RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Variax Acoustic 700
Virtualmente acústico
Thiago Fernandes
Publicado em 01/07/2004 - 00h00
Depois de surpreender o mundo com o lançamento de uma guitarra que reproduzia o som de mais de 20 guitarras clássicas, a empresa especializada em modelação digital de instrumentos e efeitos Line 6 resolveu lançar mais um membro da família Variax, só que agora na modelação de instrumentos acústicos. A Variax 700 promete emulação de 16 instrumentos acústicos que vão desde violões clássicos, passando por folks até chegar no sitar indiano.
Diferentemente de guitarras com captação MIDI, a Variax utiliza parâmetros reais de instrumentos acústicos para realizar a réplica dos timbres, como a vibração das cordas e ressonância do corpo.
A Variax Acoustic 700 possui corpo e braço construídos em mogno, com tampo em cedro e escala em pau-rosa. Seu corpo é fino e o acesso aos controles é bem parecido com o da maioria dos violões elétricos do mercado. A grande jogada da Variax Acoustic 700 é a possibilidade de tocar ao vivo os 16 tipos de modelos inclusive os de 12 cordas, sem que haja a necessidade de cuidados especiais que se devem tomar com instrumentos acústicos no palco. Imagine o trabalho que é microfonar um sitar indiano tocando junto com instrumentos elétricos numa banda de rock...
Seus parâmetros, como compressor, mic position e volume são muito intuitivos e de fácil acesso. Através do controle mic position você pode mudar, a qualquer hora, a posição do microfone. Movendo o fader para a direita, você começa a perceber um som mais gordo, com reforço nos graves, como se estivesse colocando o microfone mais para perto da boca do violão; e para a esquerda, você consegue um som mais brilhante, como se estivesse colocando o microfone mais para o braço do violão.
Customizando
A Variax Acoustic 700 também permite que você selecione afinações alternativas sem a necessidade de afinador ou mesmo de tocar nas tarraxas. Essa alteração é feita no sinal elétrico que vai para a saída, mantendo as cordas intactas. Você também tem a opção de customizar os seus modelos, salvando o tipo de compressão, posição de microfone e afinação para cada um dos 16 modelos disponíveis.
Para seu funcionamento, a Variax Acoustic 700 necessita de alimentação elétrica. Essa alimentação pode ser feita por três meios: seis pilhas AA, que fornecem de 10 a 12 horas de autonomia, no caso de uso de pilhas alcalinas; bateria de 9 volts, que dá de 1 a 2 horas de autonomia (só é recomendada em caso de emergência), ou ligando seu footswitch, que também funciona como D.I., na tomada. Você pode ligar a Variax a qualquer amp ou mixer sem necessitar de nenhum conversor ou conector especial, como qualquer violão elétrico ou guitarra. O direct box (D.I.) é indicado somente para conectar a Variax com um sinal balanceado com nível de linha (+4dBu) a um mixer ou gravador.
Thiago Fernandes é guitarrista e técnico de gravação. Estudou no IATEC, onde completou os cursos de áudio básico, home studio, técnica de gravação e Pro Tools.

 

 
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.