RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de Mercado
equipe M&T
Publicado em 28/05/2007 - 00h00
::O que você espera da AES?

Realizada em SP de 21 a 23 de maio em São Paulo (veja prévia na pág. 70 desta edição), a Convenção da AES (Audio Engeneering Society) brasileira é o principal evento para os profissionais de som do país. Veja o que os nossos leitores esperavam desta edição do evento. E confira na próxima edição de M&T se as expectativas se confirmaram

Novidades sobre a organização da profissão de técnico de som no Brasil. (48,57%) 
Novidades em produtos e tecnologia (28,57%) 
Palestras sobre técnicas de mixagem, gravação e masterização (22,86%) 


::Captação de sons da floresta para disco ecológico

O grupo de teatro e música Ponto de Partida, de Barbacena (MG), produziu no início deste ano o CD de história cantada PacaTatuCotiaNão!, com a participação dos Meninos de Araçuaí. De acordo com Júlia Medeiros, compositora, atriz e produtora do grupo, a gravação foi uma aventura, especialmente do que diz respeito à captação de sons na floresta para contar a história do tatu que deve proteger a vida da Terra.
O disco conta com a participação de Milton Nascimento, padrinho do Ponto de Partida, que além de cantar, é o compositor de uma das músicas escolhidas, Estrelada, parceria com Marcio Borges. As canções originais são de Pablo Bertola, Lido Loschi e Júlia Medeiros, e os arranjos e a direção musical são de Gilvan de Oliveira. A captação foi feita pelo mineiro Murillo Corrêa, de Belo Horizonte. Já a gravação e a mixagem ficaram por conta de Zorro, da Arp, de São Paulo.


+ 20 do áudio

Você sentiu falta de muitos nomes da reportagem 20 caras do áudio (M&T 186, pág. 56)? Nós também. Tanto que pedimos para os leitores que nos mandassem suas sugestões. Veja a seguir os profissionais que vocês acham que não podem deixar de ser citados e confira na próxima edição um perfil de cada um deles.

Ary Carvalhaes (in memoriam)
Carlão Andrade
Carlos Correia
Carlos Pedruzzi
Carlos Ronconi
Edu Silva
Flávia Calabi
Florência Saravia
Guilherme Reis
Homero Sette Silva
Jorge Gordo (in memoriam)
Jorge Saldanha
José Augusto Porchat
Luis Cysne
Marcelo Claret
Mayrton Bahia
Ricardo Garcia
Roberto Marques
Silvio Da-Rin
Sólon do Valle

Ainda acha que tem gente faltando? Escreva para 20@musitec.com.br.


::Yamaha demonstra nova mesas no Rio

A Yamaha, em parceria com Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), realizou no dia 30 de maio um workshop para demonstrar suas novas mesas digitais de pequeno a médio porte, LS9 16 e LS9 32. A apresentação foi conduzida por Aldo Werner Linhares, analista de produtos da Yamaha, no Centro Cultural Suassuna, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Além das configurações e recursos dos consoles, Aldo revelou qual mercado a Yamaha pretende atingir com estes dois lançamentos. "Nós estamos buscando pequenas empresas de sonorização, que almejam expandir seus negócios e abrir o seu leque de clientes com um produto de qualidade, custo acessível e garantia Yamaha". Outro destaque apontado foi a facilidade de transporte das LS9, especialmente em casos de bandas que pretendem viajar bastante. "Ela é leve e compacta, cabe em qualquer avião ou ônibus", complementa Aldo.

As mesas oferecem, ainda, uma interface intuitiva, visor com recurso de toque na tela, armazenamento e recuperação de cenas criadas, e reprodução de arquivos de áudio direto de um pen drive, mp3 player, ou iPod via USB.

www.iatec.com.br
www.yamaha.com
www.yamahamusical.com.br


::Brasileiros na Musikmesse


Realizada de 28 a 1º de abril, a feira Musikmesse, em Frankfurt (Alemanha), mais uma vez  recebeu estandes brasileiros. A FZ Áudio, por exemplo, mostrou seus line arrays FZ J08A, de grande porte, e FZ 1203 A e FZ 1203ATW, para ambientes menores, entre outros produtos. Para Omar Buchaim, da área de marketing e vendas, as pessoas estão se interessando mais pela marca, e não ocorre mais tanto preconceito em relação ao produto brasileiro. "A qualidade dos componentes, visual compacto e o acabamento já dizem muita coisa para os clientes".

Esta foi a segunda vez que a empresa participou do evento, e, para Omar, essas primeiras investidas são importantes  para ganhar visibilidade no mercado internacional. "Estão caindo barreiras. O mercado está cada vez mais globalizado. Hoje me dia não tem como não respeitar mercadorias de outros paises como o Brasil".

A Meteoro, veterana na feira, consolidou clientes que já tinha. "Foi nossa quinta vez na Musikmesse. Aproveitamos para rever nossos clientes antigos, de países como Itália, Rússia e Alemanha, e fizemos novos contatos pra países da África e para Jamaica, lugares em que não tínhamos entrado ainda", afirmou Kika, responsável pelo marketing da fabricantes de amplificadores. Neste ano, o quinto da Meteoro na feira, o estande passou de 18 m2 a 25 m2, e abrigou principalmente a linha de amps valvulados e o vibratone Latorre MVT-A, "que atrai muito a atenção do público europeu, por ser a única réplica do Lesley original que existe no mundo".

Para a Studio R, a feira foi muito boa. "Tem duas empresas grandes de locação na Europa que se interessaram pelo X12 e estão testando no momento. Na verdade em termos de potência e sonoridade já foram aprovados. Este será um teste de resistência, que pra amp brasileiro é o mais fácil", diz, acrescentando que no leste europeu as vendas da marca dobraram depois da feira.

Pelo sétimo ano consecutivo, a empresa Sabra Som expôs seus produtos na Musikmesse, em Frankfurt. O diretor da empresa, Shraga Winter, diretor da empresa, diz que, ao longo desses anos, o Brasil vem tentando firmar-se no mercado internacional, e a feira é realmente uma grande vitrine. "Quando o pessoal olha meus produtos e analisa os preços reduzidos. A pergunta imediata é se eles são chineses". Ele explica que são produtos brasileiros, e completa dizendo que não são baratos, mas sim econômicos. "Isso nos torna mais competitivos no exterior".

Os destaques do stand foram o SMC (Sabra's Magic Clamp), um suporte de microfone que pode ser fixado em qualquer sistema tubular, e o kit SSM-POP para grandes microfones laçado este ano. Winter também faz questão de agradecer o apoio e assessoria da Anafim (associação nacional de fabricantes de instrumentos musicais) na participação do evento.


::Associação batista reúne mil pessoas em congresso no ES


Cerca de mil pessoas participaram de 51 oficinas técnicas voltadas para música instrumental, música vocal, dança, teatro, produção musical e sonorização, no 21º congresso da Associação dos Músicos Batistas do Estado do Espírito Santo (Ambees) O evento aconteceu de 4 a 6 de maio, na Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV).

À oficina de sonorização, ministrada pelo engenheiro David Fernandes, da AudioCon, compareceram 42 pessoas. David contou com o auxílio dos técnicos Bruno Costa e Daniel Aleixo, este representante comercial das marcas TSI e Leác's no ES.

Durante a oficina, David enfatizou a necessidade da redução dos níveis de pressão sonora nos palcos das igrejas evangélicas como forma de melhorar a inteligibilidade, já que a maioria dos templos não tem qualquer tipo de tratamento acústico. Todos os equipamentos foram cedidos pela Eletrônica Faé, de Vitória, e por Daniel Aleixo. 
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.