. Desse jeito, funciona na primeira, mas não na segunda.
O indicador de Timebase não se atualiza ao importar-se material com propriedade oposta (Elastic Audio normalmente): o ajuste tem que ser manual.
O comando de espera por um evento MIDI para inciar a gravação (wait for MIDI) não funciona se você estiver enviando MIDI via Rewire. Será necessário iniciar a gravação manualmente.
Alguns plug-ins no formato AAX DSP em sistemas HDX, como por exemplo o ReVibe 2, podem produzir ruídos. Não será possível usá-los por enquanto, caso você descubra algum que faça isso.
Em sistemas HDX, ao colocar um plug-in estéreo (formato Native) após um outro plug-in que está convertendo o formato da pista de mono para estéreo, haverá um problema de fase ou o volume ficará menor. Use um plug-in estéreo no formato DSP como substituição ou mude a configuração da pista.
Ao usar uma superfície de controle, as funcionalidades Trim Scrub e Trim Shuttle não funcionam em clipes que têm fades. Será necessário tirar os fades, fazer o que se pretende e voltar com os fades.
Ajustar o Clip Gain usando a Jog Wheel em um controlador Eucon faz o Pro Tools fechar. Ninguém sabe a lógica disso. Nem o Spock.
Não vou ficar aumentando essa lista, senão vai parecer que tem mais coisas que não funcionam do que coisas que funcionam. O fato é que o Pro Tools é um dos poucos softwares que disponibilizam inúmeras atualizações gratuitas aos seus clientes para que possam rodar de forma cada vez mais coesa. E não é à toa que o Pro Tools é um dos softwares mais usados no nosso mundo e também em Vulcan.
Um abração e até a próxima!
Daniel Raizer é especialista de produtos sênior da Quanta Brasil, consultor técnico da Quanta educacional, músico e autor do livro Como fazer música com o Pro Tools, lançado pela editora Música & Tecnologia.
Mantém o blog pessoal
danielraizer.blogspot.com.