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Revista Luz & Cena
Aquário
Groove Studio
Márcio Teixeira
Publicado em 03/12/2011 - 22h46
Marcio Teixeira
 (Marcio Teixeira)
Durval Lelys, vocalista e líder do Asa de Águia, com seu jeito simples, nos recebe para uma conversa em uma sala que integra o complexo de seu Groove Studio, situado em uma bela e confortável casa no Jardim Armação, em Salvador. E ele logo trata de explicar os motivos que o levaram a criar, em 2001, esse espaço, que já recebeu nomes de peso como Arto Linday, Banda Eva, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Harmonia do Samba, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e Psirico, além, claro, de ser a base das gravações do Asa de Águia.

"Ter um estúdio acaba sendo um investimento natural para quem é músico e compositor. Com ele, chega-se ao objetivo final das obras mais facilmente. O segundo motivo da criação do Groove Studio é que essa casa foi meu primeiro projeto de arquitetura. Eu estava no segundo ou terceiro ano de faculdade e meu pai queria construir uma casa. Participei do projeto com mais dois colegas. Acho que esse é o meu lugar. Algo como a minha Graceland", disse ele, referindo-se à internacionalmente conhecida mansão de Elvis Presley.

"Queria manter a casa, mas alugá-la já havia se mostrado não ser uma boa ideia. Então comprei o imóvel da minha família e, imaginando dar movimento ao lugar, fiz dele um estúdio", afirma Durval. Bem localizada, a casa do Groove tem características bem "baianas", como diz o músico, com coqueiros, piscina, jardim e uma atmosfera que deixa mais descontraído o clima antes, durante e depois das sessões de gravação.

PONTO DE MUTAÇÃO

Após quase perder o interesse pelo estúdio por conta da constante necessidade de manutenção, Durval encontrou o profissional que faria a "chama" novamente se acender. "Eu estava bastante decepcionado com o negócio, mas aí o Daniel [Reis, técnico de PA do Asa de Águia e gerente do estúdio] apareceu. Ele é um supergerente, uma pessoa muito organizada, técnica, de gosto apurado. Tem todos os requisitos que o tornam a pessoa ideal para o cargo que ocupa. Quando ele veio, indicou os nomes de equipamentos e apresentou os custos [risos]. Estamos sempre adquirindo coisas novas, realizando melhorias. É algo que nunca para, pois estamos sempre em busca da perfeição. Quem tem um negócio desses vai mexer a vida inteira. Mas que não seja por capricho, mas por necessidade. Surge um revestimento melhor, um projeto melhor, e fica por mais cinco ou dez anos."

Segundo Lelys, com a queda dos investimentos de gravadoras, o estúdio se valorizou tanto na Bahia quanto no cenário nacional. "A maioria dos artistas que estão usufruindo dele fazem investimentos próprios ou fruto de pequenas parcerias, e daqui vão direto para as gravadoras", ressaltou o compositor e empresário.

VALORIZANDO DIFERENCIAIS

Em um mercado competitivo, nada como buscar destaque através de particularidades. Para tal, o estúdio, que possui uma técnica e cinco salas de gravação interligadas, conta com um tie line que torna possível a gravação nos jardins da casa, diante da piscina ou onde mais o cliente quiser. E por falar no quesito conforto, no Groove, tanto a banda quanto a equipe de produção têm à disposição uma casa com infraestrutura completa. Nela podem ficar instaladas, confortavelmente, até 12 pessoas. É acordar, tomar o famoso chocolate quente do estúdio e voltar ao trabalho.

Ampla, com piso de madeira de demolição de cerca de 5 cm de espessura, a principal sala de gravação tem projeto da WSDG. "Para colocarmos toda essa estrutura, foi necessário cavar bem. Então, uma estrutura inicial foi implantada e nela foram pregadas as madeiras. Tivemos que afundar um pouco a sala", destaca Daniel, que, em seguida, falou das grandes janelas que, quando abertas, dão nova vida ao espaço.

"Por meio das duas janelas os artistas podem ter vistas bem interessantes durante as gravações. Sentado ali, tocando o violão, olha que visual ele pode ter", exclama Daniel, enquanto mostra duas vistas diferentes: em uma janela, para o jardim, e em outra, para plantas e a piscina do complexo do estúdio. "Aqui não há como se sentir enclausurado, pois é possível ver quando está de noite e quando está de dia. Renato Cipriano, engenheiro e sócio da WSDG, colocou uma das janelas estrategicamente em frente ao vidro da técnica, de modo que quem está pilotando o console Focusrite Control 24 também pode aproveitar o visual do jardim", destaca.

Daniel revela que algumas pessoas perguntam sobre reflexões de um vidro para outro, mas o técnico destaca que como Cipriano empregou angulações diferentes, isso não ocorre. De qualquer forma, a sala dispõe de difusores quadráticos posicionados em cima de roldanas que podem secar mais o som ao serem colocadas em frente às janelas, como portas. "Quando você fecha os dois painéis, ganha mais profundidade. Se você fala dentro da sala, ela soa como se fosse bem maior do que é, graças aos difusores."

Outro diferencial do Groove é seu projeto de ar condicionado, que, de acordo com Daniel, custou cerca de R$ 40 mil somente contando o duto e o redutor de ruído. "A máquina fica no meio do jardim, atrás de um coqueiro. O duto vem por debaixo da terra e sobe para um quarto. Atrás dele há o redutor de ruído. O cálculo da potência do ar considera a presença de iluminação de DVD no estúdio, então o frio tem que ser grande. São 40 mil BTUS, mas nada de ruído", afirma Daniel.

VÍDEO E FITA

No meio da sala de gravação há uma TV de 40", que, segundo Daniel Reis, serve para dublagem ou correções em DVDs. Outra de 40" fica na técnica. "Usamos muito a TV porque o estúdio é todo pensado para filmagem também. Temos nele uma barra de iluminação cênica que pode receber spots de luz. Nos tie lines há pontos de vídeo também e, inclusive, contamos com cabos de AC que aguentam carga de filmagem de DVD", afirma Daniel, que recorda que o último DVD de Tomate, bem com o DVD Um Barzinho e um Violão, com Ivete Sangalo, foram alguns dos filmados no Groove.

Indo na contramão de tanta tecnologia avançada, Daniel destaca, entre os principais equipamentos do estúdio, o gravador analógico de 24 canais Studer A827 Série Gold Signature. "Só há 90 deles no mundo. Seu som é demais! Usamos muito para bateria e percussão. Para otimizar o trabalho, até encomendei um Clasp, que é um aparelho que faz você usar a máquina com o Pro Tools em tempo real, compensando o delay. Grandes estúdios do mundo estão usando com o objetivo de unir o som do analógico à edição do digital. É o melhor dos cenários", afirma Reis.

E se a matéria é gravador de fita, o estúdio conta também com um Otari MTR-90III, que, lembra Daniel, leva quase uma hora para se alinhado, sendo necessário ajustar cada um de seus muitos parafusos. "Usá-lo não é como Pro Tools. É necessário ter a manha, pois a cabeça por meio da qual você ouve o som não é a mesma que grava. É preciso ter o timing certinho. É bem diferente do Studer, que é todo computadorizado."

PERIFÉRICOS E REINVESTIMENTO

Quanto à escolha dos periféricos que fazem parte do arsenal da casa, Daniel afirma que o aparato presente no estúdio é uma verdadeira coleção de "sonhos de consumo". No entanto a diversidade de equipamentos é o que chama a atenção. "Durval deu a ideia, que é muito legal, de, em vez de comprarmos oito prés iguais, comprarmos dois de cada. Temos, então, dois Neve 1073LB, dois 1081, dois 1084, dois Great River MEQ-1NV... É tudo dois! [risos] São vários 'sabores'. Termos doze canais de AMS Neve é motivo de orgulho."

Daniel destaca que o lucro anual do estúdio sempre se transforma em mais investimentos, e, consequentemente, em novos equipamentos. "Durval, que é um dos principais arrecadadores de direitos autorais do país e que está sempre produzindo [na ocasião de nossa visita ao Groove, o técnico dava os últimos toques na nova música do Asa de Águia, Deixa o Amor Flutuar], prefere sempre colocar esse lucro anual na estrutura do próprio Groove, pois, em termos de receita, ele não depende do estúdio. Assim, temos a oportunidade de trabalhar sempre com itens top. Se um artista internacional grava no Groove, ele encontra equipamentos de classe mundial. O resultado, claro, será um som de altíssima qualidade. Um som 'gringo', mas feito na Bahia", encerra.

LISTA DE EQUIPAMENTOS

SUPERFÍCIE DE CONTROLE
- Focusrite Control 24

MONITORES
- Yamaha NS10 (2)
- Tannoy System 1200 com subwoofer TS12 (2)
- Sistema 2.0 e 5.1 de Mackie HR824 com subwoofer HR120
- Genelec 1030A (2)
- Dynaudio BM-15A (2)

INTERFACES
- Antelope Isochrone OCX-V Masterclock
- Apogee DA-16X e X-HD Card
- Mytek Digital Stereo 192 ADC
- Digidesign 192 I/0 (3), 192 A/D (2), 192 D/A e SYNC I/O
- Midiman USB Midisport 4x4
- Microlinks Timeline Sincronizer

GRAVADORES
- Studer A827 Série Gold Signature 24 Tracks Multichannel Recorder
- Otari MTR-90III 24 Tracks Multichannel Recorder
- Avid Pro-Tools HD Accel III PCIe
- Tascam DV-RA1000HD High Resolution Master Recorder

MICROFONES
- DPA 4011 Stereo Kit, 4006 Stereo Kit e DPA SMK 4061 Mic
- Neumann U87 Matched Pair , KM 184 Matched Pair, M149 Tube e KSM 105
- Schoeps CMXY 4v Ug e A20S
- Blue The Bottle com cápsulas B4, B6, B7, Blue Blueberry e KickBall
- MicrotechGefel M930 XY par casado (2)
- AEA RibbonMic "RCA" par casado (2)
- Crown PZM SASS P
- Octava MK-012 Matched Pair
- Sennheiser MD-421 - II (6), MD-441, e905 (2), e904 (4), e901, E604 (3), 835 (2), MD504 (4)
- AKG C12 The Tube, C-414 B-ULS (2), 451 EB (2), 460 B, D112 (2), D550 (2), D440 (4)
- Shure Beta 98, SM57 (7), SM58 (2), Beta 52 (2) e VP88

PERIFÉRICOS
- AMS-Neve 1084 (2) e 1081 (2)
- Brent Averill 1073 - Neve 1073 style (2)
- Vintech X81 - Neve 1081 style (2)
- Great River Meq-1NV - Neve 1072 style (2)
- AMS-Neve 1073LB (2)
- ElysiaXpressor 500
- API 512 (3) e 550 B (3)
- SSL SuperAnalog Channel Strip 9000K
- TC Electronic Reverb system 6000 e mastering system 6000 e M 2000 Studio effects
- Langevin All Discrete Pultec Eqp -1A (2)
- Purple MC77 - 1176
- Manley Mastering Version Massive Passive EQ
- Millennia HV - 3C Stereo
- Empirical Labs EL8SX (2)
- A Designs Audio EM-Blue (500 series), EM-Red (500 series) e EM-PEQ Pultec EQ (500 series) (2)
- SPL Mix Dream
- Tube Tech Compressor LCA 2B (2)
- TL Audio CQ2 Stereo pré-amplifier + Parametric Valve Equalizer
- Midas Pré/Equalizador XL4 Stereo
- Avalon-Vaccum Tube Vt 737 SP (2)
- Amek Neve 9098EQ Pré/equalizador (6)
- Manley Dual mono Tube direct interface (2)
- DBX Compressor/Limiter 160A (6)
- Drawmer QuadGate DS 404
- TL Audio Dual Valve mic pré amp/DI (2)
- Lexicon PCM 90 digital reverberator
- Demeter Tube Compressor/Limiter Optical
 
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