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Editorial: Paixão Nacional
por Elisa Menezes
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12/02/2007
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Alguns são viciados, outros têm vergonha de confessar, mas a verdade é que todo mundo no Brasil já acompanhou pelo menos uma telenovela. Ou, no mínimo, soube o que acontecia através dos amigos ou daquela passeada pelos canais de televisão, quando, "sem querer", acaba-se vendo uma cena fortuita.
A paixão por esse fenômeno da cultura de massa começou na década de 50, quando a primeira novela foi veiculada no Brasil, e foi crescendo, condicionando hábitos, criando modas e, literalmente, parando o país num último capítulo decisivo em que se revelaria a identidade um assassino ou a paternidade de um personagem.
Portanto, amando ou torcendo o nariz, a notícia de que a Rede Record decidiu investir pesado na sua produção de teledramaturgia - leia-se mais de R$ 60 milhões - afeta, de uma maneira ou de outra, a vida de todos os brasileiros, sobretudo o mercado audiovisual. Trata-se de mais empregos, de mais concorrência, que deverá resultar numa melhora da qualidade das novelas a que assistimos em todos os canais.
A reportagem de capa desta edição mostra os novos estúdios RecNov e o trabalho de seus diretores de fotografia, profissionais respeitados pela direção, que estão tendo oportunidade de inovar, usando, por exemplo, equipamentos de iluminação de shows nas filmagens.
Ainda nesta edição, mais iluminação para TV na reportagem sobre o programa Estação Globo, especial de fim de ano comandado pela cantora Ivete Sangalo.
Garanta seu lugar no sofá e boa leitura!
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