Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #134
setembro de 2010
Índice da Edição 134
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: em foco
por Luz & Cena 28/09/2010
Clássicos Vera Cruz

A Elo Company, empresa especializada em mídias digitais e distribuição de conteúdo audiovisual, disponibiliza, em seu site, um valioso acervo de 13 longas de ficção e cinco documentários produzidos pela extinta companhia de cinema Vera Cruz.

Além de ter grande valor artístico e histórico, o material é uma rica fonte de referências para os profissionais das artes cênicas em geral. Fundada no fim dos anos 1940, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi o mais importante estúdio de cinema do Brasil na década seguinte.

Em seu pouco tempo de existência, produziu dezenas de longas metragens e documentários. Entre eles:  Sai da frente (1952), que marcou a estreia de Mazzaropi no cinema; O sobrado (1956), baseado no livro O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, e Noite vazia (1964), estrelado por Norma Benguell e Odete Lara. Todos estes e muitos outros podem ser assistidos sem qualquer custo no site: www.elocinema.com.br.


Caixa de som e LEDs


A integração áudio-iluminação em casas noturnas não é nenhuma novidade. Mas a instalação que a filial brasileira da alemã G-Lec ajudou a desenvolver para o Club Vibe, em Curitiba, chama a atenção pelo uso de uma inovadora tecnologia em video-LED.

A casa noturna, uma das mais conhecidas da capital paranaense, há pouco tempo passou por uma grande reforma. Com as mudanças, a pista de dança ganhou um teto inteiramente novo para sua reabertura ao público. Agora, quem vai ao clube, além de curtir o som de top DJ's, dança sob um painel luminoso criado para animar o ambiente e seus frequentadores. A instalação, que ocupa uma área de aproximadamente 120 m² e foi projetada para ser operada por VJ's, muda de cores e é capaz de gerar efeitos visuais impressionantes.

Tudo é resultado de um conjunto de 700 video-pixels (espécie de circuito integrado). Cada um deles, com seis LEDs SMD de alta intensidade, 24 bits e 16 milhões de cores, fica encapsulado em uma luminária com diâmetro e profundidade customizados. Esses envoltórios foram desenvolvidos pelo Balcão de Tecnologias, empresa parceira que cuidou para que a lente difusora e abaulada daqueles não obstruísse o brilho e a intensidade dos pixels.

A parte operacional, por sua vez, inclui o software de gerenciamento e controle Midrix (rodado em plataforma PC), fontes de distribuição e alimentação que protegem o sistema de sobrecarga e curtos circuitos, transmissão de dados via Protocolo Ethernet (usando um total de 2.100 canais DMX) e endereçamento automático para cada pixel.

A configuração, além de garantir autonomia e versatilidade ao VJ no comando do painel, reduziu a quantidade de cabos usada em projetos similares para apenas um de entrada e outro de saída (com cinco vias entre cada video-pixel). Mais soluções desenvolvidas pela G-Lec são apresentadas no site www.g-lec.com.br.
Versão para impressão de
“ Edição #134:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Feiras agitam mercado de iluminação (Edição #133 - 12/08/2010)
Em Foco (Edição #154 - 24/06/2012)
Em Foco (Edição #95 - 14/06/2007)
Em Foco (Edição #102 - 21/01/2008)
Em Foco (Edição #109 - 22/08/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825