RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de Mercado
Áudio Música & Tecnologia
Publicado em 28/10/2010 - 00h00
Divulgação
O CEO mundial Dinesh Paliwal e o country manager Rodrigo Kniest (na foto, com o primeiro JBL produzido no país) revelaram planos da Harman para o Bras (Divulgação)
O CEO mundial Dinesh Paliwal e o country manager Rodrigo Kniest (na foto, com o primeiro JBL produzido no país) revelaram planos da Harman para o Bras
Brasil é escolhido pela Harman para conduzir expansão na América Latina

Em coletiva realizada em São Paulo no dia 21 de setembro, a Harman anunciou oficialmente que, após a aquisição da Selenium, passará a operar no país como Harman do Brasil. De acordo com Dinesh C. Paliwal, presidente e CEO mundial da empresa, a sede brasileira terá papel chave no plano de expansão do grupo na América Latina.

Ao lado dos presidentes mundiais da Divisão de Consumo, David Slump, e da Divisão Profissional, Blake Augsburger, além do country manager do Brasil, Rodrigo Kniest, Paliwal destacou um investimento inicial de US$ 100 milhões no mercado brasileiro, além do aumento da capacidade de produção das fábricas em Nova Santa Rita (RS) e Manaus (AM) e a criação no país de um centro de excelência para desenvolvimento de produtos de alta tecnologia.

Segundo Paliwal, a estratégia traçada pela Harman para conduzir suas marcas à liderança no mercado brasileiro prevê a entrada em novos segmentos e o lançamento de produtos do portfólio Harman. Atualmente com receita anual de US$ 55 milhões, a Harman do Brasil projeta faturar cerca de US$ 250 milhões no território nacional até 2015.

"Nossos clientes esperam soluções de áudio cada vez mais avançadas e o portfólio da Harman nos segmentos do mercado automotivo, consumo e profissional irá permitir trazer novos oportunidade de negócio para América Latina", declarou Dinesh C. Paliwal. "O Brasil terá um papel particularmente importante nessa estratégia em razão de seu crescimento rápido sustentado por uma economia estável", concluiu o presidente.


Golden passa a fabricar suas guitarras na Ásia


Por meio de uma nota divulgada no final do mês de setembro, a Golden anunciou que, a exemplo dos instrumentos Eagle, por ela fabricados, todos os produtos da marca passarão a ser construídos na Ásia. A fábrica brasileira será desativada.

"A estratégia adotada tem o intuito de garantir um controle de qualidade mais rigoroso, facilitar o processo de fabricação de toda a linha da empresa, agregar aos produtos Golden toda a tecnologia que proporciona a excelência dos produtos Eagle, e, é claro, o aumento da produção, visando assim uma maior participação no mercado dos produtos Golden", declarou, por meio da nota, Miguel De Laet, coordenador de comunicação e marketing da empresa. Para garantir que a qualidade seguirá sendo uma preocupação da companhia, o executivo ressaltou que produtos da companhias. como os violões Eagle Master Series e a linha Golden GSH Series, que já são fabricados na China, conquistaram o prêmio Equipo de Ouro, da revista Guitar Player.

Apesar do fim da produção nacional, a empresa informou que seus funcionários não foram demitidos, mas, sim, remanejados para outras áreas. "Além disso, novos funcionários foram admitidos e a empresa segue em processo de seleção de outros profissionais para ampliar o seu território de atuação e promover um melhor atendimento a seus antigos e novos clientes", declarou De Laet, no comunicado.


Music Group tem novo diretor de tecnologia

O Music Group, holding que detém as marcas Midas, Klark Teknik, Behringer e Bugera, anunciou que o executivo David Foote é o seu novo diretor de tecnologia.

A respeito da nomeação, Foote, que conta com quase 20 anos de experiência em TI, afirmou estar ansioso por trabalhar com Uli Behringer e o Music Group. "Chego para aderir à visão da empresa de transpor as fronteiras da automação e eficiência para entregar produtos de áudio profissional com alta qualidade e custo competitivo", declarou David.

Por sua vez, o CEO do grupo, Uli Behringer, que destacou conhecer Foote há vários anos, afirmou que o novo diretor possui a capacidade de compreender, ao mesmo tempo, os aspectos comerciais e tecnológicos dos negócios. Sobre a área da empresa agora sob o comando de David, Uli resumiu seus desejos dizendo que "a tecnologia funciona quando oferece a eficiência necessária para liberar tempo e permitir que os seres humanos se concentrem na criatividade".


Divisão profissional da Sony passa por reestruturação
 
A Sony tornou pública a reestruturação de sua divisão profissional, bem como a mudança no foco de seus serviços no Brasil. Entre as transformações anunciadas, a área, que teve seu nome mudado de Broadcast & Professional Group (BPG) para Professional Solutions Brasil (PSB), aumentará seu foco em soluções completas para seus clientes, e não apenas em produtos. De acordo com informações divulgadas pela empresa, o objetivo dessa transformação é alinhar o nome do grupo com o novo direcionamento de negócios do segmento, que vai além da venda de equipamentos.

A área, que busca ampliar a integração com os outros setores da empresa, é responsável pela comercialização de equipamentos para produção de vídeo e mídias profissionais, atuando em emissoras de televisão e produtoras. Soluções como equipamentos de videoconferência e projetores também ficam a cargo do setor.


Fórum promovido pelo IATEC discute mão de obra em grandes eventos
 
Nos próximos anos, chegarão ao Rio de Janeiro diversos eventos de grande porte que exigirão a atuação de profissionais e técnicos qualificados: Rock in Rio 2011, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 20, em 2012), Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas. Considerando que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas para a realização desses empreendimentos, o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC) irá promover, entre 8 e 11 de novembro, o I Fórum Internacional de Formação de Profissionais do Setor de Entretenimento.
 


As palestras serão realizadas no Centro Cultural Anglo Americano, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com grandes profissionais do mercado e personalidades nacionais e internacionais como Terry Schmidt (Olimpíadas de Pequim, Christie Digital Systems Inc.), o músico Frejat, João Augusto e Rafael Ramos (Deck Disk), Walter Ramirez (diretor de operações do Rock in Rio), Gustavo Marra (engenheiro da TV Globo) e Felipe Siqueira (gerente de broadcast da Sony), entre outros.

Nos quatro dias de evento serão debatidos temas como produção de shows, festivais, eventos esportivos, técnicas de áudio, iluminação, tendências do mercado fonográfico, captação de recursos, TV digital, tecnologia 3D e softwares. Mais informações podem ser obtidas em www.iatec.com.br/profissaoentretenimento.


Fase nacional do Walmart Sounds U>Rock tem vencedor
 
Com a canção Não Tenha Medo, a banda Tapete Persa, formada por alunos da universidade gaúcha Fapa (Faculdade Porto-Alegrense), faturou a fase brasileira do segundo Concurso Ibero-Americano de Bandas Universitárias Walmart Sounds U>Rock.

Por caírem no gosto tanto de internautas quanto de membros do comitê julgador, o grupo conquistou um prêmio de respeito: R$ 20 mil em instrumentos musicais. A vitória na etapa nacional também garantiu ao grupo o direito de representar o Brasil na fase internacional do concurso, que começa em 1° de novembro e reunirá outras 22 bandas de diversos países ibero-americanos.
 
Organizado pelo Portal Universia, com patrocínio do Walmart.com.br, o U>Rock teve participação de mais de 160 bandas e um total de 280 músicas inscritas, somando 75,8 mil votos e 212,8 mil reproduções no site da concurso.

Correção

Diferente do informado na matéria sobre os destaques da Expomusic, publicada em nossa última edição, os microfones da marca Blue são distribuídos no Brasil pela Visom, e não pela Teleponto.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.