Primeira Vista
Neumann M 147 Tube
Rompendo Barreiras
Paulo Mills
Publicado em 01/12/1998 - 00h00
Cada vez que aparece com um novo projeto de microfone, a Neumann comprova que romper barreiras é a sua especialidade. O novo M 147 Tube é o mais recente modelo da consagrada linha de microfones de estúdio a condensador da Neumann.
Extrapolando projetos tradicionais, a Neumann selecionou uma válvula moderna, complementada com um circuito de saída sem transformador. O resultado é um sinal de áudio mais regular (principalmente nos graves) e sem distorções entre a cápsula e a saída. No coração do M 147 Tube encontra-se a cápsula K47/49, que ganhou fama nos lendários microfones U 47 e U 47 FET. Além de uma impressionante regularidade na atenuação de sinal pela traseira, o M 147 Tube suporta sinais acústicos de até 130 dB SPL (sem distorção) e produz um ruído interno extremamente baixo (12 dBA). Com esta marca, o M 147 Tube suplanta até o M 149 Tube - Vencedor do TEC Award.
Som Quente e Cristalino
Assim como nos demais microfones da linha Neumann, as características de resposta do M 147 Tube são acusticamente comprováveis. Ao empregar a cápsula K 47/49, garantiu-se o mesmo som quente e cristalino produzido pelos microfones U 47 e U 47 FET. O M 147 Tube também apresenta excelente resposta a impulsos, e reproduz fielmente os sinais transientes, que aparecem com frequência em músicas e locuções.
Mercado Garantido
Do ponto de vista estratégico, a Neumann está acertando em cheio ao lançar seus novos microfones, semelhantes aos já consagrados, porém com simplificações: oferecem padrão de captação e ganho fixos, sem filtro de passa-altas. Com isso a Neumann conseguiu reduzir custos, sem abrir mão da tradicional qualidade de sua marca. Fruto da consolidação da tecnologia digital (ADATs, DAWs, etc..), o novo mercado de estúdios pequenos e médios, com certeza será alvo dessa nova linha de produtos.
O M 147 Tube estará disponível a partir de dezembro de 1998, em uma bela caixa de alumínio que inclui um suporte metálico, um alimentador universal e um cabo. O preço de venda (nos E.U.A.) será abaixo de US$ 1.700.
Paulo Mills é engenheiro, músico e é um dos proprietários do Estúdio Mills, no Rio de Janeiro.