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Revista Luz & Cena
Primeira Vista
D-Command
Versão simplificada e mais barata da D-Control compõe sistema Icon
Thiago Fernandes
Publicado em 29/06/2005 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Depois de lançar a mesa D-control, no início do ano, a Digidesign põe no mercado agora o D-Command, o mais novo componente do sistema Icon. A idéia é atrair os usuários que não fazem questão de um console do tamanho da D-Control, ou que simplesmente não podem pagar por ele.

O D-Command segue a mesma filosofia da D-Control, desenvolvida para unir toda a funcionalidade do Pro Tools com o então sonhado analog feel, que havia sido deixado para trás em outras superfícies de controle.

O público alvo do D-Command é o basicamente o mesmo da D-Control, composto principalmente pelos técnicos que trabalharam a vida toda com mesas do tipo SSL e Neve, estando menos acostumados com o mouse, teclado e monitor. A diferença, além do preço, está no tamanho e na quantidade de botões e de faders.

Apesar da quantidade de botões, knobs e faders reduzida, a D-Command promete a mesma funcionalidade da versão top. Ela é composta basicamente por um módulo principal, onde se encontram os oito canais de entrada e os painéis dedicados à monitoração e aos plug-ins de equalização e de dinâmica. O console pode chegar a ter 24 faders com a conexão de um módulo de expansão opcional composto por 16 canais.

Os módulos se conectam ao computador host através de um cabo de rede RJ45, e de um hub 10Base-T opcional. O D-Command também pode se conectar a uma rede local através de um hub 10/100 Base-T, permitindo o controle de outras estações em um mesmo estúdio. Além de oferecer o visual e ergonomia da D-Control, a nova superfície de controle também oferece grande parte de sua acessibilidade. Todos os parâmetros do Pro Tools são facilmente ajustáveis, sem que haja necessidade de monitor ou mouse, que deixaram de fazer parte da configuração nesta versão. Cada botão, fader e encoder pode assumir a função que o usuário desejar.

Seção Master

A seção Master, localizada na unidade principal, é o centro nervoso do console. Além de ser composta pelos comandos comuns de navegação e de gerenciamento, ela oferece comandos exclusivos dela e da D-Control.
Na parte de cima encontram-se oito barras de leds que monitoram os canais master surround até 7.1. Ao lado, posicionam-se o microfone para talkback e o contador. No corpo na seção estão os grupos de controles dedicados aos plug-ins de dinâmica e de equalização, cujo acesso é bastante rápido - basta selecionar o canal desejado através da tecla Select, que possui dois modos, Sel e Foc. O primeiro seleciona o canal que vai ser usado pelo Pro Tools e o segundo ativa o canal que será mandado para a seção Focus.

A seção de dinâmica é composta por seis encoders sensíveis ao toque, que correspondem às regulagens comuns de compressores e de limitadores, como threshold, attack, release, ratio, knee, etc.. Quando um canal é focado para a seção, o nome do plug-in aparece automaticamente em um display localizado no canto superior direito da seção. Além dos encoders, há grupos de botões que assumem funções muito usadas como compare, bypass, save, save as, auto e safe,  complementados por comandos exclusivos da superfície, como lock e page.
O botão lock mantém os controles sobre um plug-in, mesmo após a seleção de outro canal. O page é usado quando o plug-in possui mais de uma página de controle.

Para o grupo de equalização foram instalados 12 encoders, dispostos em quatro fileiras verticais que lembram os equalizadores analógicos. Como na seção de dinâmica, os encoderes também são dedicados a funções comuns em equalizadores, como Q, frequency e gain.

O grupo também conta com os botões associados às mesmas funções até então exclusivas da D-Command. Por razão de compatibilidade, nem todos os plug-ins podem ser controlados diretamente pela D-Command, mas há uma boa quantidade de plug-ins compatíveis com o sistema Icon.

Os canais de entrada (channel strips), presentes na unidade principal e no módulo fader se  parecem muito com os canais da D-Control. Além do visual e ergonomia similares às da versão maior, a D-Command também não fica muito para trás quando o quesito é acessibilidade. Cada canal é composto por dois encoders e um fader de 100 milímetros sensíveis ao toque, além de 17 botões e três displays de seis caracteres.

Em volta dos encoders, na parte de cima de cada canal, encontram-se anéis compostos por segmentos de leds. Somados às duas barras de Meter Bridge, esses anéis aumentam as possibilidades de monitoração visual. A seção de monitoração depende diretamente da interface XMon, que recebe o áudio de outras duas interfaces - 192 e/ou 96 I/O - e os distribui para os monitores e fones, oferecendo opções alternativas e independentes. A interface de monitoração XMon, a superfície de controle, as interfaces e os pré-amps da Digidesign completam o sistema Icon, que vimos com mais detalhes na edição de abril ( M&T 163).

Com soluções que integram áudio e vídeo, em um formato simplificado e mais barato em relação à D-Control, a D-Command possui características suficientes para se firmar como mais um equipamento favorito entre os usuários do sistema ProTools, que deixou de ser uma ferramenta voltada apenas para mercado musical, alcançando também a pós produção e o broadcasting.

Mais informações: MusicMall (21)3325-4554 www.musicmall.com.br
Quanta AV-Pro: (11) 3803-9155 www.quanta.com.br/avpro

por Thiago Fernandes
 
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