RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
D&B Audiotechnik V-Series
Line array alemão proporciona sonoridade com alta intensidade
Miguel Ratton
Publicado em 05/07/2012 - 17h00
Divulgação
 (Divulgação)
A série V da D&B Audiotechnik é um sistema de line array indicado para sonorização de espaços grandes e médios, tendo como maior destaque a qualidade e pureza sonora que produz mesmo em altos níveis de SPL. O sistema é composto por caixas passivas de três vias, com dois falantes de 10" para as baixas frequências, um falante de 8" para as médias e dois drivers de compressão de 1/4" para as altas. De acordo com o fabricante, graças ao arranjo simétrico dipolar dos falantes de graves, o controle do ângulo de dispersão horizontal do sistema é controlado até 250 Hz, podendo ser de 80° (usando as caixas V8) ou 120° (usando as caixas V12). É possível angular as caixas de 0 a 14°, em passos de 1°. Também faz parte da série um subwoofer com dispersão sonora do tipo cardioide.

As caixas V8 e V12 só diferem em relação ao ângulo de cobertura horizontal. Ambas têm impedância nominal de 8 ohms, suportando até 2.000 W de potência (500 W RMS) e produzindo um nível máximo de 139 dB (1 m), com resposta de frequências de 67 Hz a 18 kHz (-5 dB). O peso de cada caixa é de aproximadamente 34 kg.

O subwoofer V-Sub utiliza o conceito bass-reflex, com dois falantes de 18" de longa excursão voltados para a parte frontal e um falante de 12" acoplado a duas câmaras do tipo bandpass irradiando para a parte traseira. O padrão de dispersão cardioide obtido com esse design evita a transmissão de energia para trás do sistema e reduz o campo reverberante nas frequências baixas, proporcionando maior precisão na reprodução dos graves. A resposta de frequências do subwoofer vai de 37 Hz a 115 Hz, com um SPL máximo de 133 dB. O V-Sub pode ser usado para complementar as caixas V8 e V12 em diversas formas de combinação, empilhadas no chão ou suspensas, tanto no topo do array quanto em uma coluna separada. O peso do subwoofer é de cerca de 64 kg.

Os sistemas da série V podem ser implementados com as caixas empilhadas no chão ou penduradas, sendo que o design mecânico e acústico possibilita ter até 24 caixas suspensas em um array. As caixas e o sub são construídos com compensado naval e protegidas com acabamento sintético contra impactos e mau tempo. A parte frontal das caixas é protegida por uma tela rígida de metal, com uma espuma acusticamente neutra por trás. Todos os componentes necessários para a montagem suspensa já vêm integrados nas caixas, que possuem também alças nas partes laterais e traseira.

Para a amplificação das caixas e do sub, a D&B oferece o amplificador D12, que possui dois canais de áudio e incorpora processamento digital, com equalização paramétrica de quatro bandas e ajustes de delay de até 340 ms em cada canal. Ele dispõe de entradas analógicas e digitais, saídas do tipo link, circuitos de proteção e recursos de controle e monitoração remotos. Cada canal do D12 pode alimentar duas caixas da série V ou dois V-Sub, e o amplificador conta com ventilação controlada por temperatura. O equipamento opera em rede elétrica de 115 a 230 V e tem dimensões de rack 3U, com profundidade de 35 cm e peso de cerca de 13 kg.

Para dimensionar e ajustar seus line arrays, a D&B dispõe do software ArrayCalc, uma ferramenta com recursos gráficos que permite simular o comportamento do sistema em termos de níveis sonoros, cobertura etc. Com este software é possível definir a quantidade de caixas a serem usadas, as angulações adequadas, a quantidade de subwoofers e seu alinhamento, com informações completas dos pesos e dimensões das pilhas. A D&B também oferece o sistema D&B Remote, que permite monitorar e controlar remotamente os amplificadores D12 através de uma conexão em rede a um computador.

www.decomac.com.br
www.dbaudio.com
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.