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Edição #66
dezembro de 2004
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Em Foco: Em Foco
por equipe L&C 01/12/2005
::Cia do Teatro Autônomo explora espacialidade em novo espetáculo 

Legenda: Duas visões do espaço ocupado pela Cia Teatro Autônomo no Sesc: à esquerda, a vídeo-instalação, um dos ambientes onde E agora nada mais é uma coisa só  é encenada; de pé, a dupla de atores contracena sendo observada pelo público, que tem liberdade para ir e vir dentro da ação

Depois do sucesso de Deve haver algum sentido em mim que basta, em 2004, agora é a vez da Cia Teatro Autônomo mostrar E agora nada mais é uma coisa só. O espetáculo, que estreou em novembro no mezanino do Sesc Copacabana, está agora em cartaz na galeria da Caixa Econômica Federal e deve seguir para São Paulo nos próximos meses. Dirigido por
Jefferson Miranda, que co-assina a cenografia com Flávio Graff, E agora nada mais é uma coisa só  tem a bem-sucedida pretensão de debater o espaço que (não) divide público e platéia.

Para quem viu a montagem anterior, Deve haver algum sentido em mim que basta, o atual espetáculo é uma radicalização de propostas do último, como a não-aceitação da relação pré-estabelecida entre palco e platéia. Para a Cia Teatro Autônomo, isso significa a possibilidade de o público sair da usual situação receptiva para responder aos estímulos do espetáculo.

Em E agora nada mais é uma coisa só, essa 'resposta' pôde ocorrer graças à construção de diferentes ambientes (um total de quatro), por onde a peça se desenrola. Porém, não há assentos fixos. Quem quiser acompanhar os diálogos, cuja temática principal é a manutenção dos relacionamentos, precisa levantar-se de onde está sentado e escolher, por si mesmo, o local aonde vai se instalar no cômodo seguinte.

Assinada pelo veterano Humberto Silva, a cenotécnica contempla várias paredes de madeira, todas elas dividindo ambientes que mais se parecem com salas de uma galeria de arte. Instalações com vídeo em um espaço, projeção e textura em outro, retratos de época ampliados em tecnologia MDF e emoldurados com luxo num terceiro local. "Todos esses elementos são sutilezas sobre como se pode contaminar a realidade com as percepções", diz Flávio Graff.

A luz, feita à base de 200 lâmpadas fluorescentes, é assinada por Renato Machado. 


::Projetos de luz diferenciados para o Natal de 2005


Duas maneiras de explorar a luz em árvores de Natal:
à esquerda, a já tradicional Árvore  da Lagoa e suas
milhões de microlâmpadas; à direita, projeto
criado para o Rio Design Barra

Comemorando dez anos de existência, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros, inaugurada no final do mês de novembro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, reuniu em uma mesma estrutura 35 mil metros de mangueiras luminosas coloridas (três mil a mais que no ano passado) para efeitos visuais com formas de vela, trigo e bolas natalinas, além de nada menos que 2,8 milhões de microlâmapadas. Assinado, mais uma vez, por Abel Gomes, da P&G Cenografia, o projeto tem Vamor Neves, o Bolinho, a cargo da iluminação.

Com um  total de 82 metros e 450 toneladas, a árvore conta com seis geradores - dois de 625KVA, dois de 450 KVA, um de 70KVA e um de 7KVA. A base é formada por 11 flutuadores, formando 810m2 de área. É lá que quatro movings tipo sky, cada um de 7 mil watts, passeiam pela estrutura da árvore e, depois, têm os fachos projetados no céu, gerando ótimo efeito de reflexão nas águas da lagoa.

De dimensões menores, porém também apostando na luz como principal ferramenta de efeito, os projetos dos arquitetos João Uchoa, Vitor Wanderley e Ana Kalil para as árvores de natal do Rio Design, à base de lâminas de PVC e alumínio, e para o prédio da rede saúde privada Amil no Barra Shopping,  têm tudo para dar o que falar. Os dois projetos luminotécnicos são assinados por Luiz Paulo Nenen, que usou, em ambos, lâmpadas PAR de diferentes focos, strobo e moving heads Mac 500.  

::União comercial firma parceira com Philips e Barbizon na LDI

Legenda: A partir da esquerda: Nilton Silva (da Philips Brasil),
Marcio Guizzo (União Comercial) e Steve Varnum
(da Philips USA): juntos para parceira em vendas no Brasil


O ano de 2006 vai começar bem para a revendedora União Comercial. A empresa fechou durante a última LDI uma parceria com a Philips para vendas dos produtos no Brasil. Segundo Marcio Guizzo, diretor da União Comercial, o principal produto a ser trabalhado é a lâmpada PAR 64 de 120V.


::Gobos do Brasil agora com novo site

O site está mais funcional, organizado e atrativo. Vale conferir a nova versão da página da empresa Gobos do Brasil. Além de seções com FAQ e Catálogo, o site possui divisões como Mídia (onde é possível acompanhar as aparições institucionais da empresa em veículos), Download (lá você pode baixar tabela de preços, manuais e folhetos promocionais) e Galeria de Fotos e Vídeos (com os eventos onde os gobos da empresa marcaram presença). Para acessar: www.gobos.com.br

::Pinnacle oferece cursos intensivos de pós-produção

O mês de dezembro será marcado por uma série de palestras gratuitas sobre edição de vídeo em diferentes cidades do país. É que a Pinnacle, fabricante das soluções Liquid Edition, vai realizar workshops sobre a ferramenta de edição digital em seus centros culturais: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre e Sapringa (RS).  Para participar, é necessário agendar dia e horário previamente. As vagas são limitadas e o aluno recebe certificados da Pinnacle Systems. Saiba mais em (19) 3741-4488.
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