RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de Mercado
Redação
Publicado em 03/08/2011 - 17h05
IATEC, Fábrika de Sons e Intensivo de Música inauguram unidade

Com um coquetel e uma animada jam session comandada por Léo Gandelman para um público de cerca de 120 pessoas, foi inaugurada em 21/06, no centro do Rio de Janeiro, a unidade conjunta do IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação) e das escolas Fábrika de Sons e Intensivo de Música. Localizado na rua Pedro I, no prédio do Teatro Carlos Gomes, o espaço tem como diferencial, além da localização privilegiada, o oferecimento, em um mesmo local, de aulas teóricas e práticas de áudio e música.

Após uma rápida apresentação feita pelos diretores do IATEC Carlos Roberto Pedruzzi e Luiz Helenio, que agradeceram pela presença de todos e lembraram o mestre Sólon do Valle, o diretor e professor do Intensivo de Música, Luiz Costa Netto, foi convidado a falar aos convidados um pouco sobre a escola e seus objetivos.

"O Intensivo de Música é um curso focado na percepção e na teoria musical que busca preparar seus alunos para o vestibular e concursos", destacou, ressaltando que a instituição possui convênios com o Sindicato dos Músicos e com o coro do Theatro Municipal. "Nosso objetivo é transformar o aluno em um instrumento musical, para que seja capaz de escutar e escrever qualquer coisa em qualquer tom, em qualquer clave", afirmou Costa Netto, arrancando aplausos dos convidados.

Em seguida, foi a vez de André Vasconcellos, coordenador da Fábrika de Sons, assumir o microfone. "Estamos ao lado de institutos muito sérios. O Intensivo se preocupa em oferecer uma formação sólida, enquanto o IATEC é uma escola de respeito há anos. A Fábrika, que já existia em Petrópolis, vem somar, ajudando a fazer daqui um lugar técnico e prático, algo que acredito ainda não haver no Rio de Janeiro", ressaltou.

Luiz Helenio, em entrevista à AM&T, observou que como as três escolas atuam em áreas afins e têm alunos em comum, estarem em um mesmo lugar otimiza recursos. O diretor ainda destacou que a nova unidade não apenas amplia a estrutura do IATEC, como também fortalece a parte prática da instituição, que recentemente anunciou o lançamento de novos cursos. "Capacitação profissional é um investimento de médio e longo prazos. Se os profissionais não se qualificarem desde já, não terão como usufruir das oportunidades que estão por vir. A nova unidade é mais uma mostra de que estamos fazendo nossa parte, contribuindo para a qualificação do mercado", concluiu.

Dando sequência à programação do evento, após a apresentação da cantora Barbara Mendes, Leo Gandelman subiu ao palco para conduzir um show em que a sintonia entre os músicos chamou a atenção do público. Coordenador do curso de sax da Fábrika de Sons na nova unidade, Gandelman comentou estar feliz com o desafio. "Faremos aqui 'happy aulas' no horário em que o pessoal sai do trabalho, para que possam relaxar e aprender um pouquinho sobre música", disse ele, em tom de brincadeira.

Também estiveram presentes ao evento personalidades do cenário musical, como Jay Vaquer e Milton Guedes, além de nomes do mercado de áudio, como Emerson Jordão, gerente de contas da Avid para América do Sul na divisão Pro Audio/Live Sound. "A estrutura é muito boa. O lugar é amplo, com muitas salas. Tem tudo para dar certo", disse Jordão sobre a unidade, que possui seis salas, uma grande diversidade de instrumentos, modernos equipamentos de áudio, auditório com sonorização profissional, estúdio de gravação e ensaio e laboratório audiovisual.

São Paulo recebe 20ª Broadcast & Cable
 
Entre 23 e 25 de agosto, sempre do meio-dia às 20h, acontece em São Paulo a 20ª edição da Broadcast & Cable, principal feira de engenharia de televisão, rádio e telecomunicações da América Latina. Direcionada a profissionais do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações, a feira reunirá os principais fornecedores, representantes e distribuidores do segmento, o que faz do evento um ponto de encontro para o desenvolvimento de novas parcerias e ampliação de mercados.

A expectativa é a de que a edição 2011 da B&C, que contará com 150 empresas expositoras e será realizada no Pavilhão de Exposições do Centro de Exposições Imigrantes, receba a visita de 10 mil profissionais vindos dos cinco continentes.

Começando um pouco antes, no dia 22, acontece no Pavilhão de Conferências o SET 2011 - Congresso de Tecnologia de Televisão. Organizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET), o congresso terá palestras, talk shows, tutoriais e debates com profissionais de destaque no mercado.
 

Festival de trilhas de games no Rio de Janeiro


Enquanto as trilhas sonoras de 8 bits de vídeo games antigos têm hoje uma aura cult, as dos games da nova geração ganham reconhecimento por serem tão complexas quanto as composições que ouvimos em filmes. E se o Grammy Awards, maior prêmio da indústria musical, terá em sua próxima edição a estreia da categoria Trilha Sonora Para Games, no âmbito nacional, uma prova do novo patamar dessas obras será a realização, em outubro, no Rio de Janeiro, do Game Music Brasil, primeiro festival nacional de composição de trilha para jogos eletrônicos. A competição é dividida em três categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Banda e Melhor Jogo Indie.

"O objetivo do Game Music Brasil é fazer com que os músicos descubram este novo mercado, que tem crescido a cada ano", destacou Sergio Murilo de Carvalho, idealizador do evento. "Somente em 2010, o mercado de games gerou US$ 24 bilhões de receita em todo o mundo", acrescentou ele, citando dados divulgados recentemente pela empresa de pesquisa norte-americana NPD. Inscrições para participar do festival já estão abertas em www.gamemusicbrasil.com.br, onde mais informações podem ser obtidas.

Rode Microphones agora com distribuição nacional

A AES Expo Brasil 2011 marcou o início de uma parceria entre a Pinnacle Broadcast, empresa nacional com foco em distribuição e implantação de sistemas para a área de vídeo, broadcast e streaming, e a renomada fabricante australiana Rode Microphones. Com base em Sydney e dona de uma história de mais de quatro décadas que se confunde com as origens da indústria de áudio de seu país, a Rode pretende, por meio do acordo de distribuição, iniciar uma intensa atuação no mercado brasileiro de microfones e assessórios.

Para tal, a Pinnacle, que no segmento de broadcast tem entre seus clientes nomes como Globo, SBT e Record, busca agora ampliar sua rede de revendas no mercado de áudio profissional. No site da distribuidora (www.pinnaclebroadcast.com.br) é possível conferir os modelos Rode que ela já disponibiliza, como o NT1-A, considerado um dos mais silenciosos do mundo, e o NTG-1, mic a condensador direcional supercardioide. Entre os acessórios estão o suporte PSA1, para microfones com peso entre 700 g e 1,5 kg, e a suspensão shock mount SM-3, para montagem em câmeras de vídeo.

Roland Brasil lança concurso para descobrir o melhor baterista do país

A Roland Brasil anunciou o lançamento do concurso V-Drums World Championship - Etapa Brasil 2011, que busca descobrir "o melhor baterista do país". Para participar, o interessado deve postar no YouTube uma apresentação sua em um modelo eletrônico ou acústico e preencher o cadastro em www.v-drumscontest.com.br até o dia 22 de agosto, inserindo nele o link do vídeo.

Os seis melhores, escolhidos pelo comitê organizador e por um júri formado por renomados bateristas, irão ensaiar com o kit V-Drums TD-9KX2 e com o Octapad SPD-30 em lojas parceiras da fabricante. As performances serão gravadas e disponibilizadas na internet para que sejam escolhidos os três finalistas. Na decisão, que acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, o júri irá definir o vencedor, que levará para casa um prêmio de R$ 10 mil e ainda representará o Brasil na final internacional do concurso, em Los Angeles, EUA.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.