RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Em Casa
Equipamentos para um Home Studio (Parte 15)
Monitores: modelos mais caros
Lucas Ramos
Publicado em 17/02/2013 - 16h26
Na última edição, conhecemos alguns modelos de monitores ativos com preço na faixa intermediária. Neste mês conheceremos alguns modelos da faixa mais cara, para os home studios com orçamento altíssimo. Isso não é algo muito comum nos home studios (especialmente no Brasil), mas vai que você acabou de ganhar a Mega Sena... E se não for o caso, é sempre bom sonhar um pouco!

DYNAUDIO

A Dynaudio é uma empresa dinamarquesa muito conceituada no mercado do áudio profissional. Desde 1977, oferecem sistemas de monitoração para estúdios de grande porte, como Abbey Road (Londres), Air Studios (Londres) e The Hit Factory (Nova York), só para citar alguns. Seus monitores são caros, mas recentemente a Dynaudio tem lançado modelos menores, com menor custo, direcionados ao mercado dos home studios. Eu sou suspeito para falar, pois uso um par de BM 15A no estúdio e não sei se o trocaria por algum outro!



Há uma outra linha de monitores da Dynaudio, chamada AIR, que dispõe de controles e entradas digitais, e com DSP para controlar tudo. Por ser um sistema mais complexo e diferente, eu resolvi deixá-lo de fora dessa lista. Além disso, há também sistemas maiores, e bem mais caros, que também deixei de fora. Mas, se te interessar, dê uma pesquisada no site deles.

EVENT

A Event é uma empresa que surgiu no final da década de 1980 com a intenção de suprir o mercado emergente de home studios. Desde então tem se popularizado como uma das grandes empresas de monitoração para estúdios, apesar de que os preços não são tão compatíveis com os orçamentos dos home studios (especialmente no Brasil).



FOCAL

A Focal é uma empresa francesa que desde 1980 oferece monitores e caixas de som de altíssima qualidade. Seus monitores podem ser encontrados em grandes estúdios (especialmente na Europa), mas no Brasil não têm tanta popularidade. Isso pode ser devido ao preço "salgado", e, por isso, eles lançaram a linha CMS, que é "mais em conta" e destinada aos home studios.



GENELEC

A Genelec é uma empresa alemã que dispensa comentários. Provavelmente é a mais conhecida das empresas listadas aqui e seus monitores são padrões da indústria. O seu alto custo, porém, limitava o seu uso aos estúdios de grande porte. Mas há alguns anos a Genelec tem investido em monitores menores, com custo mais baixo, direcionados ao mercado dos home studios. Com isso, hoje não é incomum encontrar um par de Genelecs em algum home studio de médio porte, mesmo que somente os modelos mais baratos.





A Genelec também oferece alguns modelos (séries 81 e 82) com entradas digitais e DSPs, mas como esses sistemas são mais complexos e diferentes, eu resolvi deixá-los de fora dessa lista. Além disso, há também sistemas maiores, e bastante mais caros, que também deixei de fora. Mas se te interessar, dê uma pesquisada no site deles.

QUESTED

A Quested é uma empresa inglesa conhecida por fabricar monitores do mais alto nível. Os mesmos são utilizados em grandes estúdios mundo afora (especialmente na Europa), apesar de no Brasil não serem tão comuns. O alto custo impede uma presença forte no mercado nacional, mas os monitores Quested são realmente fantásticos!




A Quested também oferece sistemas maiores, e bastante mais caros, que eu deixei de fora da lista. Mas se interessar, dê uma pesquisada no site deles.


Com isso, terminamos nossa lista de monitores, e eu espero que ela tenha ajudado você a encontrar o seu monitor ideal. Lembrando mais uma vez que o ideal é sempre escutar os monitores em um ambiente apropriado, antes de fazer a sua escolha final. As especificações são uma indicação da qualidade, mas o voto final quem dá é o seu ouvido!

Mês que vem vamos começar a falar sobre o uso de subwoofers, assim como alguns modelos que podem agradar...

Não percam! Até lá!

Lucas ramos é tricolor de coração, engenheiro de áudio, produtor musical e professor do IATEC.
Formado em engenharia de áudio pela Sae (School of audio engineering), dispõe de certificações oficiais como Pro Tools certified operator, apple Logic certified Trainer e ableton Live certified Trainer.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.