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Revista Luz & Cena
Tecnologia
Max
Ferramenta flexível para criar áudio
Wilson Brown
Publicado em 30/01/2007 - 00h00
A interface Max foi criada por Miller Puckette, nos anos 80, para tocar interactive computer music (música interativa no computador), e controlar sintetizadores e periféricos externos, no IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), em Paris. Nos anos 90, um pacote chamado MSP (Max Signal Processing) foi lançado, permitindo o processamento de áudio em tempo real. Em 2003, Jitter, um outro pacote pra processar matrizes foi lançado, permitindo criação, edição e processamento de vídeo. O nome vem de Max Matthews, o criador do primeiro programa de computador para música, o Music, e importante figura no desenvolvimento do universo musical digital.

Max Mathews e seu radio batton

Max/MSP é um ambiente flexível para criar música, áudio e multimídia no Mac e no PC. Usado por músicos, compositores, artistas, pedagogos e alunos, em shows e em estúdio, Max/MSP oferece a possibilidade de desenvolvimento de programas e sistemas novos, sem os limites de software tradicional.

Por incrível que pareça, Max é utilizado há mais de 15 anos no meio musical. Muitos artistas grandes utilizam Max, não só em seus trabalhos de estúdio, como também em suas turnês, para construir sistemas que combinam áudio, vídeo e iluminação. Infelizmente, a maior parte destes grandes artistas prefere não divulgar a utilização do software em suas produções.

Aliás, é quase certo que você já usou Max sem saber. Muitos plug-ins e muitas funções de programas famosos de áudio e vídeo são programados em Max/MSP. A série de plug-ins freeware Pluggo, por exemplo, é totalmente feita em Max.

Simplesmente, Max é uma coleção de objetos com funções específicas. Estes objetos são pequenos programinhas em C, dedicados a determinadas operações. Através da interligação dos objetos, representados por caixinhas com entradas e saídas, o usuário consegue criar instrumentos, interfaces, synths e efeitos, além das possibilidades típicas dos plug-ins e softwares convencionais. Os criadores de Max utilizam a metáfora de que, enquanto outros programas de áudio e MIDI podem ser panelas, Max/MSP é uma cozinha inteira. Max/MSP dá o poder e a liberdade de criação de áudio e multimídia que não existem nas outras plataformas.

Figura2
Legenda: Exemplo de um patch de Max. (foto: http://www.cycling74.com)

É importante esclarecer que o Max não é um gravador multipistas como Pro Tools, Nuendo, Logic ou Cubase, nem um live sampling environment como o Ableton Live, nem um plug-in como os programas da Waves, SoundDiver, Native Instruments, etc. A beleza toda do Max é que ele deixa você construir todos esses programas e muito mais. Podemos criar um sistema totalmente novo (no idioma do Max se chama "patch") que processa data, MIDI, áudio e vídeo exatamente como quisermos, do jeito que quisermos. O propósito do Max não é substituir outros programas, estes foram desenvolvidos por muitos anos e servem bem a objetivos específicos. Max é mais útil para criar sistemas que ainda não existem.

Das raízes do processamento de dados e processamento de sinais o usuário consegue montar um patch personalizado. Por exemplo, é facil criar um sintetizador totalmente novo, através de osciladores, juntando a FM e combinando o timbre com samples, áudio acontecendo ao vivo ou outros sintetizadores e mandar o resultado por filtros e efeitos, apenas interconectando cabos entre os objetos de Max/MSP.

Figura3
Legenda: Exemplo de um Vocoder, usando FFT ao invés de filtros, feito em Max (fonte:  www.cycling74.com)

Podem-se criar objetos de MIDI para controlar os parâmetros de nosso novo programa através de um controlador. O controlador dos parâmetros pode ser um clássico teclado ou qualquer nova superfície que se deseje, pois basta fazer o software específico através do próprio Max.

Figura4
Legenda: Exemplo de um patch que faz o Max conversar com o ReWire e o Live (fonte: www.cycling74.com)

Com o Jitter (que é um pacote de Max para vídeo), conseguimos mapear cada uma destas variáveis a parâmetros do vídeo também. E este exemplo é só o começo do que é possível fazermos com Max/MSP.

A onda recente de uso de laptops ao vivo virou uma oportunidade para Max subir como um ambiente mais sério, profissional e flexível por músicos e artistas de vídeo. Autechre, Monolake, Radiohead, Pauline Oliveros, Keith Fullerton Whitman, entre muitos outros, usam Max assim.

Imagem 5
Legenda: Setup do tecladista Carlos Trilha que utiliza Max para interconectar teclados, programas e vídeo
Foto: Divulgação

Além de ser revolucionario no estúdio e no palco/pista, Max/MSP é com certeza a ferramenta mais profunda e importante para ensinarmos DSP em sala de aula. O Max é como uma página branca, sem interfaces definidas, sem influências externas. Por isso, conseguimos explicar como o computador processa som e dados sem que os processos fiquem escondidos, disfarçados, por outros programas.


Para saber mais:

O fabricante do Max/MSP, a Cycling 74, disponibiliza tutoriais e alguns exemplos em seu site. Visite:
www.cycling74.com/
www.creativesynth.com/
en.wikipedia.org/wiki/Max/Msp
en.wikipedia.org/wiki/Max_Mathews
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9456
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=20616
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15107

Conheça projetos feitos com Max/MSP:
www.youtube.com/watch?v=F9bNqRytO0M e demais Retrotechs
www.miyamasaoka.com/music/interfaced_koto
tcts.fpms.ac.be/synthesis/maxmbrola/maxmbrola.php
www.shawndecker.com/education/programmingsound/
createdigitalmusic.com/index.php?s=max%2Fmsp

Projetos feitos com Pure Data (versão grátis do Max, só que em Java ao invés de C):
www.rbf-soft.com/
mtg.upf.es/reactable/

Alguns dos meus projetos pessoais feitos com Max:

www.antfood.com/ads/audiosensing.htm
www.antfood.com/instrument/index.html

Alguns dos meus projetos pessoais feitos com Jitter:

www.antfood.com/video/
www.antfood.com/eyespot/index.html

Sobre Max Mathews:

www.ieee-virtual-museum.org/collection/people.php?id=1234786&lid=1
retiary.org/ls/btl/max_statement.html
en.wikipedia.org/wiki/Max_Mathews

___________
Wilson Brown
é pós-graduado em Música Eletrônica e Multimídia pela Brown University, produtor musical e de vídeo, músico e professor de Reason e Max/MSP do Iatec em São Paulo.


Homepage:  www.antfood.com
MySpace: www.myspace.com/osgrampos
email: wilson.m.brown@gmail.com
 
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