>>Qual o instrumento mais difícil na mix?
Seguindo a onda da parte 2 do Guia de Mixagem, resolvemos pesquisar, com os usuários do nosso site, quais são os instrumentos que dão mais trabalho na hora de mixar uma música. Tiramos da lista a bateria; afinal, são vários instrumentos em um só. Como esperado, que levou a pior foi a voz, seguida pela percussão. O instrumento mais tranqüilo, segundo a enquete, é o violão (veja, na página 38 desta edição, se você está fazendo tudo certo!). E confira o resultado total:
Violão (7,84%) / Teclado (8,82%)
Guitarra (10,78%) / Baixo (13,73%)
Percussão (24,51%) / Voz (34,31%)
>>Sony-BMG vira Day1
Uma das maiores gravadoras da atualidade se prepara para lançar no Brasil o Day1, um escritório focado no agenciamento de artistas. A razão social da multinacional já mudou. É agora Day1 Entertainment. Essa estratégia visa aumentar a receita da empresa, que, como todos os selos, tem perdido ano a ano poder para os mercados de músicas piratas e vendas on-line.
A Sony-BMG vive um momento de renegociação com todo o seu cast nacional. A tentativa é que bandas e artistas mudem suas relações e seus contratos com a major. Ana Cañas, a primeira artista a assinar contrato com a Day1, já terá seu CD lançado em novembro deste ano e sua agenda de shows organizada pela empresa, além de venda de merchandising e negociação de patrocínios.
As gravadoras, que sempre investiram pesado em seus artistas, e não estão mais vendo o retorno desse capital apenas com a vendagem de CDs, agora tentam fisgar outras fatias de bolo, como participação nos lucros dos shows. Quem se sente ameaçado com a nova prática são os agentes e empresários de artistas. A cantora Maria Rita inclusive deixou a produtora Macuco para ser agenciada pela Warner.
>>Marylin Manson no Rio de Janeiro
Ele se intitula Anticristo Superstar, aquele que quebra os padrões da sociedade, mas no que diz respeito ao som, muito tradicionalismo está presente no rider de Marylin Manson. No seu show realizado no dia 25 de setembro, na Fundição Progresso (centro do Rio de Janeiro), o cantor valeu-se de equipamentos clássicos do áudio, como mesa analógica XL4 da Midas e PA Clair Brothers.
O artista utilizou equipamentos providos pela Gabisom, respeitando as solicitações dos seus técnicos. Segundo Flávio Goulart, produtor técnico do show no Brasil, eles "apenas solicitaram box truss e sistema de PA flying". Assim, o PA foi Milo, da Meyer, com center fill LS4 Beta, da Norton, e sub 700HP, também da Meyer.
Fazendo a monitoração, foram utilizadas caixas 12am da Clair e side-fill VerTec 4889-1, da JBL. Ainda no palco, uma console H3000 da Midas, enquanto no PA havia uma XL4 da Midas.
>>Lançada a Agenda do Músico
Chegou às livrarias no mês passado a Agenda do Músico 2008, desenvolvida pela Idéia Pop Editora - do compositor, arranjador e tecladista Maurício Gaetani. Segundo a editora, além de ser uma agenda pessoal completa, é uma manual repleto de informações úteis sobre o universo da música.
A idéia surgiu do próprio Gaetani, que, constatou a necessidade de músicos, estudantes e pessoas que trabalham com música de ter uma agenda que atenda às demandas específicas desse grupo.
O projeto gráfico foi desenvolvido com o designer André Bombonatti de Castro e inclui quatro opções de capas, com temáticas que remetem aos estilos pop-rock, MPB, jazz e erudito, e 250 frases e citações de e sobre artistas. Possui ainda pautas e tabelas musicais para consultas teóricas, agenda anual e mensal, lista de telefones úteis e guia de produtos e serviços, tudo isso focado nas necessidades de quem trabalha no ramo.
A Agenda do Músico 2008 possui 474 páginas e custa R$ 39. Pode ser encontrada nas livrarias Cultura, Siciliano, Letras & Expressões, da Travessa e Argumento ou pelo site
www.ideiapop.com.br.
>>Erramos
Na análise da placa Maya 44, da ESI (página 40 da edição 193/outubro), informamos erroneamente que a fabricante é sediada na Coréia, quando a informação correta é Alemanha. A distribuidora da ESI no Brasil, Um Instrumentos, informa ainda que o site atual da marca é
www.esi-audio.com.
Strike Music distribui produtos da KSK
A empresa paulista Strike Music passará a distribuir produtos da marca chinesa KSK. Os primeiros lançamentos serão o CD player CDJ-601, e os monitores ativos KSMP5A9 e KSMP6A9.
O CDJ-601 é um player duplo com controles rotativos, jog para busca, botão +10 para avançar 10 faixas, track skip para seleção de faixas, contador de BPM com ajuste por tap, faixa de pitch +/- 16%, pitch bend, modos de reprodução single e continuous, e alimentação bivolt.
Os monitores ativos de modelo KSMP5A9 possuem a potência de 75 watts, woofer de 5" e tweeter de 1", têm a sensibilidade de 88dB (1W/1m), e sua resposta de freqüência é de 70Hz-20kHz. O modelo KSMP6A9 tem 90 watts de potência, woofer de 6" e tweeter de 1", sensibilidade de 89dB (1W/1m), e responde entre 50 Hz e 20 kHz. Ambos os modelos têm blindagem magnética.
Mais informações pelo telefone (11) 3333-0990.
>>Pro Light + Sound 2008 investe em palestras
As feiras paralelas Pro Light + Sound e Musikmesse, realizadas todo ano em Frankfurt, Alemanha, já têm data para 2008: de 12 a 15 de março, os visitantes visitarão os cerca de 10 pavilhões com instrumentos musicais e as últimas novidades em áudio e tecnologia musical.
Além disso, pelo oitavo ano, a organização das feiras promove o Media Systems Congress, com cerca de 40 palestras, seminários e mesas redondas sobre temas que vão de sonorização ao vivo a vídeo. Especialistas interessados em participar devem registrar seus temas com a organização do congresso até o dia 15 de outubro.
Mais informações em
http://pls.messefrankfurt.com.
>>Hinor comemora 21 anos com novidades
Em outubro, a fabricante de alto-falantes Hinor completou 21 anos de atividades. Para comemorar a maioridade, a marca trouxe alguns lançamentos da linha Batstaka, de 15", 18" e 12". Os dois primeiros têm potência de 1300 W RMS, com SPL de 92,83 dB/w/m e 95,31 dB/w/m, respectivamente. Já o Batstaka de 12" tem potência de 1100 W RMS e SPL de 89,16 dB/w/m.
Além desses modelos, a Hinor apresenta também o driver fenólico HDC1000, de alta potência. Ele atinge 1000W em três segundos com reparo de 2 ohms e 500 W em três segundos, com reparo de 8 ohms. No dia-a-dia, isso de traduz em 125 W RMS (reparo em 8 ohms com crossover Hinor HC2000 - 2000HZ/18dB/oitava) ou 100 W RMS (reparo em 8 ohms com crossover HC1200 - 1200Hz/18dB/oitava). A sensibilidade do driver é de 106 dB/w/m.
>>123ª AES em NY é maior em 10 anos
De 5 a 8 de outubro, foi realizada a 123ª Convenção da AES em Nova York, no Javits Center, em Manhattan, que reuniu um número recorde de visitantes e expositores, sendo considerada o maior evento da organização em dez anos. Cerca de 21 mil visitantes, em quatro dias, visitaram os 445 estandes e assistiram a quase 150 palestras, workshops e apresentações de trabalhos.
A palestra que fez mais sucesso neste ano (não havia nenhum lugar vago no auditório) foi a de Geoff Emerick, engenheiro que mixou o clássico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Neste ano, os produtores e engenheiros de som escalados para os workshops são: Ed Cherney (Clapton, The Rolling Stones, Bob Dylan); Hal Willner (Lou Reed); Al Kooper (Joe Ely, B.B. King); Jack Joseph Puig (Green Day, Black Crows); Bob Clearmountain (Springsteen, The Pretenders, Bryan Adams); Kevin Killen (U2, Peter Gabriel, Elvis Costello); Tony Maserati (Black-Eyed Peas, Destiny's Child, Jessica Simpson); Ralph Sutton (Stevie Wonder, Elton John Mary J. Blige, Macy Gray); Nick Sansano (Public Enemy, Ice Cube); John Horesco (P Diddy, Mariah Carey, Janet Jackson); Steve Rosenthal (Lou Reed, Rolling Stones); e Young Guru (Jay-Z, Young Jeezy).
Dentre os produtos que lançados por lá estão: o Cakewalk Sonar 7, que agora inclui um hardware externo de efeitos; o plug-in Amplitube Jimi Hendrix; o Korg D888, um gravador/mixer digital portátil de 8 entradas e USB 2; o MXL MicMate, uma interface USB de microfone da Presonus; e novos microfones da Sennheiser, como o HHB DRM85-LI e DRM85-CLI, indicados para locuções jornalísticas.
Formada em 1984 por um grupo de engenheiros de áudio, a AES (Audio Engineering Society) conta com mais de 14 mil membros espalhados pelos Estados Unidos, América Latina, Japão e Oriente Médio, e tem com objetivo servir como o principal veículo de troca de informações técnicas no meio de áudio profissional. A próxima convenção internacional da entidade acontecerá em Amsterdam (Holanda), entre 17 e 20 de maio do ano que vem.
Mais informações no site
www.aes.org.