RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Alesis 3632
Depois de 20 anos de sucesso, Alesis apresenta a nova versão de seu famoso compressor
Alexandre Cegalla
Publicado em 05/07/2012 - 17h21
Divulgação
 (Divulgação)
Com design e parâmetros baseados em seu popular antecessor, além de continuar possuindo o mesmo tamanho de um rack (com 19,5 cm de profundidade), o novo processador dinâmico Alesis 3632 promete ser uma fiel continuação do famoso 3630. A versatilidade também continua a mesma, pois o Alesis 3632 pode ser usado como compressor, expander, limiter ou gate tanto em shows quanto no estúdio, atuando em modo dual mono (dois canais independentes) ou com o canal 1 controlando o canal 2. E cada uma dessas funções pode ser acessada separadamente no painel frontal. O aparelho pesa 3,1 kg e, diferentemente do anterior, tem fonte de alimentação interna.

Os dois canais de processamento oferecem os mesmos recursos. O expander/gate possui controles de threshold (de "off" até +15 dBu) e ratio (de 1:1.2 a 1:8). O compressor dispõe de controles de threshold (-40 dBu a +20 dBu), ratio (1:1 a ∞:1), attack (0.1 a 150 ms/20 dB), release (0.05 ms a 5 s/20 dB) e output gain (-20 dB a +20 dB). Este último, também conhecido como "make up gain", compensa a perda de níveis de sinal que ocorre com a compressão. Acima dos controles há LEDs coloridos indicando valores de threshold, redução de ganho em dB e níveis de entrada e saída de sinal. O equipamento oferece ainda um limiter, com threshold ajustável de 0 dBu a "off", e um LED de cor vermelha para avisar quando ele é acionado.

O novo processador da Alesis possui também outras funções, que aumentam ainda mais a sua versatilidade. Na seção do compressor, o botão sidechain filter funciona como um filtro de low cut, preservando os graves de serem comprimidos, e, por conseguinte, evitando as oscilações de sinal em toda a mix, que podem ocorrer quando o bumbo afetado pela compressão é tocado na música. O compressor ainda conta com chaves para acionar e monitorar o sinal do sidechain externo, uma chave que aciona o ajuste automático do ataque e do release e também uma chave que aciona o modo inteligente de atuação do knee. Bem no meio do painel frontal se encontra o botão couple, que desabilita os parâmetros do canal 2 e o ajusta automaticamente pelo canal 1.

As conexões ficam no painel traseiro, havendo agora tanto conectores XLR quanto P10 TRS na entrada e na saída de cada canal, sendo que o Alesis 3632 oferece ainda conexões P10 de send e return para o sidechain. Os canais do equipamento também possuem um botão para selecionar o nível do sinal (+4 dBu ou -10 dBV).

Com tantas funções e alternativas de ajustes, o novo processador dinâmico da Alesis é mais uma opção, versátil e com um bom custo-benefício, para diversas situações.

www.habro.com.br
www.alesis.com
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.