Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Cobertura do encontro do núcleo carioca da ABrIC em dezembro 02/02/2007
por Equipe L&C
Foi considerado um sucesso o encontro de Iluminação Cênica promovido pela AbrIC no dias 18 e 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. O evento, que contou com o apoio das empresas Be Light, Companhia da Luz, Novalite, Zuluz, Os Três Marketeiros e da Escola de Comunicação da UFRJ, teve como principal atração as palestras e mesas redondas que abordaram assuntos importantes para a melhoria das condições técnicas, de organização e segurança dos profissionais de iluminação do Brasil. Outras questões abordadas foram o passado e o futuro da profissão, e as novas possibilidades do mercado de trabalho.

O encontro foi iniciado pelo técnico de montagem Pablo Enriquez, que deu um depoimento sobre sua experiência no mercado. Erquiquez falou da importância do Diretor de Montagem, função pouco vista nas produções brasileiras, o que aumenta consideravelmente o gasto com tempo e esforço físico na realização de um espetáculo, fatores que põem em risco a segurança dos profissionais envolvidos.

O evento teve seqüência em uma mesa redonda com Luiz Nobre (Carioca), presidente da AbrIC, Milton B. Piedade, fundador e integrante do Conselho de Comunicação da associação, Luciana Liege, iluminadora trabalhando atualmente na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Pablo Enriquez, técnico de montagem. O tema do debate foi "Semelhanças e Diferenças entre os Mercados Nacionais", onde cada profissional representou um estado, sendo estes os do Paraná, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, respectivamente. Um problema comum de todas as regiões é a redução do valor das diárias para os profissionais de iluminação, chegando ao patamar de 30 reais em alguns lugares. Chegou-se a conclusão de que o processo de desvalorização do profissional só pode ser mudado através da união da classe de iluminadores e técnicos, situação que já ocorre em Curitiba, de acordo com Luiz Nobre.

Outros temas de palestra foram a relação contratual entre técnicos e empresas de iluminação, abordado por Paulo César Medeiros, diretor da Artlight, Ângela Blazo, produtora, e Kátia Barreto, iluminadora, e a Iluminação na Academia, com os convidados Djalma Amaral, da UNIRIO e José Henrique Moreira, da UFRJ, discutindo os rumos da Iluminação Cênica como matéria acadêmica.

Ainda houve discussões sobre Documentação de Luz, com César Ramires, Iluminação Arquitetural, com Peter Gasper, Maneco Quinderé e Milton Giglio, e a importante integração entre Iluminação e Cenário, com o iluminador Rogério Wiltgen e a cenógrafa Lígia.

O evento terminou com o chamado Painel ABrIC, o balanço do encontro que contou com ampla participação do público e de alguns palestrantes, como Milton B. Piedade, Luiz Nobre e Pablo Enriquez.

Mais informações sobre a ABrIC podem ser encontradas em www.abric.org.br.