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Revista Luz & Cena
Ableton Live
Aplicativos para o iPad (Parte 1)
touchAble
lucas Ramos
Publicado em 04/09/2011 - 11h09
Divulgação
Layout padrão do touchAble, com o módulo Clips acima e o Mixer abaixo (Divulgação)
Layout padrão do touchAble, com o módulo Clips acima e o Mixer abaixo
Nas últimas edições da coluna, conhecemos alguns controladores MIDI que podem ser usados para controlar o Live. No entanto, vimos que a grande deficiência de todos era a mesma: visualização. Utilizando controladores de hardware o usuário irá sempre depender da tela do computador para poder visualizar certas informações do software, especialmente os nomes dos clips.

O iPad, com sua tela sensível ao toque, permite visualizar e controlar múltiplos parâmetros simultaneamente, sem precisar olhar para a tela do computador. E como é tudo baseado em software, é possível controlar diversas funções diferentes do Live com um só dispositivo. Vamos conhecer, nesta e nas próximas edições da seção, alguns desses aplicativos e descobrir como eles funcionam.

INSTALAÇÃO/CONEXÃO

A instalação desses aplicativos não é muito complicada e é feita de forma bastante similar entre eles. Primeiro, é preciso instalar um programa no computador onde está instalado o Live. Esse software fará a ligação entre o iPad e o computador. É preciso que os dois estejam conectados à mesma rede Wi-Fi, podendo ser uma rede comum (que é utilizada para a internet), com conexão via roteador, ou uma rede Ad-Hoc, feita diretamente entre o computador e o iPad. Ambas as opções funcionam, porém é recomendável utilizar uma rede Ad-Hoc, pois a conexão é mais estável, já que minimiza as interferências no sinal.

Após isso, basta inserir o número de IP do seu computador no aplicativo e configurar as preferências do Live. Pode soar complicado, mas, na verdade, esse processo é bastante simples. Além disso, a maioria dos aplicativos trazem consigo instruções bem claras. Após fazer a instalação pela primeira vez, o processo se torna praticamente automático, bastando apenas "abrir" o servidor no computador e o aplicativo no iPad.

TOUCHABLE

Há duas áreas principais na interface do touchAble. À direita ficam os controles de "layout", que permitem designar quais módulos (controles) serão utilizados, enquanto à esquerda ficam os referidos módulos. Há cinco tipos de módulos: Clips, Mixer, Devices (dispositivos), Keys (teclas), Pads e XY Pad. É possível selecionar até dois deles de uma só vez, onde a tela é dividida ao meio (na horizontal), e os módulos posicionados um acima do outro. O layout padrão tem o módulo Clips acima e o Mixer abaixo, porém é possível escolher qualquer módulo para ocupar uma das "metades" da tela (menos o XY Pads) ou a tela inteira.


CLIPS

O módulo Clips contém uma matriz que permite disparar os clips do seu set no Live. É aqui que os aplicativos para iPad demonstram sua superioridade em termos de visualização. A matriz de clips do touchAble permite visualizar até oito canais com 15 clips cada e expõe o nome e a cor de cada clip da forma como estão no Live. Também é possível aumentar o zoom dos clips nos eixos horizontal e vertical.

Há duas maneiras de navegar pelos clips: arrastando o dedo sobre os mesmos (scroll) ou usando as setas de navegação localizadas à direita da interface. Para disparar clips, basta, na tela do iPad, encostar em um deles. A última coluna à direita da matriz é destinada a disparar as scenes (fileiras inteiras de clips).

Para interromper a reprodução de um canal, basta encostar sobre um slot vazio (que não tenha um clip). Outra forma de interromper a reprodução dos clips é acionar o botão Stop, que transforma a última fileira de clips em botões que servem para interromper a reprodução de cada canal (ou de todos os canais).

Quando um clip está sendo reproduzido, uma linha branca aparece em seu quadrado na matriz, marcando a posição da reprodução, o que também é bastante útil para saber quais clips estão sendo reproduzidos. Há também dois botões para solar e habilitar a gravação em cada canal.

Também é possível modificar itens como o pitch (afinação), o ponto de início e a duração da reprodução, e habilitar e desabilitar a função loop. O que falta à matriz de clips do touchAble é a possibilidade de editar o conteúdo de um clip, o que, "reza a lenda", está em processo de desenvolvimento.

TRANSPORT E CLIP

Também à direita estão os controles de transporte (play, stop, rec, metrônomo etc.) e de clip. Ambos ficam disponíveis através de um botão localizado no canto direito inferior da tela. Os controles de clip permitem alterar parâmetros como pitch, pontos de início e fim de reprodução, e habilitar e desabilitar a função loop. Os controles de transporte funcionam normalmente com os controles de reprodução (play e stop), ajuste de andamento e metrônomo. Além disso, o transporte permite ajustar a quantização global, a quantização de gravação e o nível do cue, disponibilizando, ainda, o famoso botão OVR (overdub).

MIXER

O módulo Mixer, como o próprio nome sugere, dá acesso aos controles de mixagem dos canais, como volume, panorama e mandadas de efeito (sends). À direita há uma lista com quatro categorias de controles: volume, send A/B/C/D, Pan e Toggles. Esta última permite acessar os botões de solo, mute e arm (habilitar para gravação), além dos controles de monitoração (in, auto e off) e três botões que permitem resetar os valores dos parâmetros volume (0 dB), sends (0) e pan (centro).

O Mixer dispõe de duas fileiras de até oito canais cada. É possível visualizar até 16 canais de uma só categoria (volume, sends, pan etc.) ou até oito de duas categorias. É possível navegar pelo mixer arrastando o dedo sobre os clips ou usando as setas de navegação (assim como no módulo Clips). Todos os faders podem ser movidos simultaneamente e sem atrasos, sendo que os faders também dispõem de um indicador de nível que modula e muda de cor (de verde para vermelho) à medida em que o nível sobe.

Uma opção interessante relacionada aos faders de volume, mas que se encontra nas configurações do touchAble, é a possibilidade de "travar" os faders de volume para que eles nunca ultrapassem 0 dB. Isso pode ser muito útil em aplicações de performance "ao vivo" para garantir que o nível nunca sature.

DEVICES

O módulo Devices (dispositivos) dá acesso aos parâmetros dos plug-ins e instrumentos nos canais. Todos os dispositivos dos canais (plug-ins, instrumentos etc.) ficam expostos em uma matriz (similar ao módulo Clips). Quando um desses dispositivos é "clicado" (ou encostado), seus parâmetros ficam acessíveis através de oito faders grandes (ou 32 pequenos) e podem ter seus valores modificados. É possível controlar até dois dispositivos de uma vez, um em cada divisão (metade).

Até o momento, dois dispositivos do Live (EQ 8 e Arpeggiator) dispõem de uma interface gráfica análoga para o touchAble (visualização do dispositivo é igual à do Live). Assim, fica muito mais agradável, além de mais prático, trabalhar com o plug-in.

KEYS (TECLAS) E PADS

Os módulos Keys e Pads oferecem, respectivamente, um teclado e pads de percussão para controle de instrumentos virtuais. O roteamento MIDI é exatamente igual ao de qualquer outro controlador MIDI e os canais MIDI a serem usados pelo teclado e pads são selecionados no próprio servidor do touchAble.

O módulo Keys dispõe de dois teclados de uma oitava cada. É possível definir a oitava de cada um de forma independente, entre C2 e C8. O módulo Pads dispõe de um grid de 16 pads, também sendo possível definir a oitava a ser controlada.

Os teclados e pads são polifônicos, mas, obviamente, não são sensíveis à intensidade do toque (key velocity) devido à limitação da tela. Para "driblar" isso, o touchAble define o velocity de cada nota de acordo com a posição do dedo (no eixo vertical) na tecla (ou pad) ao executar a nota. A cor da tecla (ou pad) também varia de acordo com a intensidade do velocity. Há cinco possíveis valores de key velocity e o usuário determina somente o valor mínimo. Também é possível utilizar ambos os módulos com um velocity fixo.

XY PAD

O módulo XY Pad é a "cereja do bolo" do touchAble e um grande atrativo, especialmente para quem trabalha na linha de performance. Com ele, o usuário pode controlar até três parâmetros de um dispositivo de uma só vez através de um gráfico. O uso é mais voltado para performances "ao vivo" porque são situações em que esse tipo de ferramenta se torna muito útil.

O módulo é, com certeza, um grande diferencial do touchAble, ainda mais se você considerar o fato de que ele é o único que permite controlar o crossfader do Live. A configuração do XY Pad é um pouco complicada, mas também não é física quântica. É possível controlar quase todos os parâmetros de todos os canais e quaisquer dispositivos (plug-ins, instrumentos) inseridos neles.

No gráfico, há uma bola que pode ser movida entre os dois eixos (X e Y), com cada eixo representando algum parâmetro, enquanto a posição da bola ao longo do eixo representa o valor do mesmo. O terceiro parâmetro (Z) só é capaz de distinguir entre dois estados (liga/desliga): se o usuário está tocando na bola ou não está. Há quatro bolas que podem ser usadas simultaneamente, totalizando 12 possíveis parâmetros a serem controlados. Uma limitação é não ser possível determinar o alcance dos valores de cada parâmetro, mas isso pode ser contornado usando um Rack no Live e definindo o alcance através dos controles macro.

As bolas podem atuar de forma fixa, com suas posições sendo alteradas somente pelo usuário, ou com "gravidade", modo em que as bolas tendem a cair em uma direção e quicam nas extremidades do gráfico. É até possível gravar automações dos movimentos das bolas. Uma vez gravadas, elas podem ser armazenadas e usadas novamente.


No mês que vem falaremos sobre o Griid Pro, primeiro aplicativo criado para controlar o Live via iPad e concorrente direto do touchAble.

Até lá!
Tags: Ipad,
 
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