RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Steinberg Groove Agent 2
Groove Agent volta com mais 27 estilos e 9 kits de peças
Thiago Fernandes
Publicado em 01/05/2005 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
A Steinberg está lançando o Groove Agent 2, software que amplia as possibilidades de sua primeira versão, apresentada ao mercado há dois anos. Na época, o Groove Agent se revelou um verdadeiro baterista virtual, algo que muitos programadores haviam tentado fazer sem sucesso desde que as máquinas conseguiram manipular e produzir som via informações MIDI. Foram tantas tentativas fracassadas de outros produtos, que o Groove Agent se acabou tornando um software do tipo "só acredito vendo". Agora, ele retorna com mais 27 estilos e 9 kits de peças.

O Groove Agent 2 não apresenta novidades gráficas em relação seu antecessor. Ele segue a mesma filosofia e aperfeiçoa o funcionamento justamente ao ampliar a gama de estilos e kits de peças que podem ser utilizados.

Ao contrário do muitos pensam, o Groove Agent não possui batidas sampleadas. Ele utiliza peças individuais tocadas e gravadas uma a uma, que são manipuladas pelo seu seqüenciador interno. Segundo a Steinberg, as peças foram gravadas em fita, digitalizadas a 24 bits e programadas com o auxílio de músicos de verdade. Os controles não sofreram alterações e continuaram intuitivos. Como outros instrumentos virtuais, o Groove Agent dispensa qualquer conhecimento musical em sua utilização.

A nova versão do programa trabalha em função de seus grandes faders horizontais, que definem o estilo e a complexidade do groove. Eles são complementados pelos comandos Shuffle, Humanize, Limiter e Ambience, que definem a pegada e a ambiência do groove. As peças podem sofrer alterações individuais como afinação, decay, velocidade, ambiência e volume.

Os kits de peças dos grooves estão divididos por estilos, mas podem se misturar de acordo com a vontade do usuário. É possível combinar samba com peças de bateria eletrônica, por exemplo.

Uma outra vantagem desta nova versão é que a quantidade de Buses dobrou. Agora são oito para a saída em estéreo, que enviam o som ao software host. O Groove Agent 2 também permite que o áudio seja bypassado, para que o software manipule módulos de som externos, através de informações MIDI. O programa também permite que o groove seja salvo como arquivo MIDI, para ser editado posteriormente por um editor MIDI com protocolo VSTi2. 

O Groove Agent 2 funciona em modo stand-alone ou como plug-in VSTi, DXi, AU e via Rewire na maioria dos softwares host do mercado. 

mínimas recomendadas
PC
Mínima:
* Pentium 4 / Athlon 800 MHz
* 384 MB RAM
* Hardware de áudio compatível com Windows MME
* Windows XP Home ou XP Professional
* Resolução  1024 × 768 pixels
* Software Host compatível com VSTi2 e DXi2 para uso como plug-in
* Steinberg Key e conector USB
* 450 MB de espaço livre no HD
Recomendada:
* Pentium 4 / Athlon 1,4 GHz ou superior
* 512 MB RAM
* Resolução 1152 × 864 pixels, com suporte para dois monitores
* Hardware de áudio compatível com ASIO

Macintosh
Mínima:
* Power Mac G4 867 MHz
* 384 MB RAM
* OS × Version 10.2.5 ou superior
* Hardware de áudio compatível com CoreAudio
* Resolução 1024 × 768 pixels
*  Software Host compatível com VSTi2 ou AU para uso como plug-in
* Steinberg Key e conector USB
* 450 MB de espaço livre no HD
Recomendada:
* Power Mac G5 Dual 1,25 GHz ou superior
* 512 MB RAM
* Resolução 1152 × 864, com suporte para dois monitores
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.