Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Revista eletrônica anuncia indicados à premiação que consagra artistas em cartaz em 2012 30/01/2013
por Louise Palma
A revista eletrônica Questão de Crítica anunciou nesta quarta-feira, dia 30, os indicados ao "2º Prêmio Questão de Crítica". O evento vai homenagear artistas do teatro carioca que estiveram em cartaz durante o ano de 2012 e será realizado no dia 13 de março de 2013, na Sala Multiuso do Espaço SESC, em Copacabana.

A comissão julgadora é formada pelos colaboradores da Questão de Crítica, que comemora cinco anos de atividades no Rio de Janeiro no dia da premiação. As categorias do Prêmio são Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Iluminação, Cenografia, Figurino, Direção Musical/ Trilha sonora, Elenco, Espetáculo e Prêmio Especial.

A categoria Elenco é inédita no Rio de Janeiro e busca valorizar o trabalho em conjunto, mais que os desempenhos individuais. Além disso, montagens produzidas em outras cidades que fizeram temporada no Rio também podem estar entre os candidatos.

Confira a lista completa dos indicados:

Especial
2º Semestre: Diogo Liberano pela realização da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena; Filomena Chiaradia, pela publicação dos livros "Iconografia Teatral - Acervos Fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador" e "A companhia do Teatro São José: A menina dos olhos de Paschoal Segreto" e Grupo Espanca! pela apresentação do seu repertório em residência artística no Rio de Janeiro.

1º Semestre: Joaquim Castro pelo vídeo de Matamoros; Maíra Gerstner, pela idealização do projeto "Peças em galeria" e Vandré Silveira, pela pesquisa realizada para o projeto "Farnese de Saudade".

Cenografia
2º Semestre: Fernando Marés por "Esta criança"; Flavio Graff por "Cara de Cavalo" e Paulo de Moraes por "A marca da água".

1º Semestre: Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli por "Nada"; Aurora dos Campos, Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa por "Breu" e Vandré Silveira por "Farnese de Saudade".

Figurino
2º Semestre: Kika Lopes por "Gonzagão: A lenda" e Teca Fichinsky por "Valsa nº6".

1º Semestre: Flavio Souza por "Os mamutes" e Marcio Aurelio, André Cortez e Lígia Pereira por "A ilusão cômica".

Iluminação
2º Semestre: Nadja Naira por "Isso te interessa?"; Renato Machado por "Cara de Cavalo" e Vitor Emanuel e Fernando Nicolau por "Capivara na luz trava".

1º Semestre: Ana Kutner por "O céu está vazio" e Tomás Ribas por "Breu".

Direção Musica/Trilha Sonora
2º Semestre: Branco Melo por "Jacinta"; Felipe Storino por "Cara de Cavalo" e Tomás Gonzaga por "Valsa nº6".

1º Semestre: Marcelo Alonso Neves por Os mamutes; Fabiano Krieger e Lucas Marcier por A primeira vista e Nelson Latif, Daniel Miranda e Ricky Seabra pelos arranjos e adaptação da trilha sonora original de Phillip Glass por Koyaanisqatsi, a performance.

Ator
2º Semestre: Ranieri Gonzalez por "Esta criança"; Ranieri Gonzalez por "Isso te interessa?" e Thiago Amaral por "Ficção".

1º Semestre: Joelson Medeiros por "O bom canário"; Lafayette Galvão por "Nada" e Claudio Gabriel por "Arte".

Atriz
2º Semestre: Ana Kfouri por "Primeiro amor"; Andrea Beltrão por "Jacinta" e Renata Sorrah por "Esta criança".

1º Semestre: Arieta Corrêa por "A volta ao lar"; Debora Lamm por "Os mamutes" e Flávia Zillo por "O bom canário".

Direção
2º Semestre: Bruce Gomlevski por "O homem travesseiro"; Leonardo Moreira por "Ficção" e Marcio Abreu por "Isso te interessa?".

1º Semestre: Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa por Breu; Moacir Chaves por A negra felicidade e Diogo Liberano por Sinfonia Sonho.


Dramaturgia
2º Semestre:  Leonardo Moreira por "Ficção" e Pedro Kosovski por "Cara de Cavalo"

1º Semestre: Pedro Brício por "Breu"; Adriano Guimarães, Emanuel Aragão, Fernando Guimarães e elenco por "Nada" e Rafael Gomes por "Música para cortar os pulsos".

Espetáculo
2º Semestre: "Esta criança"; "Ficção" e "Isso te interessa?".

1º Semestre: "A negra felicidade", "Breu" e "Nada".

Elenco
2º Semestre: "Isso te interessa?" - Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini; "Esta criança" - Giovana Soar, Edson Rocha, Ranieri Gonzales e Renata Sorrah e "O líquido tátil" - Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro.

1º Semestre: "A volta ao lar" - Arieta Corrêa, Bruce Gomlevsky, Gustavo Damasceno, Jaime Leibovitch, Sergio Guizé e Tonico Pereira; "Breu" - Andréia Horta  e Kelzy Ecard e "Nada" - Adriano Garib, Camila Evangelista, Lafayette Galvão, Liliane Rovaris, Marilia Simões, Miwa Yanagizawa e Rodrigo Lélis.