Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Cursos de cinema e TV no Rio 24/09/2008
por Redação
A carioca Arcos Digital Filmes está oferecendo novos cursos de cinema e TV com início neste segundo semestre. As aulas serão na Lapa, na Fundição (Rua dos Arcos, 24). As inscrições podem ser feitas por telefone (21 2532-4308) ou via e-mail (arcosdigitalfilmes@gmail.com), por onde também pode ser solicitada a programação completa.

Com início previsto para 6 de outubro, o curso Operação de Câmera de Vídeo Profissional será ministrado por Fabian Boal. Fotógrafo e operador de câmera, é diplomado em Artes Cinematográficas pela E.S.E.C. (Ecole Supérieure d'Etudes Cinematographiques).

A carga horária é de 30 horas, dividas em dez aulas, que abordarão temas como: princípios de tecnologia e ótica, CCD, formatos de gravação, montagem e utilização de equipamento de câmera para externa nos sistemas digitais, operação de câmera, lentes e filtros, noções de direção de fotografia, além de aulas práticas com câmeras.


O curso Direção de Arte, com início previsto para novembro, será dado por José Dias, mestre e Doutor pela Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). O diretor de arte desenvolveu cenografia para teatro, cinema, televisão e filmes institucionais e comerciais.

O conteúdo do curso engloba as noções básica de texto, roteiro, script, sinopse, entre outros, além de propostas estéticas; procedimentos da pesquisa: p conceito da plasticidade visual; cenografia, figurinos e caracterização, pré-produção; efeitos especiais, cenografia digital, Kromakey; direção de fotografia e de produção, entre outros. Serão 10 aulas, com duração de 3 horas cada uma.