Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #145
agosto de 2011
Índice da Edição 145
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em Foco
por Redação 18/08/2011
Parede falsa

A Barco, parceira da Telem (www.telem.com.br) no Brasil, participa da turnê The wall, com a qual Roger Waters, um dos líderes do Pink Floyd, vem rodando o mundo desde o ano passado. A produção, uma recriação do show homônimo criado pela banda no final da década de 70, leva ao palco a mesma cenografia usada pelo grupo nas apresentações de 30 anos atrás.

Além de contar com fundos dinâmicos e cenários giratórios, o novo espetáculo recorre a ilusões de ótica para impressionar o público. Em um destes efeitos - só possível graças ao uso de 15 projetores FLM HD20 Barco -, uma grande parede se materializa, tijolo por tijolo, diante da plateia.
 
A elogiada luz do show, vale dizer, traz outras soluções da companhia belga. Especificamente: cinco projetores FLM R22+, cinco sistemas de apresentação Encore, 32 unidades da luminária Cyberlight 2.0 e uma mesa Road Hog Full Boar, estes dois últimos equipamentos da High End Systems, uma subsidiária.
 
A boa notícia é que os brasileiros poderão ver todo esse arsenal em ação em março de 2012, quando a turnê The wall deve chegar ao país. Até o momento, estão previstas apresentações em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro (informações em tour.rogerwaters.com).

Mostra coletiva

A Broadcast & Cable 2011 acontece no fim do mês, entre 23 e 25 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.  A Maxivolt Iluminação (www.maxivolt.com.br) é presença garantida no evento. Mas, este ano, quem visitar o estande da distribuidora encontrará mais do que lançamentos das marcas que ela comercializa.

Uma novidade no espaço será a apresentação de duas ferramentas muito usadas na criação de projetos luminotécnicos. Elas serão levadas à feira pela CAD Technology, que uniu forças com a Maxivolt para uma divulgação mais ampla no mercado nacional do Vectorworks Spotlight 2011 (da Nemetschek Vectorworks, EUA) e do software de visualização ESP Vision (da ZZYZX, EUA).

O Vectorworks é uma ferramenta CAD consagrada mudialmente nas áreas de arquitetura e design. Porém, chega ao país numa versão que inclui a expansão Spotlight, desenhada especificamente para o ramo de entretenimento e eventos. Um de seus recursos é a geração de documentos e relatórios de nível profissional. Outro é a criação de apresentações com elevado grau de realismo através do Renderworks, que utiliza o mesmo motor de renderização de outro programa bem conhecido por aqui, o Cinema 4D.

Já o ESP Vision, além da visualização offline, possibilita a conexão de qualquer projeto desenvolvido no Vectorworks Spotlight 2011 com mesas que utilizam o protocolo Art-Net ou com consoles DMX de marcas conhecidas no mercado, como Grand MA, Avolites, ETC e Whole Hog.

Os dois produtos estarão presentes ainda, com todo o suporte técnico necessário, no showroom da Maxivolt na Expomusic, que este ano acontece de 21 a 25 de setembro, no Expo Center Norte (SP).

TV Profissional

Com uma linha de produtos audiovisuais para o mercado proifssional, a Sony é outro expositor coni rmado na Broadcast & Cable 2011. De olho nos canais e produtoras brasileiras que estão modernizando seus parques técnicos, a companhia aproveitará o evento para apresentar soluções que atendam à crescente demanda do mercado por imagens 3D e em alta definição.

Entre os lançamentos que a marca levará à feira, destaca-se a câmera HXC-D70, que possui sensor CMOS full HD de 2/3 de polegada Exmor, alta sensibilidade e assistência ao foco, além de outros parâmetros ajustáveis. Outra máquina que promete chamar a atenção dos visitantes é a HXR-NX70N, da família de i lmadoras proi ssionais NXCAM. primeira camcorder HD proi ssional do mundo à prova de chuva e poeira, ela terá seus recursos testados em uma série de demonstrações que a Sony fará em seu box.

Já representando a tecnologia 3D, estarão a camcorder compacta HXR--NX3D1 e o modelo PMW-TD300, com resolução full HD 1920x1080, dois sensores 3CMOS de meia polegada Exmor e a vantagem de ser ergonômico e estável. Ainda no universo tridimensional, também deverá despertar interesse dos proi ssionais da área o software MpES-VC01, que, ao 'costurar' as imagens de três câmeras apontadas para um mesmo objeto, permite a geração de imagens 3D.

McZen

Um salão de refeições com luz trabalhada, estofados em couro, tons predominantemente terrosos, cortina d'água e bambus. Quem lê, nem imagina. Mas assim, aconchegante e convidativo, é o interior do McDonald's de Hacienda Heights, um distrito nos arredores de Los Angeles (Califórnia, EUA).

A franquia da rede na região era como outra qualquer, até que, meses atrás, as vendas começaram a cair e os donos se viram obrigados a renovar a clientela. A solução para o problema foi encontrada na própria vizinhança. Quando descobriram que os orientais são quase 40% da população local, os proprietários não pensaram duas vezes: contrataram um mestre em feng shui (lê-se 'fon xuei').

Foi assim que, após uma grande reforma, a decoração em amarelo e vermelho, os assentos em fibra de vidro e até o palhaço Ronald McDonald, garoto-propaganda da marca, foram banidos da loja e substituídos por elementos alusivos à natureza, como manda a milenar técnica chinesa de harmonização dos ambientes.

Uma parceira nessa transformação, que só não atingiu o cardápio e os arcos dourados que simbolizam a cadeia de fast-food, foi a LED Waves (www.ledwaves.com). Além das tiras de LED (Neon Rope Light) usadas para realçar o tom vermelho-cereja das colunas do restaurante, a fabricante americana forneceu para o projeto inúmeras lâmpadas LED (MR-16) e o suporte para fixá-las (Flex II Track Lighting System). Agora, quem frequenta o local, faz refeições num ambiente tão aprazível quanto concorrido, já que, um mês após a reinauguração, as vendas subiram 25%, puxadas pelo aumento na visitação.

Teoria e prática

O MBA em Eventos do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) acaba de incluir, no programa do curso, aulas práticas com os softwares Wysiwyg e Vivien, muito usados por iluminadores. Segundo a Comerciall Iluminação, representante dos programas no país, 20 licenças de cada software foram instaladas num laboratório do IESB.
O iluminador e projetista Welson Câmara foi o encarregado de visitar o local e especificar todas as suas necessidades. Depois, mestres e alunos da pós-graduação treinaram durante dez dias com as ferramentas, fundamentais nos mercados de iluminação profissional e eventos.  Com isso, o IESB se tornou uma das mais de 300 faculdades e universidades ao redor do mundo a utilizar o Wysiwyg e o Vivien na capacitação de 6.000 alunos por ano. Para saber sobre os softwares, visite www.comerciall.com.br.

Polias e engrenagens

A Stagemaker (www.stagemaker.com), uma das maiores produtoras de talhas elétricas do mundo, ganha distribuição exclusiva no Brasil pela Proshows (www.proshows.com.br). Especializada em soluções para o posicionamento seguro e preciso de sistemas de iluminação, caixas acústicas, treliças e cenários em geral, a fabricante é conhecida por participar de grandes eventos nos países onde sua linha é comercializada.

Com toda manufatura nos Estados Unidos, os produtos da empresa têm como principal característica o peso reduzido, que os torna ideais para turnês de bandas, apresentações teatrais, locações etc. Além disso, o tamanho compacto das talhas permite sua instalação dentro de estruturas de box truss, aumentando a confiabilidade e a performance dos dispositivos.

Outra vantagem dos sistemas elétricos Stagemaker é que, em virtude da operação silenciosa, eles podem ser usados sem nenhum problema em teatros e estúdios de televisão.

O estádio do Dallas Cowboys - um dos maiores e mais famosos times de futebol americano dos EUA -, no Texas, é um dos lugares onde toda estrutura dos sistemas de iluminação, som e imagem foi fornecida pela companhia.
Versão para impressão de
“ Edição #145:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #150 - 27/01/2012)
Atrações internacionais marcam a virada do ano em Ipanema (Edição #91 - 12/02/2007)
Em Foco (Edição #154 - 24/06/2012)
Especialização no exterior (Edição #136 - 22/11/2010)
Em foco (Edição #142 - 02/06/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825