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galeria: 2 em 1
Quando sintonia e conexão fazem de um retrato da solidão um registro de dupla autoria
por Marcelo Deguchi
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20/06/2011
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Eu gosto de retratar a solidão como uma forma de ritual de meditação. Creio que este tipo de situação, em que nos colocamos em momentos de reflexão e autoanálise, é cada vez mais escasso nos dias de hoje.
Fotografar esses momentos se faz, dessa forma, importante para mim, uma vez que, num nível quase inconsciente, me coloca numa posição de identificação e conexão com as pessoas retratadas. Poder ver a mim mesmo dentro das pessoas que eu fotografo sempre foi algo incômodo e excitante. Eu chamo esse tipo de abordagem de "autovoyeurismo", pois considero essas imagens fragmentos da minha própria personalidade, que expõe minha intimidade numa narrativa subjetiva e pouco linear.
Eu, frequentemente, encaro meus resultados como processos colaborativos com aqueles que fotografo, que são, em sua grande maioria, pessoas que já conheço. O fato é que sua aceitação, postura, gestos, sejam eles espontâneos ou não, são uma consequência do nosso relacionamento previamente estabelecido.
Como enfatizo a projeção de meus próprios sentimentos, autopercepção e desejos nos momentos em que fotografo, tento não julgar como minha intimidade afeta os retratos, pois eles são uma documentação sincera do estado de espírito. Essas fotos se tornam, dessa forma, autorretratos meus - distorcidos, porém revelados - posados por meus retratados.
A foto acima, sem título, faz parte da série For what you've been through. Ela foi tirada em março deste ano, em Curitiba, com uma Objetiva EF50mm 1.2L USM acoplada a uma Canon EOS-1D Mark IV. Na composição da luz, foram usadas lâmpadas halógenas bipino 100W, difusores e rebatedores.
Marcelo Deguchi (www.marcelodeguchi.com) é fotógrafo e designer gráfico. Paranaense de Curitiba, fala três línguas, ouve de Vivaldi a The Strokes, gosta de cinema de autor e se interessa pelas atividades de Julian Assange, fundador do Wikileaks.
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