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Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Yamaha PM5D
Novas mesas digitais chegam ao mercado
Thiago Fernandes
Publicado em 01/06/2004 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Ao lançar no ano 2000 a PM1D, a primeira mesa da série PM totalmente digital, a Yamaha entrou com moral num seleto mercado, antes dominado pelos consoles analógicos. Muitos profissionais incrédulos achavam que um console digital nuca teria a resistência, confiabilidade e qualidade sonora encontrada nos consoles analógicos. Mesmo com essa descrença inicial, a PM1D, com sua versatilidade, se tornou um dos consoles mais requisitados por profissionais de P.A e monitor.
Agora em 2004, a Yamaha anunciou o lançamento de sua irmã menor, a PM5D, que foi a grande vedete da marca na Musikmesse 2004 em Frankfurt.
Combinando a operacionalidade da PM1D com recursos avançados da DM2000, a Yamaha criou um novo segmento de mixers digitais para aplicações ao vivo. A PM5D tem tudo para se firmar no mercado.
A PM5D é apresentada em duas versões, a PM5D e a PM5D-RH, ambas com 48 canais de entrada tipo XLR, com inserts TRS balanceados e phantom power individual, mais 4 canais estéreo com nível de linha TRS na versão PM5D, ou mais 4 canais com nível de mic na versão RH. A diferença efetiva entre as duas está na construção do pré. O circuito do pré da PM5D permite a regulagem da sensibilidade como na DM2000, enquanto o pré da PM5D-RH deriva do pré da PM5000. Além disso, as configurações analógicas do pré da PM5D-RH (ganho e phantom power) podem ser salvas e carregadas a qualquer hora como os demais parâmetros da mesa. O RH do nome vem de Recallable HA (HA=Head Amplifier = pré de microfone). Outra diferença está no ganho máximo do pré, 60dB no input mono e 34dB no input estéreo na PM5D e 62dB nos inputs mono e estéreo na PM5D-RH. O nível máximo de entrada antes do clip é de 30dBu em ambos os modelos. As demais características são idênticas para as duas versões.

A PM5D permite a mixagem simultânea de 48 canais mono, 4 estéreo (8 canais), 4 retornos de efeito estéreo (8 canais que podem ser também usados como canais estéreo), somando assim 64 canais simultâneos de mixagem. Todos com 500 cenas de Recall. As PM5D podem ser ligadas em cascata com até quatro PM5D´s ou com os mixers digitais DM2000 e O2R.
Cada canal de entrada possui 4 bandas de equalização mais um filtro passa-alta, gate e compressor separados e delay. As saídas estéreo e mix possuem equalizador de 8 bandas, compressor e delay. As saídas das matrizes possuem equalizador de 4 bandas, compressor e delay. Mas não é só isso: a PM5D ainda oferece equalizador gráfico de 31 bandas e oito multi-efeitos SPX 2000 independentes, que podem ser endereçados para os auxiliares ou insertados diretamente nos canais.
A PM5D suporta os formatos de mixagem 3.1, 5.1 e 6.1, que podem ser controlados via track pad, ou através de um controlador dedicado conectado via MIDI ou pelas portas GPI.
Os conversores são de 24 bits e o processamento interno é de 32 bits (usando acumuladores de 58 bits), garantindo o funcionamento estável, sem perda da qualidade de sinal em todo o processo, sem sacrifício de canais ou capacidade de processamento em qualquer modo de operação: 44.1, 48, 88.2 ou 96kHz.
A PM5D chama atenção por seus controles bastante intuitivos. Você possui total controle de todas as funções do mixer e efeitos através de seus 38 faders físicos, monitor LCD colorido integrado e conexão para mouse e teclado. A PM5D(RH) ainda permite o uso de um computador (PC ou Mac) via USB para monitorar todos os parâmetros e também fazer ajustes offline de todos os parâmetros do mixer, utilizando o software PM5D Editor.
A expansibilidade é um dos mais importantes trunfos da PM5D. Ela possui no painel traseiro quatro slots Mini-YGDAI que permitem o uso dos cards de expansão da série MY, para melhorar seu desempenho de várias formas. Você pode, por exemplo, aumentar o número de entradas e saídas adicionado o conversor A/D com pré de microfone AD8HR (8 canais). Ainda através desses slots, você pode expandir a capacidade de processamento conectando o DME64N digital mixing engine (um DSP extra), que vai lhe dar 64 matrixes, equalizador gráfico, master fader, e crossover adicional.
Seu tamanho relativamente compacto (L×P×A) de 1,55m × 95cm × 28,3cm, com 98kg a PM5D e 97kg a PM5D-RH), sua capacidade de expansão e a possibilidade de recall também nos controles analógicos do pré, ganho e phantom power (PM5D-RH no caso), sugerem um console muito versátil e multifuncional, e podem fazer a diferença na decisão de compra ou locação.

Thiago Fernandes é guitarrista e técnico de gravação. Estudou no IATEC, onde completou os cursos de áudio básico, home studio, e técnica de gravação.
 

 
 
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