Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #145
agosto de 2011
Índice da Edição 145
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
EDITORIAL: Luz, câmera, ação!
por Sandro Carneiro 18/08/2011
Se tem alguma coisa de que brasileiro entende, além de futebol, é novela. Mas se há algo que de uns anos para cá, vem tirado a audiência delas, são os seriados enlatados. Eles sempre estiveram presentes na TV brasileira. E sempre foram criticados por tomarem o lugar de conteúdos nacionais na programação das emissoras. Pois bem. Se a pendenga de quem reclamava do formato era com o fato de seus títulos serem produzidos fora do Brasil, o argumento já era.

Desde meados da década passada, um sem número de produtoras nacionais vem se dedicando a projetos de séries para a TV, muitas vezes em associação com algum canal de fora atuante no país. Uma delas é a Moonshot Pictures, que pertence ao produtor Roberto d'Ávila.  Em parceira com a Fox, ela lançou em junho a segunda temporada de 9mm: São Paulo. O cop show (ou seriado policial) é um raro exemplo de programa episódico feito no Brasil com capacidade de competir, em igualdade de condições, com seus congêneres estrangeiros. Por isso, conquistou a capa do mês da Luz & Cena, onde tem todos os seus segredos de produção revelados.

E por falar em segredos... Em entrevista, o coordenador de caracterização da TV Globo, Rodolfo Santos, revela o que é preciso para se fazer uma boa maquiagem para HD. Aparentemente coisa de mulherzinha, o assunto é coisa séria para quem trabalha no audiovisual, tanto que, antes de a TV em alta definição chegar ao país, o profissional já viajava meio mundo pesquisando técnicas, ferramentas e as principais mudanças que acometeriam a área.

Saindo dela, chegamos à quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. O quarto maior evento multiesportivo do mundo, realizado em julho, no Rio de Janeiro, teve sua abertura e encerramento iluminados pelo lighting designer Naldo Bueno. A convite da PRG, ele assinou o projeto luminotécnico e a direção de iluminação e fotografia das cerimônias, proporcionando um belíssimo espetáculo a quem que foi ao estádio do Engenhão prestigiar o evento.

Para encerrar, ainda dentro desta edição, Paulo Sérgio Júnior, também iluminador, dá os detalhes do sufoco que passou no show que os sertanejos Gino & Geno gravaram em comemoração aos 40 anos de carreira. Como parte do palco cedeu horas antes da apresentação, a gravação foi adiada para o dia seguinte e o projetista teve pouquíssimo tempo para refazer o seu trabalho. Momentos de tensão que, no fim, deram lugar a outros de muita diversão.

Boa leitura!
Sandro Carneiro
Versão para impressão de
“ Edição #145:  EDITORIAL” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EDITORIAL
Fronteiras (Edição #86 - 01/09/2006)
Não se fazem mais crianças como antigamente (Edição #95 - 14/06/2007)
Fim do calendário (Edição #161 - 09/12/2012)
Quesito iluminação (Edição #128 - 18/03/2010)
Pra quem quiser ver (Edição #123 - 14/10/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825