RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Roland M-480
Pepê Canongia
Publicado em 03/08/2011 - 17h08
O novo console de mixagem Roland M-480 chega ao mercado assumindo o posto central do V-Mixing System da marca para aplicações em broadcast e som ao vivo, integrando tecnologias de gravação multipista, mixagem de PA e monitor, monitoração pessoal e snakes digitais.

Ao todo, são 48 canais de entrada e mais seis retornos estéreo. Esse número vai para 96 quando duas M-480 são ligadas em cascata. Além disso, ela possui 16 saídas auxiliares, oito saídas em matriz e três principais (LCR).

A mesa conta também com gate, compressor e equalização paramétrica de quatro bandas em todos os canais, ajuste de delay em todas as entradas e saídas, e ainda seis multiefeitos e 12 equalizadores gráficos.

A M-480 possui botões individuais de Solo, Mute, fader de volume e botão de seleção de cada canal, com um design que favorece a facilidade de operação. A parte inferior contém os canais e a superior é divida em três áreas: na esquerda encontram-se as os controles de parâmetros dos canais; no meio fica o display e alguns botões de funções; e na direita estão localizados os controles globais do console. Tudo disposto de forma clara e organizada. A mesa, cuja operação é fácil e intuitiva, permite ainda um recall completo das configurações, inclusive com ajustes de ganho individuais.

A M-480 possui duas portas USB. Uma fica na lateral e serve para conectar um pen drive para gravação e reprodução de arquivos de áudio em estéreo e também para salvar e carregar configurações. A outra, que fica na parte traseira, é para a conexão de um computador que irá controlar o console usando o software M480RCS.

Equipada com a tecnologia REAC, a mesa utiliza as unidades de entrada e saída Digital Snake, que são conectadas ao equipamento através de cabo de rede (Cat5e), eliminando a necessidade de multicabos e podendo ser instalados a distâncias de até 100 metros. Com essa mesma tecnologia, o console também permite gravar 40 canais de áudio diretamente em um PC rodando o software Sonar ou até 96 canais utilizando dois gravadores R-1000, também da Roland.

A Roland M-480 ainda oferece outras possibilidades de conexão, integrando várias tecnologias, como AES/EBU, S/PDIF e MADI, além das oito conexões de entrada e saída analógicas no painel traseiro, sendo capaz de atender a praticamente qualquer necessidade.

www.roland.com.br
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.