Localizado em uma ampla casa no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro, o Floresta Studios dá provas de que temas materiais e emocionais (investimento e idealismo) são coisas totalmente conciliáveis. Seus sócios, três músicos e um outro intimado a agir como tal, fazem questão de declarar estudos projetados, pesquisas e parcerias firmadas para a troca de experiências. Mas, no final das contas, o que mais se vê é a realização de um sonho. A concretização de algo baseado na técnica e na eficiência, e que gerou o maior e mais luxuoso ambiente para ensaio/ pré-produção do RJ. Se você tem alguma dúvida pergunte a Lulu Santos (conhecido pelo seu alto nível de exigência), Hebe Camargo, Cidade Negra, Paulo Ricardo, Flávio Venturini, Djavan, Barão Vemelho...
Andrei Francalacci, Eduardo Livosky e Marco Manela são músicos (o primeiro como um dos vocalistas da banda Sigilo, e os outros dois vindos da Celebrare, bandas importantes no segmento cover). Apenas Márcio Manela, agrônomo, é considerado o "normal" da turma. Edu conta que ele já foi o dono de um primeiro estúdio Floresta, mas que há cerca de quatro anos foi desativado para porque vinha sendo muito utilizado para os ensaios da sua banda. O tempo passou e, com os amigos, fortaleceu a vontade de se montar um "senhor" estúdio de ensaio - aqui surgia o Floresta Studios.
"Uma vez decidida a montagem do espaço, as idéias começaram a ser esboçadas até que fosse achado o local que seguisse as premissas que nós havíamos determinado", explica um dos sócios. "E quais seriam essas premissas?", perguntamos. "A principal foi nos basearmos em nossos problemas e sofrimentos vividos durante 20 anos dentro de estúdios. Já vimos os erros e acertos de cada um", continuam.
Com um gasto em torno de R$ 800 mil reais entre equipamento e obra (fora a casa, que é própria!), foram projetadas e construídas três salas de ensaio (62m², 43m² e 31m²), depósito para equipamento e instrumentos, área de lazer de 150m² com bar e cozinha, sala de reunião, banheiros, lavabos e sala de maquiagem, sala de espera, recepção, escritório, estacionamento com 18 vagas etc. Uma verdadeira Disneyworld do áudio!
Três dos quatros sócios e o gerente técnico do Florestas: Andrei Francalcci (à esquerda), Marcos Manela, Eduardo Lisovsky e Paulista
Equipamento & Cia
Todo o projeto acústico foi desenvolvido por Celso Junto, do Estúdio Drum. "Nós pedimos o melhor, ele projetou o melhor e nós executamos também o melhor", confirmam. Os sócios explicam um cuidado minucioso para segurar a velocidade do ar condicionado (o que provoca o barulho!) nas salas de ensaio. Todos os dutos de ar são forrados com feltro industrial e também possuem curvas, ou seja, o ar passa devagar. Sem esquecer o fato de que cada estúdio possui uma máquina independente, com outras também específicas tanto para a recepção quanto para a casa propriamente dita.
Bar
"Em termos de cabeamento e fios tudo foi pensado como se estivesse num palco", explica José Anselmo (mais conhecido como "Paulista"), o responsável técnico pelo estúdio e técnico de P.A. do Celebrare. Uma característica que pode ser problemática na hora que se fala de um estúdio de ensaio. "Em um palco, normalmente, temos uma ou duas bandas. Já em um estúdio de ensaio, nós podemos ter de três a quatro bandas no mesmo dia", continua o técnico.
Dessa forma, eles dizem terem optado por equipamentos que fossem de boa qualidade e, ao mesmo tempo, versáteis e com um custo acessível dentro do que se pode obter de retorno. Assim, escolheram uma mesa de 40 canais (Allen & Heath GL3300) para a sala maior. No estúdio 2, utiliza-se uma mesa de 32 canais (Allen & Heath GL3300). Enquanto isso, no estúdio 3, faz-se uso de uma Mackie 16 canais.
Dentre o material disponível como backline existem três baterias diferentes (todas Pearl): uma Session Prestigy com três ton-tons e surdo para o estúdio 1; uma ELX com três tons e surdo para o estúdio 2; e uma Export com dois tons e surdo no estúdio 3. Direct boxes à vontade, com tape deck duplo em cada sala e ainda DAT e MiniDisc para a gravação de ensaios.
Estúdio 2
Não existe nada a respeito de tomadas embutidas na parede, mas sim extensões. Além disso, o AC é bem dimensionado, incluindo aterramento - tudo para zelar pelo equipamento do Floresta e também do artista. "Nós também optamos pelas extensões externas. Primeiro, por causa da mobilidade. Depois, pela facilidade na manutenção", continua Paulista. Em média, são cerca de 150 cabos de microfones. Toda a plugagem é Neutrik, fora os cabos de ligação para instrumentos.
Área de recepção
Uma Oficina da Música
No Floresta, o esquema funciona da seguinte maneira: a pessoa manda através de fax a configuração que deseja ter durante o ensaio, e os funcionários do estúdio se encarregam de fazer o resto. "Nós programamos tudo para que o artista chegue e comece logo a ensaiar. A nossa parte estando pronta, o resto fica por conta dele", fala Paulista. Há também uma preocupação em termos de horário: sempre um intervalo de uma hora entre um ensaio e outro, o que dá, pelo menos, meia hora de desmontagem do ensaio anterior e mais meia hora de montagem para o próximo.
Segundo os sócios, um ponto importante para ser destacado é a questão do atendimento. "Hoje em dia, com uma facilidade maior das importações e do acesso do brasileiro ao mercado estrangeiro, qualquer um que tenha dinheiro pode comprar um equipamento. Mas isto não é tudo!", explicam. Se referindo ao fato de possuírem técnicos especializados em "descomplicar" qualquer "pepino" que o artista venha a ter. "Ë sempre melhor deixar que o artista aproveite ao máximo o tempo de ensaio COM o ensaio, nada mais!", dizem.
Mesmo contando com um estúdio que não perde para nenhum outro do gênero, os "meninos" do Floresta continuam nos ajustes e sempre à disposição de novas idéias. Quanto ao mercado de música brasileira, eles confirmam seu crescimento e que, talvez, tenha sido este um dos motivos que os animaram para a montagem do espaço. "A gente quer que a música brasileira siga o caminho que a gente está tentando seguir aqui: que apareça mais e com mais qualidade", concluem. Para o alto, e avante!
Estúdio 3
Relação de Equipamento - Floresta Studios
Gerente técnico:
José "Paulista" Anselmo
Técnicos:
Nilton Batista
Josias Nascimento
Leonardo Wanke
Estúdio 1 (62 m²)
Seis vias de monitor independentes e side fill
- 01 mesa Allen & Heath GL 3300 / 840 - 40 × 8 × 2
- 06 equalizadores Yamaha EQ 2031
- 01 quad Compressor dbx
- 01 quad Gate Behringer
- 01 Lexicon PCM 80
- 01 Yamaha SPX 990
- Microfones: Shure SM58, Shure Beta58, Shure SM57, Shure Beta57, Shure SM81, AKG D112, Sennheiser ND408
- 01 microfone s/fio Shure Beta58
- 10 caixas JBL Eon 15" powered
- 02 caixas JBL Eon Subwoofer 15" powered
- 01 monitor JBL 4706 (two way) ativo
- 01 amp Crown MA-24X06 com placa PIP Amb (crossover)
- Tape Deck Sony duplo com pitch
- Power conditioners Furman
- Energia elétrica com aterramento (terceiro pino) e pontos de AC
Estúdio 2 (43 m²)
Seis vias de monitor independentes e side fill
- 01 mesa Allen & Heath GL 3300 / 832 - 32 x 8 x 2
- 04 equalizadores Yamaha EQ 2031
- 01 compressor dbx 166
- 01 Lexicon MPX 1
- 01 Yamaha SPX 990
- Microfones: Shure SM58, Shure Beta58, Shure SM57; Shure Beta 57
- 08 caixas JBL Eon 15" powered
- 01 monitor JBL 4706 (two way) ativo
- 01 amp. Crown MA-24X06 com placa PIP Amb (crossover)
- Tape Deck Sony duplo com pitch
- Power conditioners Furman
- Energia elétrica com aterramento (terceiro pino) e pontos de AC
Estúdio 3 (31 m²)
Três vias de monitor independentes e side fill
- 01 mesa Mackie 16 canais
- 01 Yamaha REV 500
- 03 equalizadores Alesis MEQ 230
- 03 caixas EON 15" powered
- 02 caixas Soundtech
- Microfones Shure SM58 e Shure SM57
- Tape Deck Pionner duplo com pitch
- Energia elétrica com aterramento (terceiro pino) e pontos de AC
Equipamento de Palco
- Amps para baixo: GK 400 RB e 700RB com caixas Hartke
- Amps para guitarra: Fender, Marshall, Roland Jazz Chorus, Peavey
- Baterias Pearl.
Outros
- DAT Sony (sob reserva)
- MiniDisc Sony (sob reserva)
- CD Player Sony (um em cada sala)
Serviço
Floresta Studios - Estúdios de ensaio/ pré-produção
Rua Conselheiro Lampréia, 115 - Cosme Velho - RJ
Tels.: (021) 557-7050 / 556-5829
Preços p/ hora de ensaio:
Sala 1 - 50,00 (mínimo de quatro horas)
Sala 2 - 40,00 (mínimo de quatro horas)
Sala 3 - 20,00 (mínimo de duas horas)