RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Notícias de Mercado
Redação
Publicado em 17/02/2013 - 20h59
AES Brasil anuncia nova diretoria para 2013



A Sociedade de Engenharia de Áudio (Audio Engineering Society) do Brasil anunciou sua nova diretoria para 2013. A presidência da sociedade passa a ser comandada por Armando Vicente Baldassarra, o "Tuka". Dono da Tukasom, empresa de locação de equipamentos de som com mais de 30 anos de mercado, ele é membro da AES desde 1995. José Pereira Anselmo Junior assume o cargo de vice-presidente, enquanto José Carlos Giner e Joel Vieira de Brito serão os novos secretário e tesoureiro, respectivamente.

A AES é a única sociedade profissional dedicada exclusivamente à tecnologia de áudio. Fundada em 1948 nos Estados Unidos, a AES está no Brasil desde 1995 e já conta com 14 mil membros em 75 seções profissionais e 95 seções estudantis ao redor do mundo. Além de trabalhos, reuniões e encontros organizados pela AES em diversas cidades do país, a sociedade promove a Convenção Nacional, que chega à 17ª edição em 2013, e o Congresso de Engenharia de Áudio, na 11ª edição.

Em 2013, a Convenção está confirmada para acontecer entre os dias 7 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na última edição, o evento reuniu aproximadamente sete mil pessoas durante os três dias.

ProShows anuncia distribuição exclusiva da Marshall

A partir de março deste ano, a ProShows será distribuidora exclusiva da marca de amplificadores Marshall. O texto divulgado à imprensa no fim de dezembro afirma que a empresa vai trazer ao Brasil a linha completa de produtos da Marshall, mas que os preços devem ser inferiores aos atualmente cobrados no mercado.

A distribuidora aproveitou, ainda, para anunciar a importação de outras duas marcas inéditas no país, que foram compradas pela Marshall em 2010: a Eden Amplifiers, marca de amplificadores para contrabaixos, e a Natal Percussion, marca inglesa de baterias.

Enquanto a Eden é conhecida por seus equipamentos personalizados e por seu processo de produção criterioso e praticamente artesanal, a Natal Percussion é a marca fundada pelo luthier britânico Alan Sharp em 1965.

No comunicado, a distribuidora afirma que "com estas novas conquistas a Proshows segue com os seus planos de ampliar a participação no mercado de instrumentos musicais e tornar-se uma das líderes também neste segmento não só no Brasil, mas em toda a América Latina".

Harman compra a empresa de iluminação Martin Professional


Um comunicado oficializou, no dia 19 de dezembro, a venda da empresa de iluminação Martin Professional para a Harman. De acordo com a nota enviada à imprensa pela Schouw & Co., acionista majoritária da Martin, o acordo custou 110 milhões de euros e ainda pode sofrer alterações, mas deve ser concluído até o primeiro trimestre de 2013.
As empresas estão confiantes na consolidação de suas posições nas áreas do áudio e da iluminação na indústria e na potencialização de novas soluções e produtos. Com isso, seria possível oferecer, ao mercado do entretenimento, soluções completas em ambas as áreas. "As linhas de produtos da Martin são um complemento excelente para o nosso negócio de áudio profissional. Depois de concluída a transação, seremos capazes de oferecer uma solução completa de soluções áudio, iluminação e vídeo para espetáculos ao vivo assim como para instalações", afirma Blake Augsburger, vice-presidente executivo e presidente da Harman Professional Division.

Já o CEO da Martin Professional, Christian Engsted, comentou: "Estamos ansiosos para poder explorar os benefícios mútuos que esta mudança de propriedade nos oferece e de poder continuar a desenvolver a nossa relação com os nossos clientes e parceiros por todo o mundo". De acordo com o comunicado, a Martin Professional continuará como uma empresa independente, inserida na Harman Professional Division. Por isso, não estão previstas alterações na sua rede de distribuição mundial em um prazo imediato.

Vencedores do Festival Awards Europe 2012 são anunciados


No dia 9 de janeiro foram revelados os premiados do Festival Awards Europe deste ano. A cerimônia aconteceu na noite de abertura do festival Eurosonic Noorderslag, na Holanda, e prestigiou os melhores festivais realizados no continente europeu em 2012.
Além das categorias votadas por um júri técnico, o Festival Awards também contou com categorias votadas pelo público via internet. A grande quantidade de votos recebidos mostrou a popularidade dos festivais na indústria fonográfica, como comentou o cofundador da premiação, Steve Jenner.

"Esta edição do Festival Awards Europe foi ótima, além de ser uma celebração necessária para a indústria como um todo. Ter um número significativo de eventos concorrendo ao prêmio sugere um cenário saudável de confiança, competitividade e orgulho. O número impressionante de votos recebidos do público mostra que o apetite das pessoas para os festivais nunca foi maior."



Confira a lista completa de vencedores, eleitos pelo público via internet
:

- Melhor Major Festival em associação com a Planet Festival
Tomorrowland (Bélgica)

- Melhor Festival de Médio Porte
Heineken Balaton Sound (Hungria)

- Melhor Festival de Pequeno Porte
Tauron New Music Festival (Polónia)

- Headliner do Ano
Foo Fighters (EUA)

- Newcomer Of The Year em associação com a Eurosonic Noorderslag
Of Monsters And Men (Islândia)

- Melhor Line-up em associação com a ID&C:
Rock Am Ring/ Rock Im Park (Alemanha)

- Melhor Festival Indoor
Sensation (Holanda)

- Festival Anthem Of The Year
Lykke Li - "I Follow Rivers" (Suécia)

- Melhor Festival Novo
Electro Magnetic (Alemanha)



Veja a lista dos eleitos por um júri da indústria, que incluía jornalistas, agentes de reserva, gestores, artistas e promotores:

- Promoter do ano em associação com a Audience Magazine
Pukkelpop (Bélgica)

- Festival Favorito dos Artistas
Roskilde (Dinamarca)

- Green Operations Award em associação com a Go Group e Yourope
We Love Green (França)


Nomeados ao Oscar de melhor edição e mixagem são anunciados

Os filmes que concorrem às estatuetas de melhor edição e mixagem no Oscar deste ano foram anunciados no dia 11 de janeiro.

Na categoria Edição de Som, Ethan Van Der Wyn - vencedor de dois Oscars por seu trabalho em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) e King Kong (2005) - recebeu sua quinta indicação por sua contribuição em Argo, de Ben Affleck. O editor de 007 - Operação Skyfall, Per Hallberg, que também já levou a estatueta para casa duas vezes, é forte concorrente ao prêmio.

Andy Nelson foi nomeado duas vezes para o prêmio de Melhor Mixagem, por seus trabalhos em Os Miseráveis e Lincoln, mas enfrenta forte concorrência de nomes como John Reitz (Argo), que venceu em 1999 por Matrix.

Confira a lista completa dos indicados:

Edição de Som

Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn (Argo)
Wylie Stateman (Django Livre)
Eugene Gearty e Philip Stockton (As Aventuras de Pi)
Per Hallberg e Karen Baker Landers (007 - Operação Skyfall)
Paul N.J. Ottosson (A Hora Mais Escura)

Mixagem de som

John Reitz, Gregg Rudloff e Jose Antonio Garcia (Argo)
Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes (Os Miseráveis)
Ron Bartlett, D.M. Hemphil e Drew Kunin (As Aventuras de Pi)
Andy Nelson, Gary Rydstrom e Ronald Judkins (Lincoln)
Scott Millan, Greg P Russell e Stuart Wilson (007 - Operação Skyfall)


Gobos do Brasil anuncia novo gerente de vendas



A Gobos do Brasil anunciou uma novidade em sua equipe. Valdinei Vieira, mais conhecido como Jabá, assume a gerência de áudio da empresa neste início de ano. Com mais de 20 anos de experiência em vendas, além de conhecimento técnico e prático sobre os principais equipamentos de sonorização e gravação, Jabá vai trabalhar com equipamentos da Audix e da K-array.

"A paixão pela qualidade e o respeito aos clientes e amigos que conquistei no decorrer desses vinte anos resultaram nesta união que realiza o sonho de poder vender produtos consagrados entre os melhores do mundo, como K-array e Audix, distribuídos no Brasil por velhos amigos", declarou Jabá no comunicado da Gobos do Brasil divulgado à imprensa.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.