RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Evento
AES 2007
Inovação em áudio é tema do evento
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 28/05/2007 - 00h00
Serão realizados, entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro de Convenções Rebouças (CCR), em São Paulo, o 5º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil e a 11ª Convenção Nacional da AES Brasil. Neste ano, o tema do evento será a inovação no áudio e como esse vem sendo aplicado nas áreas de engenharia, na música, na acústica, na indústria de produtos e serviços, na cadeia de produção de conteúdo audiovisual, nas telecomunicações e em diversas outras áreas que trabalham ou utilizam som no Brasil.

De acordo com Joel Brito, presidente da AES Brasil, cerca de 20 expositores, entre eles, a Oversound, a Pride Music, a Studio R, a Decomac, a Meteoro e os também patrocinadores Staner, Libor e Selenium, estarão presentes na feira, uma das mais tradicionais no mercado de áudio nacional.

A expectativa da associação, segundo ele, é de que aproximadamente 3.500 pessoas circulem pelo centro de convenções durante os três dias de realização. Ele destaca os pontos positivos do local, escolhido pela terceira vez para sediar o evento. "O CCR possui uma excelente combinação de espaços para palestras e exposições. Sua localização é privilegiada para hospedagens e o local possui inúmeros restaurantes em seus arredores; além disso, tem uma excelente infra-estrutura", diz.

Até o fechamento dessa edição, empresas como a Selenium, a Beyma do Brasil e a Royal Music ainda não haviam divulgado os produtos que apresentarão no evento. A organização da AES Brasil também não havia confirmado as palestras do evento.

SAIBA QUAIS SÃO AS NOVIDADES TRAZIDAS PELAS PRINCIPAIS EMPRESAS

::Oversound

A fabricante de alto-falantes com sede em São Caetano do Sul, São Paulo, irá apresentar a sua tradicional linha de produtos, com destaque para o Sub 800 - campeão de vendas da marca - e o modelo 1200, de 1200 Watts de potência.

Os lançamentos previstos pela empresa para a feira são dois: um falante de 8", desenvolvido especialmente para aplicações em line arrays, e um falante de 12", que opera com 600 Watts de potência.




::Yamaha Musical do Brasil

A Yamaha lança no Brasil seu mais novo console para PA, o compacto LS9-32. Equipada com 32 canais, a mesa oferece possibilidade de expansão para até 64 canais utilizando-se de pré-amplificadores externos através de duas portas para cartões mini-YGDAI. Ela também apresenta 16 vias de saída, através de um conector XLR, e oito vias de matrix, além de entrada auxiliar para pen drive ou similar, permitindo a gravação ou reprodução de arquivos em formato mp3.

De acordo com Pardal, do departamento de vendas da empresa, serão demonstrados ainda as tradicionais mesas digitais O2R96, PM5D, O1v, além da nova linha T de amplificadores de potência, nos modelos T2, T3, T4, e T5.

Durante a AES Brasil, a empresa fará palestras, ministrada por Aldo Werner e Marcelo Claret, diretor do IAV, para falar sobre o uso de mixers digitais em aplicações ao vivo.

::Staner

Nesse ano, a Staner dará maior atenção a sua linha de sistemas amplificados para shows ao vivo. De acordo com João Zaiolo, do departamento de marketing da empresa, serão demonstrados os novos line arrays LAN, nos modelos LAN-800, 1200 e 1800.

Além desses, será apresentado um sistema de sub-graves ativo, que até o fechamento dessa edição ainda não tinha nome definido. João informou também que a Staner irá participar de algumas palestras, sendo boa parte delas com foco em alinhamento de sistemas.

::Hot Sound

Finalmente chega ao mercado nacional os já anunciados amplificadores digitais Digilites 3.2 e 8.0. Esses equipamentos, segundo a gerência comercial da empresa, têm como diferencial a qualidade sonora, além do baixo consumo de energia e da total flexibilidade de tensão AC (fontes universais) e de freqüência da rede (operam de 0 a 400Hz, e não só de 50 a 60Hz). A única restrição parece mesmo ser a potência disponível.

A Hot Sound, que já conta com os modelos 5.0 e 6.4 (veja análise nesta edição de M&T) em sua linha, ainda aproveita o evento para lançar outro produto, o gerenciador digital de sistemas DMS 8 24-bits, que vem com novas versões de firmware e software.

::Studio R

A fabricante paulista de amplificadores de potência apresentará diversos de seus mais novos equipamentos, entre eles, o XD - um amplificador de alta fidelidade para som profissional -, e os modelos da série Z, Z500, Z700 e Z900, além do X8 (veja análise nesta revista) e do X12, o mais potente amplificador de potência do mercado nacional.

A empresa também participará de uma palestra sobre sustentação de potência e processamento, que terá como foco aprimorar a eficiência e o timbre de sistemas de som, entendendo o programa musical e as novas tecnologias de amplificação.

::Decomac Brasil

De acordo com o diretor comercial da Decomac Brasil, Guilhermo Estefano, a empresa levará para a AES 2007 sua linha de sistemas de line array amplificados nos modelos Aero 28A, 38A e 48A, fabricados pela espanhola DAS, além dos também conhecidos monitores SM L12A.

A novidade ficará por conta da demonstração de um sistema de sub-graves aéreo, o A 2000, de um pequeno line array, o Variant 25A - que tem dois falantes de 5" e um driver - e de seus subs, modelo Variant 18 A.

Ainda durante o evento, o representante da DAS, Ramon Franco, irá apresentar o EAC Focus, um software de alinhamento, específico para os lines.

::Libor
 
Nesse ano, a Libor irá com força total para a AES. A distribuidora paulista estará com produtos das inglesas LA Audio, Audient e Allen & Heath e da TC Electronics. Entre os destaques estão o pré-amplificador de microfones MPX10, o compressor de quatro canais C400 e o gate de quatro canais G400, da LA Audio, o equalizador gráfico de 31 bandas ASP231, da Audient, e dois lançamentos da Allen & Heath, os consoles GL2800M e I-Live (digital).

As novidades da TC Electronics ficam por conta do processador digital de voz Voice Doubler, da interface de áudio firewire Konnekt 24D, e das placas Powercore Compact (para plug-ins firewire) e Powercore Express (para plug-ins  PCI Express)

De acordo com Raphael Trindade, do departamento comercial da Libor, existe a possibilidade de um engenheiro da Allen & Heath ministrar uma palestra durante o evento sobre latência das mesas digitais. No entanto, nada foi confirmado.

::Sotex e Serenata

As parceiras mineiras Sotex e A Serenata, que atuam nos segmentos de áudio profissional e instrumentos musicais, irão dividir um stand na feira. A Sotex vai apresentar os line arrays canadenses da Adamson - primeira marca a representarem no Brasil -, os cabos italianos da Reference, os processadores norte-americanos da Dolby Lake Contour e os amplificadores de potência suecos da Lab Gruppen.

Já A Serenata irá apresentar, entre outros produtos, três modelos de mesa digitais da Yamaha, as badaladas M7 e PM5D e a LS9-32 - lançamento mundial da empresa. Além dos consoles, a loja disponibilizará um mix de produtos que vai desde microfones até conectores, passando por instrumentos e equipamentos para home studio.

De acordo com Guilherme Zauza, da Sotex, estão sendo agendadas duas palestras técnicas, que devem ministradas por representantes da Adamson e da Dolby internacional. Esses profissionais apresentarão novas tecnologias de line array e processadores digitais para diversas aplicações.

::Meteoro

Mais uma vez, a empresa de Zé Luis Ferreira marca presença no evento com sua tradicional linha de backlines. Os já conhecidos amplificadores valvulados de guitarra MAK 3000 e MHA 2000 Destroyer serão novamente demonstrados, assim como a caixa leslie LA Torre Vibrotone, única réplica do tipo disponível no mercado nacional. 

Na linha de amplificadores de baixo estarão o MW 1600, as caixas 810BS, 1600 e 2400, os cabeçotes 400MB, 800MB, o valvulado B52 e o clássico MW1600 Pro. A grande novidade, no entanto, ficará por conta do modelo Knock Fier III MFG 150, um amplificador foi desenvolvido especialmente para guitarristas, híbrido de cabeçote e caixa (4x12), que já vem com noise gate, entre outras funções.

::Pride Music

A Pride Music levará para a AES uma grande quantidade de produtos das marcas que distribui no Brasil, entre elas a Mackie, a Shure, a Eminence e a Focusrite. Da Mackie, por exemplo, estarão disponíveis os consoles VLZ III, Onyx 2480 e 3280, além das caixas para som ao vivo de alto impacto S 408 e S 410S. Da Genelec, a empresa terá como destaque os monitores de estúdio 8240 e 7270.

Da Shure será demonstrado o sistema sem fio UHF-R, que acompanha fones KSM9. Mas haverá espaço ainda para os diversos modelos de caixas de PA da Eminence, nos diversos modelos, enquanto a Focusrite será levada a interface de áudio Saffire Pro, e a Neutrix com seus conectores nos modelos NC3MXX, NP2X, NLT4FX, entre outros.

::Sabra Som

Com 35 anos de mercado, a Sabra Som irá reapresentar sua extensa linha de produtos, composta de acessórios e suportes para microfonação. Dentre os mais requisitados pelos profissionais de áudio estão aranhas e clamps, que são fabricados pela própria empresa.

De acordo com seu departamento de marketing, o destaque ficará por conta do SSM-Pop, um suporte direcionado para uso com grandes microfones, que já vem com pop filter e aranha englobados.


EVENTO TERÁ CONCURSO DE GRAVAÇÃO

Durante a 11ª convenção da AES Brasil haverá uma competição de gravação musical. O objetivo do concurso é, segundo a organização, estender as atividades estudantis da AES/SDA ao Brasil, a fim de integrar as instituições aos eventos realizados nas convenções internacionais da Europa e da América do Norte.

Todas as gravações inscritas serão encaminhadas aos juízes, que, logo na manhã do primeiro dia da convenção, escolherão os três finalistas de cada uma das categorias. A relação será divulgada na internet e em aviso colocado à porta do auditório em que será realizada a competição.
A avaliação seguirá o formato e os procedimentos da organização dos eventos realizados nos Estados Unidos e na Europa.

Mais informações: www.aesbrasil.org     
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.