>>PRÉ-AMPS SÃO ESSENCIAIS EM MESAS DIGITAIS
Ainda há quem torça o nariz pra tecnologia digital e ainda não abra mão de uma mesa analógica na hora de mixar um show. Mas a verdade é que cada vez mais os consoles digitais vão conquistando usuários pela praticidade e facilidade de uso. Mesmo assim, é muito importante parar e pensar antes de optar por um modelo. Perguntamos aos visitantes do nosso site (
www.musitec.com.br) o que é, para eles, mais importante na hora de escolher uma mesa digital. Veja o resultado:
os pré-amplificadores (45,86%)
uma interface amigável (16,54%)
a taxa de conversão (15,04%)
a capacidade de recall (12,78%)
os efeitos (9,77%)
>>NOVA DIVISÃO DA MICROSERVICE
A empresa Microservice, de masterização de mídias digitais, acaba de inaugurar sua nova divisão Sales & Distribution. Com isso, ela, que já cuidava das cópias das mídias, do encarte e até da capinha de plástico, agora passa a comandar também a distribuição, venda, estocagem e marketing dos produtos. Para dar suporte a essa operação, a empresa acaba de investir cerca de R$ 20 milhões em um novo centro de distribuição no complexo industrial que mantém em Manaus (AM).
A nova divisão possui ao todo dez serviços, que podem ser encomendados de acordo com a necessidade do cliente. São eles: vendas, gestão de estoque, fabricação de mídias, logística e distribuição, merchandising, projetos especiais, copyrights, administração de controles financeiros, call center, e crédito e cobrança.
A nova divisão Sales & Distribution conta com um novo escritório no Rio de Janeiro, chefiado por Mauro Scalabrin, além do suporte da matriz em São Paulo e da unidade de produção e logística em Manaus. Os contatos com a divisão podem ser feitos através dos telefones: (21) 3982-2523 ou (11) 2105-1300. Mais informações podem ser obtidas através do site
www.microservice.com.br.
ROBERTO DE CARVALHO É NOVO PRESIDENTE DA ABMI
O diretor da gravadora Rob Digital, Roberto de Carvalho, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), durante a 5º Encontro Anual da entidade, que contou com patrocínio da Microservice. O evento foi realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de novembro. João Moreirão, da CPC-Umes, ficou com o cargo de vice-presidente da ABMI. A nova chapa toma posse no dia 1º de janeiro e fica por dois anos na diretoria.
Roberto de Carvalho afirmou que dará continuidade às ações em andamento e tem como objetivo incentivar a mobilização dos associados da ABMI e "reunir o maior número de informações possível sobre o mercado". A idéia é ganhar força na negociação de acordos e aumentar a visibilidade do mercado independente, "o único que continua a apresentar crescimento neste segmento no mundo", de acordo com a nova diretoria.
Assim, nos próximos dois anos, a ABMI promete buscar "a profissionalização, maior articulação com outras entidades e aumento de sua influência junto ao Senado e à Câmara de Deputados, visando à aprovação de medidas que beneficiem o setor da música no Brasil, como o PEC 098/2007, que pleiteia a isenção de impostos sobre a produção e venda de música brasileira gravada em qualquer suporte", segundo a assessoria de imprensa da nova diretoria.
No encontro da ABMI, foram debatidos temas como direitos autorais em ambiente digital, em feiras, festas e festivais musicais, Cartão BNDES e projetos musicais do Itaú Cultural. Participaram das discussões, entre outros: Charles Caldas, diretor do grupo Merlin (instituição que defende os direitos das gravadoras independentes de todo o mundo no ambiente digital); Ana Cristina Crocco, do BNDES; Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural; Fernando Vieira, organizador da Festa Nacional da Música, em Canela (RS).
Uma pesquisa realizada pela ABMI entre seus 136 associados - respondida por apenas 61 deles - apontou que, até 22 de outubro de 2007, haviam sido lançados 3.311 títulos com média de 14 músicas cada, totalizando 46.354 fonogramas.
>>NOVO BLOG DE MÚSICA INDEPENDENTE
O site Never Mind the Blogs (
www.nevermindtheblogs.com) está no ar desde novembro. Na primeira edição, os temas são: cobertura do festival Garimpo, realizado pelo programa Alto-Falante Junto, entrevista com o produtor musical e baterista da banda Cinco Rios, Fabrício Galvani, e uma matéria com a banda Paralaxe.
>>TRAMA E SONY DADC FECHAM PARCERIA
A Trama assinou no mês passado um contrato com a Sony DADC Brasil - especializada na fabricação e distribuição de CDs e DVDs. De acordo com a Trama, "o ponto forte dessa parceria será a abertura de espaço que a gravadora terá para o desenvolvimento do conteúdo digitalizado da marca e a criação de novos produtos com esse apelo".
Ainda de acordo com a assessoria da Trama, a gravadora foi uma das pioneiras em apostar em projetos digitais para seu cast - que se destaca na música brasileira e na música eletrônica. Em uma parceria recente com o Youtube, a empresa disponibilizou os canais da gravadora no site de vídeos, com videoclipes, programas de TV, making of de bastidores, shows, entrevistas e cobertura de festivais independentes.
Segundo o diretor-geral da Sony DADC, Jorge Magalhães, a parceria "abrirá mais espaço para que a gravadora se dedique a projetos diferenciados com o suporte de tecnologias e serviços modernos como o DigitalWorks, um conjunto de serviços digitais com foco em conteúdo".
Os primeiros trabalhos serão lançados no início de 2008. Entre eles estão o sétimo disco lançado pela Trama da dupla Caju e Castanha (Professor de Embolada II), álbuns de Jair Rodrigues, Tom Zé, Quinteto em Branco e Preto, Karine Alexandrino, Coletânea TramaVirtual (com as bandas de maior destaque da cena independente), entre outros trabalhos. Para saber mais, acesse
www.trama.com.br e
www.sonydadc.com.br.
>>NOVIDADES DA PROSHOWS
M&T se atrapalhou na reportagem sobre a Expomusic, na última edição (194/novembro). Na página 70, erramos o nome da série de amplificadores da Lexsen lançada pela ProShows no evento. Publicamos "DPS", quando o certo é DSP. De acordo com a distribuidora, os amps da série DSP são projetados para uso em sistemas de longa distância. Os modelos adotam um chip CMOS de áudio e podem ser ajustados manualmente ou por computador; a distância de controle pode chegar a 1 km. São ajustáveis o ganho, equalização, crossover, delay, entre outros.
A ProShows anunciou ainda o lançamento de vários modelos de alto-falantes da inglesa B&C, marca que passou a distribuir no Brasil em outubro. Um dos destaques é o 8NW51, falante de 8" indicado para uso em line arrays, com ímã em neodímio, bobina de 51 mm e potência de 200 W RMS. Outro lançamento foi o GNDL38, com falante de 6", para monitores de referência; sua suspensão é fabricada em NBR, a bobina tem 38 mm e a potência é de 150 W RMS. Há ainda a linha PS100 - com falantes de 12", 15" e 18", bobina de 100 mm e potência de até 700 W RMS - e quatro drivers: DE250, DE400TN, DE500 e DE800.
Outra novidade da ProShows foi que a distribuidora passou a trazer, exclusivamente, para o Brasil os equipamentos da fabricante italiana Proel. Entre os destaques estão: Exaverb, um processador de efeitos digital estéreo com tap delay e combinação de duplo efeito; Raptor, um eliminador de feedback com função Run-Freeze, que congela notches de filtro uma vez que forem ativados; e Dualcomp, processador dinâmico com duas bandas independentes para cada canal e um estéreo geral, e 16 presets vindo de fábrica e 16 para serem programadas pelo usuário.
>>IATEC E PROCEFET SE UNEM PARA CRIAR CURSOS
O IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação) e a Fundação ProCefet fecharam parceria para a criação de cursos e grupos de estudo. No dia 22 de novembro, foi realizado no Rio um evento para marcar o acordo. Na ocasião, o público pôde participar do painel de debate intitulado "Qualificação e Regulamentação de Profissionais para o setor da Comunicação e Entretenimento", com Sólon do Valle (Iatec), Mauro Otto de Cavalcanti Mello Filho (ProCefet), Marco Túlio (Aerj) e Betti Pinho (Sated/RJ).
A ProCefet é uma fundação que atua no campo da educação e do treinamento, da pesquisa e do desenvolvimento de atividades administrativas e culturais, com programas de desenvolvimento tecnológico e de qualidade. Isso é feito através da promoção de cursos de formação, extensão e pós-graduação. Já o IATEC é um centro de cursos em técnicas relacionadas à área cultural, como áudio, iluminação e políticas culturais.
Para saber mais visite,
www.iatec.com.br e
www.procefet.com.br.