RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de mercado
redação
Publicado em 25/05/2011 - 00h00
SETOR MUSICAL EM DEBATE PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA

No dia 29 de março, a ministra Ana de Hollanda iniciou, no Rio de Janeiro, uma série de encontros promovidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, com setores específicos do setor artístico-cultural. Em sua primeira edição, que contou com a presença de diversos profissionais, sindicalistas e instituições, o debate - mediado pelo presidente da Funarte, Antônio Grassi - foi sobre o setor musical.

Na reunião, realizada no Palácio Gustavo Capanema, estiveram em pauta as demandas da área e as políticas públicas do governo federal para ela. Um dos assuntos em destaque foi o ensino obrigatório de música nas escolas, e, sobre ele, a ministra afirmou que, embora a questão seja de competência do Ministério da Educação, um trabalho em parceria com o MinC será realizado. Já a respeito da Lei Rouanet, Ana de Hollanda ressaltou que a polêmica lei segue em discussão e que é importante acompanhar sua tramitação no Congresso Nacional.

Mais de cem artistas e produtores culturais estiveram presentes, entre eles Danilo Caymmi, Leoni, Sandra de Sá e Marcelo Yuka, que denunciou o que chamou de "preconceito estatal" contra o funk. "Precisamos, sim, incorporar todas as linguagens e os gêneros em nossas políticas públicas", concordou a ministra, que encerrou o encontro comemorando a abertura do novo canal de diálogo.

CRÉDITO: André Melo
 
Encontro, que contou com a presença da ministra Ana de Hollanda, promoveu debate sobre políticas públicas e demandas do setor musical

NAMM E MUSIKMESSE EM EVENTO NA RÚSSIA


Os diretores da Messe Frankfurt e da NAMM anunciaram para maio de 2012 o lançamento de uma nova feira de negócios, um projeto conjunto chamado NAMM Musikmesse and Prolight + Sound Russia. Segundo seus organizadores, o evento, que será realizado no Expo Center de Moscou entre 16 a 19 de maio, tem por meta gerar benefícios à educação musical e ao desenvolvimento profissional locais, bem como estimular novos mercados.

Graças a sua população de aproximadamente 145 milhões de pessoas e cultura musical antiga e diversificada, a Rússia é tida como um mercado de grande potencial. Estima-se que, anualmente, o mercado de instrumentos e tecnologia do país movimente cerca de 600 milhões de euros.

"A NAMM e a Messe Frankfurt trabalharem juntas para a ampliação do mercado russo e da Europa Oriental é uma coisa boa para a indústria global. Enquanto parceiros, estamos ansiosos por expandir o setor e auxiliar mais pessoas a experimentarem os benefícios de se fazer música", declarou Joe Lamond, presidente da NAMM.

Por sua vez, a organização da Messe Frankfurt reforçou que os parceiros envolvidos no novo projeto contam com vasta experiência na organização de feiras para o setor de áudio profissional, tecnologia e instrumentos musicais. "Estamos particularmente felizes por ter a NAMM ao nosso lado, pois seus diretores possuem grande conhecimento de mercados. A parceria irá gerar uma grande quantidade de efeitos positivos para os setores de música, instrumentos, eventos e tecnologia na Comunidade do Estados Independentes e países vizinhos", disse Cordelia von Gymnich, vice-presidente da Messe Frankfurt.


QUANTA E ART PRO AUDIO SELAM ACORDO DE DISTRIBUIÇÃO

Após negociações iniciadas na NAMM 2011, a Quanta Music anunciou, no último dia 6 de abril, a assinatura de um acordo de distribuição dos produtos da americana Art Pro Audio no país.

Fundada em 1984, a Art Pro Audio volta ao Brasil alguns anos depois do fim de uma parceria nacional com a Habro. O objetivo nesse retorno é aproveitar o bom momento do mercado brasileiro para conquistar um grande público com seus pré-amplificadores, microfones e compressores, entre outros itens.

Segundo Joey Gross Brow, gerente comercial da Quanta, os interesses das duas empresas dialogam facilmente.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.