Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #126
janeiro de 2010
Índice da Edição 126
Editorial
Produtos
Destaque
Em Foco
Holofote
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Galeria: Crystal mesh em Cingapura
por Francisco Rocha 14/01/2010
foto: realities:united
Os testes realizados na recém-inaugurada fachada do Iluma, composta por 3 mil módulos de policarbonato, sendo cerca de 2 mil deles com bulbos fluorescentes, coordenados por um software
Em época de Natal, nada melhor do que uma fachada que lembra os cristais de gelo hexagonais que compõem os flocos de neve. Estas memórias natalinas, que habitam o imaginário mesmo dos habitantes dos trópicos, como nós, me fazem pensar duas coisas: o poder dos símbolos e o da propaganda. O segundo está fora do âmbito de nosso assunto, o primeiro é só o começo dele.

A fachada do shopping Iluma, em Cingapura, inaugurada no fim de 2009, fruto da parceria entre a administração da cidade e as empresas de arquitetura WOHA Designs e realities-united, é um desses projetos que primam pela simplicidade. Intitulado Crystal mesh, algo como Rede de cristal, o projeto é composto por três mil peças de policarbonato e milhares de lâmpadas fluorescentes distribuídas pelos 5.000m² da fachada.

A instalação impressiona pelos números, mas o vídeo que ilustra seu resultado lembra os grafismos bastante utilizados nos painéis de LEDs presentes nos grandes shows e remete a um grande fundo para a vida cotidiana.

Em tempos de abuso de RGB, uma fachada que alterna imagens compostas por uma única cor é uma lição de bom gosto. Ao mesmo tempo, confirma uma tendência que vem sendo cada vez mais utilizada na composição de uma iluminação arquitetural: o lúdico.

Na esteira da reumanização dos espaços urbanos, a luz tem sido utilizada para encantar e proporcionar às pessoas um momento de comunhão estética, uma possibilidade de contato com o belo. As fachadas deixam de ser o centro da atenção, papel que lhes coube durante as horas do dia, e assumem a posição de suporte para a luz no período noturno. E, enquanto esperam o transporte ou aguardam o sinal verde, os habitantes da cidade e os turistas podem apreciar a poesia da luz.

Fotos, vídeo e outras informações sobre o projeto podem ser obtidos em:
www.iluma.com.sg
www.realities-united.de
www.interactivearchitecture.org/crystal-mesh.html

Francisco Rocha é iluminador, editor técnico da revista Luz & Cena e professor de iluminação do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), da ONG Fábrica de Espetáculos e da Escola das Artes Técnicas  da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Eat/Faetec).
Versão para impressão de
“ Edição #126:  Galeria” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - GALERIA
Poesia visual (Edição #104 - 14/03/2008)
A nova luz do suspense (Edição #128 - 18/03/2010)
Toronto no outono (Edição #148 - 21/11/2011)
Viagem ao centro da luz (Edição #131 - 27/06/2010)
Belo e caótico (Edição #106 - 19/05/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825