RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Estação de Áudio Digital Fostex D-2424
Uma Solução Mista
Paulo Mills
Publicado em 01/02/2001 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
O novo sistema de gravação em HD da FOSTEX é uma solução  que combina uma unidade independente de gravação D-2424 com uma estação de trabalho digital (Digital Audio Workstation). Esse sistema consiste em uma placa de áudio RME Digi9652 Hammerfall, uma unidade D-2424 e o C-console, que é um software para controle e monitoração de todas as funções do módulo de gravação.

O Gravador D-2424

O principal componente desta plataforma é o D-2424, que é a unidade para armazenar, editar e "backupear" os arquivos de áudio. Ele tem 5.1 Gbytes de memória em disco removível, suportando até 24 canais em 24 bits / 96 kHz , tendo também opções para qualquer combinação das resoluções 16 ou 24 bits / 44,1 ou 48 kHz. Ele possui 8 entradas e 24 saídas analógicas, S/PDIF I/O, 6 ADAT Optical I/O (48 canais), uma porta RS422, Word Clock, 32 canais virtuais e um sistema completo de edição. Além disso, tem interface MIDI, FEX (codificação exclusiva da FOSTEX) e, opcionalmente, uma placa de Sync e expansão para 8 canais AES/EBU.

A Placa RME Digi 9652 - Hammerfall

Ao adotar este sistema, onde os arquivos de áudio são armazenados fora do computador, a capacidade de processar da máquina fica otimizada. Isso permite que o usuário utilize o processador para outras tarefas árduas como aplicação de efeitos, por exemplo. Por isso a placa RME Digi 9652 foi adotada. Ela possui 80% dos programas integrados a uma EPROM, atingindo um atraso abaixo de 0,0015 segundos.

O Programa C-console

O C-console é a interface entre o operador e o D-2424. Através deste programa, pode-se controlar e monitorar remotamente o módulo de gravação em todas as suas funções. Outra função importante do programa é o acesso à Internet, funcionando como navegador. Com essa ferramenta, é possível conectar-se ao suporte da FOSTEX para solucionar problemas on-line ou mesmo para atualizações do próprio programa. Pode-se também utilizar o
software para controlar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Conclusão

O desmembramento da estação de trabalho parece uma alternativa bastante interessante para otimizar a performance desta plataforma. Apesar de os processadores estarem cada vez mais poderosos, é sempre preferível utilizar o potencial da máquina para as tarefas mais complexas em termos de cálculo. Ao deixar o "trabalho braçal" para o D-2424, liberam-se os MFlops para o processamento dos plug-ins que estão cada vez mais completos e
pesados.

Para maiores informações, basta acessar a homepage http://www.fostex.com 

 
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.